Translate

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A Anomalia Gravitacional


Castelo Gandolfo (Castrum Gandulphi) - Rochedo do Papa (Rocca di Papa) sob o Lago Albano
Vaticano                                                                                                     Roma - Itália

Será por acaso que este local tão marcado por características assaz singulares - do ponto de vista gravitacional - goza de tão distinta vizinhança? Local de «reforma» e repouso agora do Papa Emérito Bento XVI, exultará de facto nesta localidade algo de muito profundo, espiritual, divino, científico ou um outro qualquer maior poder que aí se determine? E qual a razão de outrora - na figura do Papa Urbano VIII - da insistência deste, na construção de Castel Gandolfo naquele local, perto do Lago Albano - um local que além do mais lhe fora oferecido e nem sequer antes pertencia à Igreja???

O Mundo ao Avesso
É estranho e, não obstante, bem real: existem sítios no mundo onde carros desengatados começam a subir declives sozinhos e, onde a Lei da Gravidade, estabelecida pelo físico Isaac Newton (1643-1727) - segundo as leis de Kepler - parece não ser válida.
É por isso mesmo que milhares de visitantes são todos os anos atraídos para a pequena e discreta localidade de Rocca di Papa, nas imediações de Roma, perto do lago Albano.
Nesse lugar, o mundo parece estar virado de pernas para o ar, pois quando se sai da localidade - tendo-se entrado cindo da capital - assiste-se a um fenómeno deveras peculiar durante o percurso de cerca de 100 metros em direcção à localidade vizinha de Ariccia: os objectos redondos rolam encosta acima sem receber qualquer impulso. Que força gravitacional é então esta?...
Este acontecimento fora do vulgar há muito que é conhecido pela população local, tendo-se Rocca di Papa transformado num autêntico destino turístico, devido à sua «infracção» à gravidade! Ao invés do que conhecemos desta. Daí que, inúmeras famílias aí desloquem - sobretudo aos fins de semana em verdadeiro roteiro lúdico de passeio e certa limpeza de alma. Estacionam os seus automóveis na estreita berma da estrada e, fazem rolar garrafas e latas de refrigerantes encosta acima.
Os mais jovens aproveitam para fazer a subida de bicicleta sem terem de pedalar uma única vez. Automobilistas atónitos observam os seus pesados carros desengatados a moverem-se para cima , assim que soltam o travão de mão. As pessoas que fazem a subida a pé declaram que, «por mais incrível que pareça a subida não custa nada»! Que fenómeno sucede aqui então...?

Medições Geofísicas
O geólogo Johannes Fiebag foi um dos poucos cientistas que até à data estudaram este fenómeno, tendo efectuado medições geofísicas na estrada que fica situada à margem da cratera de um vulcão - hoje, o leito do lago Albano. Estas medições concluíram que existe efectivamente uma pequena inclinação, excluindo a hipótese de ilusão óptica, tantas vezes apontada pelos cépticos como causa provável.
Contudo, só a avaliação feita por intermédio de imagens aéreas e de satélite (o GPS, «Global Positioning System») poderia fornecer uma explicação concludente para o facto de, neste local, estar anulada uma lei básica da Física!
No método de medição utilizado, os resultados não podem ser influenciados pelas eventuais anomalias gravitacionais locais, facto que no método tradicional não pode deixar de ser considerado.

A Herança de Galileu
Nas imediações de Rocca di Papa situa-se Castel Gandolfo, a residência de Verão dos Papas - que agora serve de refúgio e meditação ao Papa Emérito Bento XVI, após a sua anunciada renúncia e abdicação do alto cargo que exercia em suprema eminência papal.
Foi aqui que, quem o mandou construir - o Papa Urbano VIII - pronunciou no século VII a sentença contra Galileu (1564-1642), o primeiro homem a levar a cabo medições no campo de Gravitação Terrestre.
Algumas circunstâncias misteriosas acompanham a pronunciação desta sentença: embora Galileu Galilei tivesse autorização do Papa para publicar as suas descobertas «de repercussão universal», foi peremptoriamente silenciado, sob ameaça de tortura, pelo Papa Urbano VIII - um amigo tão querido até então!...
A teoria de que não era a Terra mas sim o Sol a ocupar o centro do sistema foi, na época, considerada então como errada e Galileu foi acusado de heresia. Daí a pertinente questão: Qual o verdadeiro motivo deste veredicto??? E qual a razão pela qual o Papa Urbano VIII insistiu tanto na construção e edificação de Castel Gandolfo naquele local, perto do lago Albano, um local que além do mais lhe fora oferecido e nem sequer antes pertencia à Igreja?...

Experiência Única
"É ir lá e...experimentar!" - Afirmação sequencial de tudo o que aqui foi dito e registado por tantos os que no local e, no momento, experienciam a situação demonstrada.
Cerca de 30 quilómetros a Sul dos limites da cidade de Roma - na margem do Lago Albano - passa a Via dei Laghi - uma estrada secundária no prolongamento da Via Appia Nuova  que liga a capital de Itália à região de Frascati. É a seguir à localidade de Rocca di Papa que se verifica um fenómeno muito estranho.
Existem, no entanto, outras localidades na Europa com anomalias gravitacionais parecidas com as de Rocca di Papa: cerca de 30 quilómetros a Sudeste da localidade de Gorlitz (na fronteira entre a Alemanha e a Polónia), há uma pequena estrada que leva à estância de Karpacz.
Os mapas da região e as cartas para caminhantes indicam um «local com distúrbios gravitacionais», na Ulica Strazacka - a estrada de Strazacka Górny. Para grande espanto dos turistas, muitas vezes os condutores dos autocarros desengatam a mudança em que iam e, os pesados veículos prosseguem costa acima.
Na Alemanha, os cépticos podem convencer-se de que «tudo rola subida acima» tanto na região de Oberlausitz - a 7 quilómetros de Bautzen - como na região montanhosa de Eifel, à saída da aldeia de Schleiden.

O matemático, físico e filósofo Galileu Galilei foi o fundador da Ciência Moderna ao introduzir, entre outras coisas, o processo de «Experimentação Sistemática».
Através das suas investigações sobre a queda dos corpos criou a «Cinemática Moderna» - um capítulo da mecânica que descreve e analisa os movimentos, tendo em conta o tempo e o espaço.
Quando defendeu publicamente o «Sistema de Mundos de Copérnico» - que sustentava a tese de um Mundo Heliocêntrico, a Igreja condenou-o a cumprir pena de prisão domiciliária por heresia. Durante o período de cumprimento da sentença - já estava quase cego - ocupou-se intensamente das leis da Queda dos Graves.
Por certo incompreendido e sem justiça haver, denunciando-se o percursor de toda uma elaborada e correcta teoria, Galileu Galilei indiciou assim as descobertas no mundo das ciências modernas, ainda que, estivesse algo distante talvez deste fenómeno aqui apresentado. Ou não. Terá sabido Galileu desta anomalia gravitacional de Rocca di Papa e tê-lo-à silenciado? Tê-lo-à levado para a cova sem que o tivesse deixado em registo póstumo?...Nunca o saberemos ou (provavelmente...) alguém o saiba, nas muitas catacumbas secretas de um Vaticano auspicioso e igualmente cioso em si, de seus secretismos e obscuras verdades que a Humanidade ainda não estará pronta para saber e, reconhecer. Mas isto é um julgamento algo leviano que não se poderá fazer aqui - nem se pretende tal - havendo respeito e consideração por esta mesma Igreja que se quer e deseja renovada de interesses e particularidades futuras muito mais abrangentes, transparentes e se possível, mais humanas também! Ou...divinas. Ou...estelares!?...O debate poderá nunca estar encerrado nestas tão vastas matérias entre a exaltante e opulenta Ciência Moderna e, uma Igreja conservadora e algo bloqueadora de um maior (ou público) conhecimento nas populações. Mas haverá certamente também uma maior consciência dos tempos que atravessamos em realidade e...verdade, desta Era contemporânea. Já não se condena à fogueira e à morte encenada por se ter induzido em descobertas inovadoras ou...estarei errada? Seja como for, que novos tempos se abram e este novo e actual Papa Francisco a isso se reitere e imponha, deixando que os tempos modernos se possam aliar à Ciência e à Religião, à crença e à verdade, pois só isso conta para a evolução no ser humano. Que assim o façam, que assim o respeitem como eu o tento sempre fazer em contraditório, oposição de ideias e debates acesos em conhecimento mais lato na Humanidade e, pela Humanidade! E por ela, que os tempos futuros nos tragam a luz de toda essa mesma verdade! Pela Humanidade...assim seja! Sempre!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário