Translate

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

A Levitação


Ilustração da Consciência Meditativa em Levitação

Que enigmático poder é este, o da Levitação, para que ainda hoje não existam explicações científicas sobre tão estranho fenómeno no ser humano? Haverá de facto na Meditação Transcendental, a capacidade de Levitação plena - tanto do corpo como da matéria? Serão os dotados de poderes Extra-Sensoriais efectivamente, o veículo para essa ascensão dos corpos físicos em completa leveza e, harmonia?

O Fenómeno da Levitação
Desde há muito que existem relatos acerca do fenómeno da Levitação, sobretudo em publicações religiosas. Os registos históricos sobre Buda dizem que este atravessava rios sem qualquer esforço, para além de que, quando se encontrava neste estado, se «elevava» e pairava.

Caminhar sobre a Água
A capacidade de caminhar sobre a água é expressamente referida nos mais antigos textos budistas, como uma das muitas capacidades mágicas de Buda. À semelhança do seu Mestre - Sariputta - tentou atravessar o rio Aciravati em estado de Levitação e, de profunda Meditação.
Porém, à medida que as ondas aumentavam e ele saía do estado meditativo mais profundo, começou a afundar-se. Assim que retomou a Meditação, conseguiu prosseguir o seu caminho sobre a água, livre de qualquer perigo.
É também do Novo Testamento que chegam até nós histórias de passeios sobre a água e, provavelmente todas elas, devem a sua proveniência ao modelo budista. Enquanto Jesus, tal como Buda, caminha sobre a água, Pedro, tal como Sariputta, afunda-se devido à falta de confiança - à falta de Fé - pela qual Jesus o censura.

O Santo Levitador
Há inúmeros relatos de Levitação efectuados por santos da Igreja Católica: Francisco de Assis, Pedro de Alcântara, Tomás, Felipe Neri e Alfonso Liguori, entre outros.
Ao contrário do que se passa com o budismo, a Fé Cristã não entende este dom como um fruto do exercício ascético, mas sim como uma graça concedida por Deus.
O mais famoso dos santos levitadores é São José de Cupertino (1603-1663), considerado um visionário e um profeta. Conta-se que o Cardeal Rapaccioli terá recebido a resposta do santo a uma carta sua que ainda nem sequer chegara a enviar. Em estado de êxtase, podia fazer-se com São José de Cupertino o que se quisesse, pois este era absolutamente insensível à dor.
Foram-lhe torcidos e queimados membros, foi brutalmente arrastado pelo chão, tendo-lhe sido esmagado um olho e colocadas farpas por baixo das unhas. José, porém, era imune a todo o tipo de dor. A Inquisição viu-se assim obrigada a afastar Cupertino da população, para evitar que lhe fosse dada demasiada atenção.
Quase todas as vezes que celebrava missa, São José de Cupertino dava por si a levitar. Por vezes, a Levitação tinha início com um grito alto ou um trovão. Em dada ocasião, houve meia dúzia de homens fortes que tentaram - em vão - puxá-lo para o chão.
Na «Acta Sanctorum» conta-se como este santo uma vez levitou de tal forma que, atingiu o ramo de uma árvore alta. De acordo com relatos posteriores, ter-se-à mesmo elevado acima de árvores, acompanhado por bandos de pássaros. A dada altura terá levitado do meio da igreja de Grotella até ao altar principal.
Espectadores pasmados afirmaram tê-lo visto dar cerca de 80 passos no ar.
Em Roma, em 1650, o duque protestante Friedrich von Braunschweig testemunhou uma dessas levitações de São José de Cupertino.

As Primeiras Investigações
Nos primeiros tempos da investigação parapsicóloga, este polémico fenómeno foi intensamente estudado, sobretudo por pessoas com capacidades mediúnicas.
Levava-se então a cabo exercícios de Levitação, sobretudo de pequenos objectos. Nestes casos era normalmente bastante difícil pôr de parte com inteira certeza a hipótese de ter havido manipulação, uma vez que as experiências eram pouco controladas ou tinham lugar em salas escurecidas.
As sessões em que se tentava a Levitação do próprio corpo eram tidas como os mais espectaculares acontecimentos deste género.
O famoso físico Sir William Crookes (1832-1919) observou por diversas vezes o famoso Médium, Daniel Dunglas Home (1833-1886) a levitar, mesmo em plena luz do dia. Porém, enquanto cientista céptico que era, não se deu por satisfeito. Mediu a altura que Daniel Home atingiu durante a Levitação - que foi cerca de 45 centímetros - e, procurando em vão quaisquer aparelhos invisíveis colocados acima ou abaixo do Médium, convenceu-se de que o fenómeno era completamente inexplicável.
O caso mais falado foi o de 13 de Dezembro de 1868, quando D. Home, em plena luz do dia, saiu por uma janela no terceiro andar da casa de Ashley House e entrou por outra a pairar, perante uma assembleia de testemunhas credíveis. Para muitos, foi a mais impressionante demonstração de uma verdadeira Levitação, dado que, quando se tratava de um truque, eram efectuados números de equilíbrio nos parapeitos de janelas ou em cima de muros.
Por muito fantásticos que pareçam estes relatos, provocar a Levitação do próprio corpo não é impossível. Entre a capacidade que certas pessoas dotadas de poderes extra-sensoriais têm de, em determinadas condições, fazer levitar pequenos objectos sem lhes tocar e, a Levitação do próprio corpo não há - em princípio - qualquer diferença!

Levitações Experimentais
Na década de 1960, cientistas soviéticos investigaram as capacidades psicocinéticas de Nina Kulagina (1927-1990), uma dona de casa de Leninegrado. Com um enorme esforço, Nina conseguia por vezes pôr em movimento pequenos objectos, sem que para tal houvesse qualquer explicação no âmbito da Física.
Entre os fenómenos que demonstrou poder realizar perante muitos cientistas contava-se a Levitação de pequenos objectos.
O físico atómico inglês John Asted tentou levar a cabo uma investigação experimental de Levitação. O seu colaborador Geoffrey Blundell construiu um aparelho especial, no qual foi colocada uma cadeira. As pessoas que se sujeitavam à experiência e lá se sentavam, não tinham qualquer hipótese de tocar no chão  nem de, ao balançar para trás e para a frente, alterar a distribuição do peso do corpo  pela cadeira, uma vez que a pressão exercida era constantemente monitorizada por pequenos sensores.
Com esta experiência, Hasted queria pôr à prova a afirmação dos defensores da Meditação Transcendental, que asseveravam ser capazes de levitar.
A duas das pessoas sujeitas à experiência, em vez de se registar uma diminuição de peso, sucedeu precisamente o contrário, já que, durante menos de um segundo, o seu peso aumentou cerca de 0,8 Kg. Dado o curto período de tempo em que se verificou o fenómeno, Hasted não interpretou o sucedido como uma «anti-Levitação», mas ainda assim como um fenómeno paranormal, sem qualquer explicação natural.
O físico estudou ainda a jovem Janet, a figura central de um acontecimento fantasmagórico, durante o qual se diz ter levitado várias vezes. Também com ela foram registados aumentos de peso inexplicáveis. Por duas vezes pesou mais um quilo, durante cerca de 5 segundos. Uma terceira vez aumentou apenas um pouco de peso, mas de forma gradual. Hasted não foi assim capaz de demonstrar em laboratório o fenómeno da Levitação, mas as pessoas por ele sujeitas a experiências alcançavam sempre resultados anómalos, para os quais não existia qualquer explicação científica.

Pairar através da Meditação?
Praticantes da Meditação Transcendental afirmam conseguir desenvolver determinadas capacidades paranormais (Siddhis) através de exercícios com esse fim.
Espectaculares são as Levitações que alegadamente os praticantes de Yoga mais avançados conseguem fazer - erguendo-se no ar com as pernas dobradas. Este fenómeno encontra-se registado em gravações de vídeo de má qualidade, nas quais se pode ver pessoas que mantiveram uma posição rígida e, estiveram a meditar, até que subitamente - com um sorriso de orelha a orelha - começam a saltar como sapos. Uma actividade muito invulgar e digna de atenção, já que saltam graças à contracção dos músculos - um singular efeito físico-cinético, mas não psicocinético.

O Curandeiro que Pairava no Ar
São esporádicos os relatos de Levitação realizada por Xamãs em transe. Na década de 1970, o realizador alemão Rolf Olsen conseguiu filmar a suposta Levitação de um curandeiro do Togo. Nana Owaku preparou-se para a realização deste feito extraordinário através de rituais e, Meditação. Desenhou a sua posição na areia e, delimitou-a com um círculo de fogo, depois de os «Espíritos do Rio» demonstrarem aceitar a revelação das suas capacidades. À noite, acompanhado pelo ressoar ritualista dos tambores, Nana Owaku elevou-se várias vezes no ar. De braços e pernas esticados e bem abertos, parecia ser puxado para cima e para o chão como uma marioneta.
Os operadores de câmara filmaram-no de vários ângulos. numa tentativa de excluir a hipótese de qualquer tipo de fraude. Terão também afirmado que, não se deram conta de qualquer manipulação efectuada por meio de cordas ou estacas de apoio, porém o filme não é, de todo, uma prova irrefutável da veracidade do fenómeno.

Buda, Jesus, São José Cupertino e tantos outros que, à semelhança deste Nana Owaku certamente, se terão induzido neste estranho fenómeno da Levitação em algo que ainda hoje nos é completamente confuso e diletante talvez, de uma certa polémica. Havendo ou não esse tal poder mediúnico ou extra-sensorial que assim se concerne nestas pessoas em Levitação premente, há que reiterar a consciência também de uma maior investigação - no que já se conhece do que os Siddhis igualmente repercutem. Em tudo isto apenas se poderá acrescentar que, para além dos já habituais consentimentos de uma sociedade científica moderna, se terá de aludir a mais e renovadas experiências para esta autenticidade e, concludente identificação do fenómeno apresentado. Acredita-se que, nenhum dos mais sonantes nomes aqui focados, terão manipulado ou sequer ludibriado os seus seguidores e presentes na época, sobre esse mesmo fenómeno em Levitação assente. Buda, Jesus ou mesmo São José Cupertino não o terão feito, indubitavelmente!
Assim sendo, e confiando que num futuro próximo se acrescentará algo mais a este estranho e mui enigmático fenómeno da Levitação, todos possamos vivê-lo também numa outra e maior consciência dos nossos dias em confluência directa com um maior conhecimento da e, na Humanidade! Assim seja então!

Sem comentários:

Enviar um comentário