Translate

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A Esfera

Museu de São José - Costa Rica
 

A esfera de granito de 16 toneladas de peso, que se exibe no pátio do Museu Nacional de São José na Costa Rica, é das descobertas de maior envergadura feitas no Delta do Diquis. Outras esferas são igualmente exibidas neste Museu, de pedra polidas e de diversos tamanhos. Relativamente a esta esfera de maior dimensão, os arqueólogos costa-riquenhos, asseveram de que esta de tão lisa e redonda (para além de toda a sua dimensão gigantesca) lhes percepciona a impossibilidade de ter sido trabalhada sem a ajuda de meios mecânicos. Tanto esta como as outras que continuam a ser encontradas em novos exemplares no lodo do Delta do Diquis - criando estupefacção e admiração nos arqueólogos pela habilidade artesanal dos ignotos autores - são feitas de granito, não se encontrando no local em que foram descobertas, vestígios deste (granito) por não haver por perto pedreiras existentes.

Os peritos calculam que só para fabricar as grandes esferas de 16 toneladas terão sido precisas pelo menos 24 toneladas de matéria-prima. Visto que existem milhares de esferas por todo o país, tratou-se certamente de uma façanha inacreditável. Cada uma das esferas é perfeitamente redonda, ou seja, o seu diâmetro é igual em todos os pontos. A precisão deste trabalho leva-nos a pensar que os seus autores dispunham de bons conhecimentos de geometria e dominavam com perfeição o manejo de instrumentos técnicos.

Terá havido um significado especial para os seus criadores na «fabricação» destas bolas gigantes? É demonstrativo o enorme esforço que terá havido e sido necessário para efectuar o mero transporte das mesmas. Para fabricar uma esfera de 2,40 metros de diâmetro, os pedreiros daquela época necessitariam de um bloco quadrado de pelo menos 2,75 metros de lado e do auxílio de muitas pessoas. Mesmo com a maquinaria hidráulica mais moderna, é difícil mover as bolas. Terão sido movidas a outras energias? Em outros processos movíveis que não tenhamos conhecimento na época?
 
Esferas de Piedra...el misterio continua e1342459040296 300x281 Esferas de Piedra...el misterio continúa

Serão Cópias do Sistema Solar?

Foram encontrados exemplares pequenos em diversos túmulos, ao passo que os de maiores dimensões estavam dispostos de maneira a formar grandes linhas rectas ou onduladas e formas triangulares que apenas se podiam discernir quando vistas de cima em perspectiva visual aérea. Ainda hoje não se sabe que grupo étnico terá criado estas esferas nem o motivo que levou à sua criação.
Alguns arqueólogos da América Central acreditam que as esferas são símbolos do Sol e da Lua, ou talvez mesmo do Sistema Solar, com os seus planetas, luas e asteróides. No entanto corrigem de que uma vez que os Incas, os Maias e os Astecas não representavam nunca o Sol em forma de esfera, mas sim de disco, as bolas deverão pertencer a uma cultura megalítica desconhecida. Outros peritos afirmam tratar-se de oferendas fúnebres dispostas como se fossem corpos celestes. Os achados da selva Centro-Americana são também interpretados como símbolos da perfeição divina.

Na selva e por todo o país da Costa Rica - junto aos rios e planaltos - encontram-se ainda muitas destas bolas misteriosas. No Golfo Dulce há quinze esferas gigantes alinhadas, na Ilha de Camaronal  (duas) e vários exemplares de grande tamanho encontram-se nos cumes da Cordilheira Brunquera. O esforço, o trabalho e a energia necessários para transportar as bolas até ao cimo  de montanhas ou arrastá-las sobre os leitos caudalosos dos rios terão sido inimagináveis. De facto!
Achados geológicos deveras estranhos mas de simbologia enaltecida e portentosa, verificamos. Enigmas misteriosos mas de verdadeira magnificência demonstrada em fabrico e pujança. Admiremos então, em registo futuro, o que os nossos antepassados terrestres ou extraterrestres terão feito exibir neste nosso lindo planeta Terra. Mais uma vez é digno de compleição e frutuosa distinção do que eventualmente estes conterrâneos do passado, nos terão querido dizer ou deixar em rasto histórico de uma universalidade ímpar.
Aprendamos com eles. Suspeitando ou não, se foram auxiliados ou ajudados nessa incursão destas bolas gigantes de suspeição também de um sistema solar advindo. Ficará a pergunta, a questão não resumida neste ponto e, na selva embutida da Costa Rica. Um dia, os arqueólogos saberão a resposta, os cientistas, os descobridores e estudiosos. Será positivo e altruísta em parte que o divulguem. A bem de todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário