Translate

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Assombração II

 
Tudo começou com o barulho de pancadas na janela. Depois, a assombração penetrou na casa. Os livros mudavam de lugar na estante, os tapetes moviam-se, diversos objectos esvoaçavam, a cama de casal desviou-se do sítio, a proverbial corrente de ar frio soprava frequentemente pela casa.
Mas, a assombração demonstrou também ter um certo sentido de humor: fez desaparecer a roupa interior da dona da casa e distribuiu-a pelos sítios mais estranhos do «doce lar».

Fenómenos Inexplicáveis

Este caso, ocorrido em 1981 na cidade francesa de Mulhouse, na Alsácia, foi analisado por parapsicólogos e físicos. Um aparelho de registo contínuo da temperatura marcaria de facto, correntes de ar inexplicáveis. Por toda a casa apareciam estranhos rabiscos geométricos: cruzes, círculos, triângulos. Os rolos de uma máquina fotográfica desapareceram. Para jogar pelo seguro, foi colocado um novo rolo dentro da máquina, sendo esta colada e selada. Quando a tornaram a abrir, o rolo tinha desaparecido sem deixar rasto e no seu lugar, encontrava-se um papel dobrado com enigmáticos desenhos geométricos no seu interior. Em estado de transe, a dona da casa teve visões de fenómenos estranhos na cave. Quando o seu marido foi com um amigo inspeccionar a dita cave, não conseguiu voltar a abrir a porta de acesso ao andar superior, pois o chão parecia ter-se elevado cerca de dez centímetros.
Numa sala fechada, um aparelho de radar accionava uma câmara de filmar ao mais pequeno movimento. A câmara ligou-se várias vezes, mas nada se movera. Por fim, os visados fugiram para outro país para se livrarem da assombração. Uma vez aí, também se verificariam igualmente fenómenos estranhos durante algum tempo, mas depois a assombração desapareceu, tão misteriosamente quanto havia surgido.

 

Explicações para o Inexplicável

As assombrações são dos fenómenos mais enigmáticos e persistentes analisados pela parapsicologia. Pequenos objectos ganham vida própria e voam pela sala como que atirados pela mão de um espírito; quadros caem das paredes; ouve-se bater à porta, embora não haja ninguém nas proximidades - o recheio da casa fica em total desordem. Neste caso, trata-se de uma forma de psicocinética, ou seja, da acção directa sobre o mundo físico. Os parapsicólogos também lhe chamam «psicocinética espontânea recorrente», na qual as tensões procuram manifestamente uma válvula de escape paranormal. Os chamados «desencadeadores de assombrações» são frequentemente jovens na idade da puberdade, cujos conflitos anímicos interiores se viram para o exterior.

 

Distinção entre as Assombrações

Os investigadores de fenómenos paranormais estabelecem uma distinção entre as assombrações ligadas a um local e as assombrações ligadas a pessoas. As assombrações ligadas a pessoas, duram apenas algumas semanas. Surgem repentina e inesperadamente, vindo frequentemente a terminar do mesmo modo. Quando o indivíduo que desencadeia a assombração se afasta da casa, a maior parte das vezes consegue-se interromper os fenómenos. Um contexto social perturbado tem muitas vezes um papel a desempenhar nos conflitos anímicos interiores que, podem estar efectivamente na origem de uma assombração. Quando se resolve o problema da pessoa que desencadeia, as agressões inconscientes que não foram postas em prática não necessitam de ser descarregadas sob a forma de fenómenos assombrosos destrutivos. Um aspecto notável nas assombrações ligadas a pessoas, é o seu comportamento brincalhão e endiabrado. As assombrações ligadas a locais são observadas num determinado local ao longo de várias gerações. Para além de barulhos de pancadas, são caracterizadas sobretudo pela aparição de «espíritos». A «Grey Lady» (Mulher de Cinzento), a correspondente inglesa da «Mulher de Branco», é particularmente famosa.

 

O Professor das Assombrações

Uma das especialidades do professor Hans Bender (1907-1991) foi a análise de casos de assombração. Este alemão chegou à conclusão de que, os desencadeadores dos acontecimentos eram - na sua maioria - jovens na idade da puberdade, sujeitos a relações familiares psicologicamente difíceis. Através de testes de diagnóstico psicológico, tais como questionários ou associações de imagens, conseguiu determinar - à data dos acontecimentos assombrosos - estados anímicos idênticos, como por exemplo, uma grande necessidade de dominar no interior do círculo familiar. Outro ponto em comum era a incapacidade de lidar com o fracasso, o que pode conduzir a uma acumulação de agressividade que, na maior parte das vezes, é canalizada contra um dos pais. Os indivíduos que desencadeiam assombrações são facilmente irritáveis e têm tendência para sofrer de inquietação interior. No entanto, ficou também demonstrado que todo o grupo afectado pela assombração, se encontrava numa situação de extremo conflito, o que se manifestava por meio de comportamentos neuróticos. Agressões reprimidas, tensões sexuais e outras formas de perturbação do equilíbrio, não podem ser aliviadas num meio social difícil. Em casos raros, esta mistura explosiva vai ser descarregada de um modo paranormal, tomando a forma de assombração. Segundo Hans Bender, a força psicocinética é proveniente da pessoa que desencadeia tudo. As características dos fenómenos de assombração reflectiriam apenas problemas espirituais e sociais.

Por conclusão científica, tanto nos casos de assombração ligados a pessoas (que a desencadeiam ) ou a locais onde de geração em geração esta se despoleta em imagens surpreendentes mas assustadoras, convenhamos também, a situação é idêntica na demonstração geral. Poderá ser eventualmente a dita força psicocinética que a própria pessoa faz regurgitar...ou não. Pessoalmente, tendo presenciado algo do género, não poderei ou saberei especificamente explicar o sucedido mas (em criança) não acredito que tivesse havido esses «poderes» psicocinéticos ou transmitido-los em igual forma. No entanto, respeito-o. Quanto aos locais em que estas assombrações também se evidenciam ( e muitos o presenciam em registo ocular ou de aromas intensos e imagens não esbatidas, ou seja, nítidas) a evidência de algo inexplicável aí ocorrer, é inquestionável. Pode-se ou não ter esta vivência de assombração, questionando, inquirindo e estudando para se saber mais, não se pode é ofuscar a realidade que a transporta e que apesar de impressionável, não poderá ser negada ou pior, renegada dos círculos mais eruditos ou científicos no geral. Como sempre registo também, que tudo se investigue e aluda sem estigmas ou estereótipos de espécie alguma. Há tanto por descobrir e por revelar. Há tanto por conhecer e consolidar...pois que assim seja, a bem de todos!


Sem comentários:

Enviar um comentário