Translate

segunda-feira, 28 de julho de 2014

A Palavra de Jesus


Caverna em Nag Hammadi - Luxor                                            Egipto

"Porque me viste acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!" - Palavras de Jesus Cristo a Tomé (São Tomé) - o único discípulo de Jesus que não teria acreditado (inicialmente!) na ressurreição do Senhor.

O Esquecido Evangelho de São Tomé
Em 1946, camponeses egípcios encontraram numa sepultura em Nag Hammadi, próximo de Luxor, textos religiosos em língua Copta que, remontavam aos primeiros séculos da Era Cristã.
Entre eles, encontrava-se um tratado que até então apenas era conhecido dos estudiosos por surgirem referências a este, em escritos de outros autores dos primeiros tempos do Cristianismo: trata-se do Evangelho de São Tomé!
Este texto veio assim revolucionar o nosso conhecimento acerca dos autênticos ensinamentos de Jesus e, dos inícios do movimento religioso em torno de Cristo.

O Evangelho Primitivo Perdido
A moderna investigação crítica da Bíblia descobriu, ao analisar o Novo Testamento, que os evangelistas Lucas e Mateus se terão socorrido de uma colecção de aforismos de Jesus, que não era conhecida dos restantes evangelistas.
Esta colecção de aforismos constitui o escrito mais antigo que deverá ter circulado por entre os seguidores de Jesus, à semelhança do «Evangelho Primitivo». Já perdido, que continha em si as sentenças e os aforismos proferidos por Jesus..
O Evangelho de São Tomé é precisamente esse tipo de obra, uma vez que é constituído por 114 aforismos soltos e independentes. Estes aforismos evidenciam correspondências notáveis com a referida colecção que foi possível reconstituir mediante a análise fisiológica dos evangelhos conhecidos.

As Palavras Autênticas de Jesus
O Evangelho de São Tomé, é mais antigo do que qualquer dos outros quatro que vieram a integrar o Novo Testamento, mantendo no seu interior muitas frases que terão sido proferidas pelo próprio Jesus Cristo, ao invés de lhe serem atribuídas pelos evangelistas.
Este facto levou a que, uma influente associação de estudiosos desta matéria - os membros do Seminário de Jesus no Westar Institute de Sonoma, na Califórnia - considerasse este o «Quinto Evangelho», merecedor de respeito e de importância igual à dos outros quatro evangelhos canónicos, para efeitos de avaliação da autenticidade das declarações de Jesus.

Fontes Budistas
Espantosamente os aforismos do Eavangelho de São Tomé, evidenciam semelhanças óbvias com certas componentes do rico «Ideário Oriental», em concreto com o Budismo!
No seu livro intitulado «Der Ur-jesus («O Jesus Original»), os investigadores alemães Elmar R. Gruber e Holger Kersten explicam de que modo Jesus foi efectivamente influenciado pelos ensinamentos e teorias budistas.
"Quem se separa deste Mundo sem se aperceber do seu próprio mundo interior, tirará deste último tão pouco proveito, como dos Vedas que não foram estudados ou de um trabalho que se deixou esquecido a meio." - Esta máxima contida num livro Hindu, intitulado «Brihadaranyaka Upanishad», possui o seu eco no Evangelho de São Tomé (Tm 67). É aí que surgem incluídos o apelo e, a incumbência profundamente budistas, que então Jesus dirige aos discípulos no sentido de estes se libertarem das obrigações deste mundo, das suas posses, da sua residência e, encetarem assim uma vida de missionação: "Tornai-vos caminhantes" (Tm 42).

Comparações de Passagens de Texto
Estar atento, significa para os budistas tomar consciência de todas as actividades que se desempenha - mesmo daqueles comportamentos automatizados e quotidianos - de funções tais como andar e respirar, adoptando para tal a postura meditativa de um mero observador.
O Satipatthana (os quatro fundamentos da Plena Atenção) constitui o modo de meditação essencial.
Uma «Atenção Plena» deverá conseguir transformar a confusão em clareza, todo o inconsciente passará a estar consciente, toda a ignorância será transformada em conhecimento.
No Evangelho de São Tomé (Tm 5) é também feita alusão a esta atitude. Também aí surgem comparações com a Luz e a Escuridão, importantes e relevantes para os cristãos (Tm 61), sempre em concordância com as fontes budistas: «O Sábio deve desistir do caminho da sombra e, seguir o caminho da Luz» (Dharmapada 6, 12); «Este Mundo está envolto na obscuridade, poucos são o que nele conseguem ver. Poucos são os que entram no Reino da Felicidade, como pássaros acabados de sair do ninho» (Dharmapada 13, 8).

Excertos do Evangelho de São Tomé
«Quem conseguir encontrar o sentido destas palavras, não terá de provar o sabor da Morte» (Tm 1).
«Reconhece aquilo que se apresenta diante dos teus olhos e, aquilo que te está escondido, revelar-se-te-à, pois nada que tenha estado escondido jamais deixou de se revelar» (Tm 5).
«Ama o teu irmão como amas a tua Alma, protege-o, como proteges os teus olhos» (Tm 25).
«Se a carne foi criada em consequência do Espírito, então trata-se de um Milagre. Se, pelo contrário, o Espírito foi criado em consequência da carne, então trata-se do: Milagre dos Milagres. Não deixo, porém, de me espantar como foi que tamanha riqueza escolheu esta miséria para aí habitar» (Tm 29).
«Se alguém vos perguntar de onde vieram, respondam: "Viemos da Luz, do lugar onde a Luz surgiu de si mesma"» (Tm 50).
«Por isso te digo: Quem estiver vazio, encher-se-à de Luz. Quem, porém, no meio da abundância estiver dividido, encher-se-à de Escuridão» (Tm 61).
«Jesus disse: "E se alguém conhecesse o Universo todo mas, não se conhecesse a si mesmo, teria então falhado no que respeita ao conhecimento da Totalidade"» (Tm 67).
«Procurai também vós o Tesouro, que não se dissipa nem diminui e se mantém algures onde as ávidas traças o não alcançam e, onde verme algum o poderá carcomer» (Tm 76).

O Evangelho de São Tomé terá, ao que parece, sido escrito pelo apóstolo Tomé. Este ficou conhecido na História da Bíblia pela sua incredulidade, como surge então descrito no Evangelho de São João (20, 24-29).
Tomé, era assim o único que não teria acreditado (ou não acreditou no seu início...) na premente ressurreição de Jesus Cristo. Mas então o Senhor, (Jesus) ordenou-lhe que pusesse a mão sobre a ferida no seu peito e disse-lhe assim: "Porque me viste, acreditaste. Felizes os que crêem sem terem visto!"
Não é assim com todos nós?...Os cépticos, os incrédulos, os que se contradizem, os que não acreditam em nada e mesmo os que se negam a acreditar seja no que for, todos eles se mantêm ante esta mesma perspectiva de Jesus, no que não se acreditando - existe verdade! E...felizes então dos que se não questionam e, questionando, ainda assim acreditam na verdade e na palavra do Senhor! Amén!
Pela Fé, pelo culto (ou sem ele), pela crença ou descrença mas sempre pela verdade da e, na Humanidade, a palavra de Jesus, de Buda ou de outro qualquer Ser Iluminado, nos possa ser dita em verdade, em palavra, em respeito e, se nessa determinação nos ordenarmos, em seguimento nos homens de boa vontade. Em futuros que cumpriremos, se faça a sua palavra! Pois que assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário