Translate

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A Bola de Cristal


Bola de Cristal

Serão somente projecções do inconsciente, aquando se visiona e percepciona uma simples Bola de Cristal, ou haverá algo mais no nosso subconsciente e mesmo, no submundo do que ainda não conhecemos? Provocando alucinações e, ilusões, haverá efectiva verdade de prenúncio ou estimativa futurista no que em si revela de imagens desfocadas, formas geométricas ou figuras? Haverá de facto também - um idioma de Marte - que, se poderá reproduzir em estado de transe, transcrito como se de um código secreto se tratasse?  Serão estas informações extra-sensoriais, a exacta e direccionada fonte para a captação de revelações surpreendentes, nessa mesma linha de informações paranormais?

Automatismos Psíquicos
Os gatafunhos que desenhamos sem prestar atenção, por exemplo, quando estamos a falar ao telefone - podem, por vezes - apresentar resultados surpreendentes. Parecem estranhos e não sabemos como os fizemos. É extraordinário o que produzimos «automaticamente», sem que a consciência intervenha no processo.
Os surrealistas mostraram-se muito interessados neste fenómeno: com a ajuda destes Automatismos Psíquicos e, eliminando todo o controlo consciente, tentaram chegar às fontes do potencial criativo. Não existe qualquer dúvida de que, graças aos Automatismos Psíquicos, há pessoas que são capazes de grandes produções. Muitas obras de alto nível literário saíram de mãos de gente que, em condições normais, não conseguiria sequer escrever uma simples carta.

Expressões do Inconsciente
Entre os Automatismos Psíquicos incluem-se os movimentos de copos e mesas, o pêndulo, a rabdomancia, a escrita e a pintura automáticas e, a consulta da Bola de Cristal.
A Rabdomancia é um automatismo motor. O Pêndulo, a Vara ou o Copo põem-se em movimento graças a reacções musculares involuntárias.
O Inconsciente manifesta-se directamente no corpo sem passar pela Consciência. Neste caso, fala-se de Automatismos Motores, já que são provocados pelo aparelho muscular.
As Ilusões e as Alucinações causadas pela contemplação de superfícies espelhadas - ou Bolas de Cristal - são classificadas de Automatismos Sensoriais.

Movimento de Copos
Em cima da mesa está um copo virado para baixo. As pessoas presentes pousam suavemente sobre ele, os dedos indicadores. O copo começa a mexer-se sem rumo de um lado para outro, aproximando-se em rápida sucessão de uma série de letras escritas no círculo.
O copo «soletra» uma mensagem. Este movimento, é um dos Automatismos Psíquicos mais populares. Claro que as mensagens não provêm dos mortos do Além, mas sim do inconsciente de um dos participantes nesta experiência ocultista.

O Caso Andrea
Anita Ceccone, de Trieste, é uma mulher que possui um talento especial: sabe escrever automaticamente. Acredita, além disso, que são os seres do Além que se servem dela para transmitir as suas mensagens.
Apesar de ser destra, quando começa a escrever automaticamente, pousa o lápis na palma aberta da mão esquerda onde ele fica como se estivesse colado. Em seguida, começa a escrevinhar no papel com uma letra pouco comum e difícil de ler.
A pedido de um industrial que a ela recorreu para procurar o filho Andrea - que desaparecera com 19 anos - a mão de Anita escreveu (num acto que não tinha nada a ver com a vontade consciente) o relato de um crime ocorrido na distante cidade de Turim.
O texto dizia que Andrea fora a Turim com uma volumosa soma de dinheiro para comprar um carro usado e, que um grupo de jovens o assassinara num parque. Anita desenhou um parque e marcou um ponto perto das margens de um rio. As escavações realizadas no local assinalado permitiram a descoberta de umas calças de ganga que deviam ter pertencido a um homem bastante alto. O desaparecido era mais alto que o normal e envergava calças de ganga. Mas o cadáver nunca foi encontrado.

Hélène Smith
Uma das produções automáticas mais extraordinárias foi conseguida pela Médium de Genebra, Catherine-Elise Muller (1861-1929), que usava o pseudónimo de Hélène Smith.
Quando estava em transe, falavam pela sua boca várias pessoas que afirmava terem sido encarnações suas em vidas anteriores. O seu repertório incluía também uma vida passada em Marte.
O inconsciente de Hélène Smith era capaz de inventar automaticamente um «Idioma Marciano», muitíssimo elaborado do ponto de vista sintáctico e gramático, e escrever nesta linguagem grandes textos sem qualquer erro.

Mensagens Dispersas
No início do século XX, alguns Médiuns - entre eles a famosa Leonore Piper (1859-1950), chamaram a atenção do público, escrevendo individualmente textos automáticos - fragmentados - que só tinham sentido quando se juntavam, numa espécie de estranho puzzle.
Supunha-se que, algum ser inteligente, dividia as mensagens indistintamente entre os diversos Médiuns para assim demonstrar a sua existência no Além. Dado que os textos continham enigmas relacionados com temas específicos da História da Antiguidade, suspeitou-se que os causadores fossem os destacados e defuntos membros da Society for Psychical Research (Sociedade para a Pesquisa Psíquica), à qual pertencia, por exemplo, o filólogo Frederic W. H. Myers (1843-1901).

Tentativas de Explicação
Mas podemos supor que os Médiuns não recebiam as suas impressões do Além, mas sim através da Percepção Extra-Sensorial.
Os Automatismos são instrumentos que permitem despoletar informações parapsicológicas. As fantásticas produções no campo dos Automatismos Psíquicos demonstram que, o inconsciente capta e processa muito mais impressões do que, as que são assimiladas conscientemente.
Ao que parece, as Informações Extra-Sensoriais chegam primeiro à parte não-consciente de Mente e, poucas vezes são transmitidas à Consciência - onde de resto chegam de um modo fragmentário.
Evitando a actividade cerebral consciente, é possível captar Informações Paranormais por vezes, assombrosas!

Visões em Bolas de Cristal
O psicólogo francês Pierre Janet (1859-1947) descreveu há mais de cem anos o mecanismo destas visões. As pessoas que têm visões em Bolas de Cristal ficam subjugadas pela estranheza das imagens . Primeiro aparecem formas geométricas e depois figuras: a seguir, forma-se na Bola uma espécie de névoa que engole as formas e as figuras. Quando esta se dissipa, surgem movimentadas cenas plásticas que parecem vir do exterior, mas que na verdade são projecções do Inconsciente!

Segundo Pierre Janet e, sob a óptica da Psicologia, serão então projectadas assim do inconsciente, essas muitas formas e figuras em estranhas imagens sobre o cristal. Para os Médiuns a percepção intuitiva e igualmente sensitiva, terá outra explicação porventura. Em todos é comum, a introspecção ou certa interiorização que assim fazem sobre esta perspectiva de Percepção Extra-sensorial, Automatismos Psíquicos ou simplesmente a visualização do que está a correr, seja em visões, seja em mensagens que estes últimos consideram vindas do Além. Cientificamente, tenta-se comprovar todos estes mecanismos da nossa Mente, por vezes em espécie de «Super-Mente» em que nos registamos ainda hoje, pelo muito que ainda se não conhece e se tenta também alcançar. Por vias de uma espiritualidade premente e, de uma Ciência igualmente presente, tenta-se então encontrar um certo equilíbrio nestas duas vertentes tão diferentes quanto polémicas, no que se estuda e rectifica, sem ostracizar algo que seja - mesmo para os mais cépticos.
Assim sendo, só se pode finalizar com a habitual recomendação que tudo assim seja em prol da cultura dos povos e, de toda a Humanidade - independentemente dos caminhos que sigamos. Que assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário