Translate

quarta-feira, 30 de julho de 2014

A Mágica Ciência


 
Ilustração sobre a Obra Basilar da Magia Natural de Athanasius Kircher - Mundus Subterranaeus

Onde termina uma e começa outra - nos imprecisos limites entre a Magia e a Ciência - e mesmo entre elas, nas tecnologias apresentadas agora na Era Contemporânea em maior compreensão e, aceitação? Teremos radicalizado tanto assim esta concepção que, na época, apelava à invocação de demónios até às simples experiências no âmbito das Ciências Naturais? Estará de facto na actualidade tudo explicado cientificamente...ou não? Haverá ainda segredos, alquimias ou essa espécie de «Mágica Ciência» por identificar e, autenticar?

A Magia Natural do Renascimento
Com a nova autoconsciência que o ser humano alcançou na época Renascentista - colocando-se a si mesmo no Centro do Cosmos - registou-se um progresso admirável das Ciências Naturais.
Pretendia-se entender e estudar as relações entre o macrocosmos da totalidade do Mundo e, o microcosmos do ser humano, em grande parte ainda por descobrir.

A Magia Natural
A visão mística da unidade do material e do espiritual, do finito e do infinito, foi ampliada através de observações e experimentação e ainda, através da tentativa de se proceder a uma explicação científica.
Nesse âmbito, a Astrologia enquanto «Ciência Matemática», desempenhou um papel central.
A Magia tornou-se como que, uma forma prévia e simplificada da Ciência Aplicada. Não se tratava já de Magia no sentido de um conhecimento sobrenatural, mas sim do entendimento das coisas naturais.
A Magia era, pois, parte integrante das coisas e, em consequência disso, tudo se via subordinado à nova noção de «Magia Natural» (Magia Naturalis) - desde a invocação dos demónios até simples experiências no âmbito das Ciências Naturais, que outrora se revestiam de um aspecto fantástico.
Os principais investigadores no domínio da Magia Naturalis, foram os italianos Girolamo Cardano (Hieronymus Cardanus 1501-1576) e Giambattista della Porta (1538-1615, bem como o precursor da Medicina Moderna, Paracelso (1493-1541).

Magia e Ciência
A Magia Natural está a meio caminho entre a magia tradicional e, as Ciências Naturais. O filósofo Tommaso Campanella (1568-1639), autor da obra utópica «A Cidade do Sol», caracterizou acertadamente esta nova concepção do Mundo: «Tudo aquilo que, com a ajuda de artes ocultas e, em limitação da Natureza ou para a ajudar, os cientistas realizam que recebe o nome de Magia. Certo é que a tecnologia é sempre chamada de Magia antes de ser compreendida e, após algum tempo, esta desenvolve-se e passa a ser uma ciência perfeitamente normal!»

As Forças da Simpatia
Começaram a ser investigadas forças e fenómenos da Natureza como o magnetismo e a electricidade e, como não eram conhecidas as leis científicas subjacentes a estes fenómenos, atribuía-se os efeitos registados a uma antipatia ou a uma simpatia característica das coisas.
Era-se da opinião que se poderia colocar os poderes cósmicos das estrelas, cujos efeitos se faziam sentir graças à sua simpatia, ao serviço do ser humano, cujos poderes eram bem menos eficazes que os das primeiras. Esta espécie de intercâmbio, de relação mútua, era explicada sobretudo pela constatação de semelhanças exteriores - ou interiores - entre as mais diversas coisas.
Importante para se poder explicar o Mundo e, para a obtenção de certos efeitos mágicos, era a a ligação entre determinados planetas e determinados metais e plantas.
Por exemplo, o Sol estava relacionado com o ouro, do mesmo modo que a Lua com a prata. A ideia de que existia um esquema oculto que determinava a harmonia interior de tudo o que existia tornou-se o princípio orientador para todos os investigadores das Ciências Naturais.

Melancolia
Sendo o tema central no pensamento humanista do Renascimento - o entendimento do ser humano como um Cosmos em miniatura - obrigado a encontrar o seu lugar  no grandioso edifício que é o Mundo, deram-se assim os primeiros passos  rumo à criação da Psicologia.
Os estudiosos Renascentistas viam-se a si mesmos como melancólicos. Já o próprio Aristóteles considerara todas as pessoas extraordinárias  como seres melancólicos.
O mais importante impulsionador  das concepções do mundo renascentistas, Marsilio Ficino (1433-1499), descreveu o melancólico como uma pessoa de natureza hipersensível que caminha sempre na cumeeira que divide as vertentes do entusiasmo e da fraqueza do espírito,. Os delírios melancólicos eram vistos como uma espécie de delírio divino.
Saturno, o planeta mais distante da vida terrestre, passou a ser considerado, por um lado, como o planeta da Melancolia - o Grande Símbolo, o deus dos Extremos, o Soberano da Idade de Ouro - e, por outro lado, como algo triste, destituído do seu poder - condenado à infertilidade!
Os estudiosos viam-se a si mesmos como Saturnianos e, por medo a Saturno, usavam amuletos de Júpiter que deveriam repelir ou equilibrar as influências negativas.

Formas Primitivas da Psicologia
Giambattista della Porta investigou as correspondências morfológicas e fisionómicas entre plantas e seres humanos e, entre animais e seres humanos. Era da opinião que essas semelhanças entre as formas animais e as humanas forneciam um quadro explicativo das características e da personalidade dos seres humanos.
G. Porta fundamentava desta maneira a caracterologia, uma precursora da Psicologia.
Foi Rudolfo Goclenius (1572-1621) médico e também seguidor de Paracelso, que pela primeira vez usou a expressão «Psychologia» como título para uma obra sobre a ciência dos factos psíquicos.

A Assinatura das Coisas
A chamada «Teoria da Assinatura dos Corpos», de grande importância para as transformações operadas na Medicina, estava em íntima relação com a Teoria da Simpatia. A semelhança de determinadas plantas com membros ou órgãos de animais - ou de pessoas - era tida como um indício de que era apropriada para o tratamento de doenças  dos membros ou órgãos  com os quais apresentavam semelhanças. O Trevo e, a Erva-Cidreira possuem folhas com uma forma semelhante à do coração, por isso deverão ser boas para as doenças cardíacas. Os Cardos deverão ajudar contra dores agudas e pungentes; as plantas que crescem por entre as pedras deverão ajudar contra a pedra no rim e na bexiga.

Conhecimento dos Segredos da Natureza
Á medida que o conhecimento sobre as Leis da Natureza progrediam - a Velha Magia - que dependia da crença em influências sobrenaturais, foi perdendo terreno.
Os dois estudiosos universalistas Athanasius Kircher (1601-1680) e Caspar Schott (1608-1666) constituem a última fase destes desenvolvimentos. Ambos são autores de obras muito respeitadas acerca de manifestações naturais estranhas e dignas de nota.
Acerca da Magia Natural, Schott escreveu que: "É um certo conhecimento oculto dos Segredos da Natureza, através do qual - desde que se saiba reconhecer a natureza - as características, as forças escondidas, as simpatias e as antipatias das diversas coisas, se pode causar determinados efeitos que parecerão estranhos ou até mesmo prodigiosos, àqueles que não estejam familiarizados com as causas desses fenómenos"!

Uma obra basilar da Magia Natural em espécie de Mágica Ciência - que agora se supõe ter existido nessa sua magnífica obra - de Athanasius Kircher «Mundus Subterranaeus, de 1678.
Aí aperfeiçoou a obra mágica de Paracelso e do seu mestre Agrippa von Nettessheim. Kircher é também tido como o inventor da Lente Ustória e, da forma primitiva da lanterna Mágica. Esta última consistia num simples aparelho de projecção para diapositivos de vidro. Ambas as invenções tomam como base o efeito de um feixe de raios de luz concentrados.
Sabe-se hoje então que, ante esta nova autoconsciência e experimentação prática de toda uma nova vertente científica, propagando-se através dos tempos, estes foram sem dúvida os seus impulsionadores, os seus percursores em tomadas de consciência inovadoras que daria à Ciência o lugar exacto que esta merece e concerne em si. O ser humano no «centro do Cosmos» em óptica Renascentista das relações entre o macrocosmos e o microcosmos numa nova visão interior e exterior, leva-nos a repercutir - mesmo nos dias de hoje - o aspecto avançado que estes homens terão feito equilibrar, tanto nesses estudos como na aceitação por quem os diferenciava e muitas das vezes, sem o reconhecimento devido.
Assim sendo, aqui fica registado toda a sua obra desenvolvida e vista hoje como a «Grande Obra» de feitos, indiciação e cumprimento do que foi a fundação de todos os estudos futuros. A bem da cultura científica ou dessa mítica ou «Mágica-Ciência» exacta, assim continue a ser. A bem da Humanidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário