Translate

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

A Morada dos Deuses


Ilhas Marquesas - Polinésia

Que poderes místicos ou magia de lugar sagrado dos deuses será este, que ainda hoje emana energias na profusão de enigma e, cerimonial, em maravilhosa mas secreta profundidade?

«Ahu» - A Morada dos Deuses
O último paraíso da terra situa-se no Oceano Pacífico. Os corajosos e intrépidos marinheiros que por volta de 1400 a. C. se fizeram ao poderoso deserto oceânico em pequenas embarcações, não faziam ideia de que os seus descendentes só 2500 anos mais tarde é que chegariam às últimas metas desta grande viagem de exploração. As ilhas da Polinésia, brilhantes farpas de terra, estendem-se da Nova Zelândia às Marquesas, a Nordeste, cobrindo uma extensão de mais de 5820 quilómetros.
Os primitivos Polinésios tiveram de vencer mais de 3880 quilómetros de um mar cheio de perigos para que, finalmente, colonizassem o Havai, a Noroeste, edificando misteriosas construções e templos de pedra que ainda hoje nos nossos dias nos permitem intuir os mistérios de tempos passados.

Pirâmides de Culto
O Marae Arahurahu, o «Templo da Cinza», esconde-se no interior do Taiti, rodeado por montanhas íngremes de 2000 metros de altitude. Num patamar nivelado, um muro baixo rodeia o local sagrado. Tábuas esculpidas onde antes se viam bandeirolas de casca de árvore, anunciam assim aos visitantes que aquele amplo terraço é um lugar tabu, onde os chefes mortos eram amortalhados. A entrada, ainda nos nossos dias é guardada por imagens de madeira nuas e, demoníacas.
É no entanto na extremidade do recinto cerimonial que se encontra o verdadeiro santuário dos ilhéus, o «Ahu», um altar de mais de três metros de altura, com a forma de uma pirâmide de degraus, esculpida em rocha basáltica. Trata-se do local místico da descida dos deuses do Taiti, onde só podiam penetrar eles, os seus sacerdotes e, uma única vez na vida - ao assumir o poder - o chefe da tribo.

Origem Enigmática
Tradições e construções estimulam-nos a fantasia. Daí, a seguinte pergunta: os Polinésios terão vindo da América? O etnólogo norueguês Thor Heyerdahl (n. 1914) descobriu semelhanças espantosas com as construções dedicadas aos deuses Sul-Americanos. Fascinou-o particularmente, uma distinta pirâmide «Ahu» de dez degraus no Taiti - que devia ter tido 100 metros de comprimento, 30 de largura e 120 de altura - e que, era espantosamente parecida com as pirâmides do México.
Em 1947, o investigador demonstrou com a sua jangada à vela de madeira de balsa, a «Kon-Tiki», que é possível ter havido contacto entre a América e a Polinésia, embora não exista ainda nenhuma prova definitiva.

O Poder dos Deuses Tikis
As ilhas Marquesas ficam dez graus a Sul do Equador. Também aqui damos com locais de culto escondidos na selva. Os seus muros são guardados por «Tikis» - monstros de pedra e protectores dos lugares sagrados. Quem os profanava insidiosamente, era atingido de imediato mortalmente também pelo seu enorme poder mágico, o «mana».
Quando, em 1966, se quis levar um Tiki de 2,74 metros de altura de Raivavae (Australásia) para o Taiti, os estivadores recusaram-se a fazer o transporte. Por fim, quatro corajosos homens prontificaram-se a aceitar o encargo. Durante o carregamento, um deles caiu ao mar e afogou-se. E nada disto ficou por aqui: parece que o Tiki também se vingou dos restantes três depois da viagem, pois morreram todos num curto espaço de tempo. Presume-se assim, que o Tiki não gostaria muito de viajar nem que o tivessem deslocado do seu local sagrado em que se encontrava...

Continua a instalar-se tanto em visitantes como nos locais, a ideia de cultos e sacrilégios que se não podem nem devem mexer, pelo que se conhece hoje, dessa tão enorme magnitude de deuses vindos à Terra.
No meio de grandes rochedos íngremes, como na imponente ilha de Ua Pu - uma das muitas ilhas Marquesas - onde se encontram então as ditas regiões sagradas e, onde se comenta que ainda hoje também, os deuses da Polinésia descem do Céu ao encontro dos mortais. Será assim de facto, ou a nossa imaginação correrá à solta ante tamanha profusão enigmática e, cerimonial, do que ainda estas montanhas emanam? Seja como for, a tradição, a beleza e por certo as energias fantásticas que destas ilhas se instila em todos nós, fará haver a certeza dessa mesma dimensão extraterrena de poderosos deuses em visita e morada na maravilhosa Polinésia, local sagrado destes na Terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário