Translate

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

A Energia Cósmica


 
Os Chineses acreditam numa força vital que tudo atravessa: o «Chi». Fluindo livremente e sem obstáculos em qualquer momento, criaram-se ao longo dos milénios, muitos critérios geomânticos que, no Ocidente, se conhecem pelo nome de «Feng Shui».

«Chi» - A Energia Cósmica
Na China, «o Chi» designa a força natural que atravessa tanto o Universo como as pessoas. O seu verdadeiro significado é muito semelhante ao do termo «prana» do hinduísmo e, ao conceito grego «pneuma», que se referem tanto a uma energia física como mental: uma força vital e estruturante, cuja expressão imediata é a respiração, de certo modo o elo entre o material e o intangível.
A substância subtil chamada «Chi» existe em todo o lado, incluindo os objectos. O «Chi» suporte da vida, proporciona uma saúde equilibrada.

Os Três Planos do Ser
A Cosmovisão Tauista contempla três planos do ser: o material (You), o mental (Wu) e um plano intermédio que constitui uma ponte entre o material e o mental. O «Chi» existe neste plano como transmissor energético entre o que é tangível e, o invisível.

Trabalhar com o «Chi»
Nos últimos anos, a medicina tradicional chinesa difundiu-se por todo o Ocidente - o que não significa que se conheça na íntegra este tesouro milenário - da ciência curativa do Extremo Oriente. Desde a dinastia Han (206 a. C.-220 d. C.) que o «Chigong» é considerado um dos quatro grandes campos da medicina chinesa.
«Chigong» significa: trabalho ou exercício com o Chi. As suas raízes são, portanto, exercícios mentais e físicos baseados nas nas experiências religiosas e, filosóficas, do tauismo e do budismo.
Os exercícios físicos e de concentração mental ensinados no Chigong, têm como objectivo tornar o Chi perceptível no organismo por meio da capacidade de abstracção Yi. Preenchida esta condição prévia para que possamos guiar o Chi conscientemente no nosso corpo, seremos então capazes de o levar a diversos pontos e, profundezas do organismo. Também pode conduzir-se o Chi ao longo de determinadas trajectórias, chamadas meridianos, até às partes doentes do corpo e concentrá-lo em determinados pontos previamente seleccionados.

Exercícios de «Chigong»
Os exercícios de Chigong são de dois tipos: com ou sem movimento. Os primeiros são praticados profilacticamente por muitos chineses, como método para conservar a saúde. A sua execução correcta, juntamente com a visualização do fluxo do Chi no organismo, actua sobre ele favoravelmente.
Diz-se que os Mestres de Chigong são exclusivamente capazes de emitir fluxos de Chi para curar as doenças dos outros.

O «Chi» em Movimento
O professor Yoshio Machi, físico da Universidade de Denki, em Tóquio, estudou em 1997 os padrões fisiológicos durante um exercício de Chigong, chamado «pequeno ciclo» (xiao zhoutian), no qual se põe o Chi a circular no corpo com a ajuda da respiração e, da visualização.
Os estudos de Machi revelaram alguns aspectos curiosos: a respiração do sujeito diminui de 14 inspirações por minuto, antes do exercício para 6, durante a sua execução.
Levantou-se então a hipótese de que, esta alteração drástica da curva respiratória, estivesse relacionada com a circulação do Chi. Para a verificar, Yoshio Machi registou a actividade eléctrica do cérebro. É na altura em que o Chi é conduzido - das costas para o alto da cabeça - que as ondas Alfa (ondas cerebrais que surgem num estado de grande descontracção) aparecem com maior intensidade, ao longo do centro do Córtex Cerebral. Yoshio Machi está convencido de que, a actividade Alfa, evidencia claramente o movimento do Chi no organismo.

Apenas se poderá aludir neste caso que - e a bem de toda a população em geral - os benefícios e suposta positividade no organismo humano se possa continuar a estudar e, a vivenciar, por entre conhecimentos vindos de um Oriente ainda pouco explorado por nós, comuns ocidentais. Pode e deve, ser prática corrente nas consultas a nível individual ou geral, que se conceba este novo horizonte de fluxos físicos e mentais que a todos possa glorificar em maior saúde corporal e, espiritualmente como já se referiu. Lá diz o velho ditado: Mente sã em corpo são! Onde, orientais e ocidentais estarão completamente de acordo. Só exibiremos uma boa força física e mental se assim nos mantivermos em saudável manutenção e, anunciação com maior alegria, dinamismo e empenho em todos os níveis ou sectores a que nos propusermos na vida. Pois que assim seja então, em contínua e cúmplice orientação global do que nos reconhece como seres humanos no seu todo. Assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário