Translate

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

A Profecia Papal


Bispo Irlandês Malaquias O`Morgan

Profetizando que, o último Papa seria Petrus Romanus, concretizar-se-à tal, ante tamanha perspectiva na actualidade desta se ver cumprida? Estarão as profecias falsificadas - sendo posteriormente escritas por outros - no que se induziu e, traduziu destas, sem haver de facto um grande rigor e veracidade do que compunham? Haverá efectivamente escritos e textos plagiados sob a égide do nome de Nostradamus, uma vez que este se tornara tão célebre e quase epicamente referido em todas elas?

Profetas Verdadeiros/Profecias Falsas
Durante o Renascimento, as profecias misturavam-se com as artes divinatórias. As Ciências Emergentes ainda não tinham explicação para numerosos fenómenos. Eram consideradas uma espécie de «Magia Natural», que fazia parte de uma enigmática simpatia divina de todas as coisas.
A partir das linhas da mão deduziam-se futuros acontecimentos na vida de uma pessoa. Filósofos e Naturalistas imaginavam sistemas com os quais pretendiam indagar os destinos pessoais.

Profecias Falsificadas
A combinação da Alta Profecia com técnicas divinatórias simples, fez então com que se abusasse cada vez mais das capacidades proféticas.
A falsificação de profecias estava na ordem do dia: utilizavam-se textos proféticos já conhecidos, completando-os e, actualizando-os. As falsificações que consistiam, por exemplo, em usurpar o nome de Nostradamus eram muito correntes. Outros, aproveitando a popularidade do visionário, punham o seu nome em escritos plagiados - como demonstram as falsificações francesas que se publicaram sob o nome de Thomas-Joseph Moult - uma personagem cuja existência histórica não se pode demonstrar.
As profecias de Nostradamus eram descaradamente citadas para se provar a veracidade das previsões falsificadas.

Profecias sobre Futuros Papas
Na época da Reforma e da Contra-Reforma, uma colecção de profecias gráficas sobre futuros Papas desempenhou um papel importante, tendo sido atribuída ao Abade, Gioacchino de Fiore (1130-1202). Esta, levou mesmo Paracelso (1493-1541) a elaborar uma interpretação própria. Tal como o autor desconhecido da profecia gráfica, o grande erudito desejava o revigoramento do Papado.
No final do século XVI e começo do século XVII, estas profecias que consistiam em 30 alegorias - representações de figuras com breves textos misteriosos - foram utilizadas em Itália, como um Oráculo para as iminentes eleições Papais.
Também a famosa Profecia Papal atribuída ao santo Malaquias (1094/5 -1148) - o Arcebispo da Irlanda - foi na realidade escrita em finais do século XVI e, impressa pela primeira vez em 1595. A falsificação é facilmente detectável: nas diversas entradas do Papa Celestino II (1143-1144) até ao Papa Urbano VII (1590), estão incluídos os respectivos lugares de nascimento, escudos e apelidos familiares - e títulos cardinalícios - enquanto os Papas posteriores são apenas caracterizados com alusões pouco claras, que acabavam por deixar ao leitor a tarefa de encontrar eventuais coincidências. Apesar de tudo isto, hoje em dia ainda se invoca a «Profecia de Malaquias» para o início do Fim do Mundo iminente - sendo que, o actual Papa Francisco, seria (ou será...?) o último Papa antes do fatídico desastre.

O Círculo Profético
À luz das Profecias Papais falsificadas atribuídas a Gioccchino de Fiore, a maioria dos intérpretes e comentadores dedicou-se à identificação histórica dos Pontífices representados.
Alguns defendiam que os Papas tinham sido previstos na ordem correcta. Para outros, as profecias deviam entender-se de uma forma cíclica. Estes «Círculos Proféticos» regressariam continuamente à origem e, gerariam desta forma, novas explicações de dados ocultos.

Previsão
A antiga arte da Quiromancia - a previsão a partir das linhas da mão - converteu-se, através da associação astrológica das linhas e, protuberância da palma da mão com os planetas, em toda uma Ciência, que inclusivamente chegou a ser uma disciplina universitária durante a época do Barroco.
Da mesma forma, estava também difundida a técnica de prever o destino pessoal a partir dos sulcos no rosto (Metoposcopia). Neste caso também se tratava de deduzir os rasgos da personalidade e, a evolução posterior da pessoa observada, através da associação das feições do rosto com os planetas - seguindo as propriedades astrológicas dos corpos celestes.
Uma inflexão da linha de Marte na mão de um general, poderia indicar uma possível e futura batalha com um desenlace negativo.

Falsos Profetas
A modalidade mais frequente da falsificação é a mudança das datas das profecias. Um exemplo disso, é o de um tal Philipp Theodatus Olivarius, cujas previsões teriam supostamente antecipado detalhes da vida de Napoleão Bonaparte. Dizia-se que, as suas profecias datavam de 1542, mas na realidade foram escritas e publicadas em 1820. Também a Profecia de Orval, foi posteriormente atribuída a um eremita  do século XVI no Mosteiro Cisterciense de Orval. Esta, trata exclusivamente do destino da França entre Napoleão e, a Aparição do Anti-Cristo. Está demonstrado que certos acontecimentos históricos são registados posteriormente numa linguagem críptica - como se fossem antigas profecias!

"PETRUS ROMANUS IN PSECUTIONE, EXTREMA S. R. E. SEDEBIT PETRUS ROMANUS QUI PASCET OVES IN MULTIS TRIBULATIONIBUS: QUIBUS TRANSACTIS CIVITAS SPETICOLLIS DIRUETUR, INDEX TREMENDUS IUDICABIT POPULUM. FINIS." ( Na derradeira perseguição da Santa Igreja Romana estará sentado (no sólio de Pedro, Pedro Romano), que apascentará suas ovelhas em meio a múltiplas atribulações, as quais transcorridas, a cidade das sete colinas destruída, o terrível Juiz julgará o Povo. Fim.)                                    -   Profecia de Malaquias  -

Malaquias O`Morgan nasceu em Armagh por volta de 1094/5 na Irlanda. Foi ordenado aos 25 anos de idade - sendo Bispo e Arcebispo da Irlanda depois - numa intensa dedicação e entrega total à causa e crença católicas por toda a Irlanda. Profetizou inclusive a sua morte ao anunciar que morreria no dia 2 de Novembro de 1148, no Mosteiro de Colrivaux. Terá clamado então: "Serei despojado do meu corpo no dia dois de Novembro do ano de 1148!" - E assim se cumpriu.
Segundo Malaquias, o último Papa assistirá ao Fim do Mundo na perseguição final da Santa Madre Igreja em que reinará Pedro, o Romano, que alimentará o seu rebanho sob muitas atribulações, após o qual a cidade das colinas (Roma) será destruída e, o Juiz terrível julgará o Povo!

Terão sido estas as imagens da Irmã Lúcia ao proferir ter visto a terrível paisagem do Inferno sobre a Terra e, sobre um homem de branco vestido (Papa)?...E, a não ser concedida a igual graça ao Papa Francisco - no actual Papa vigente - e esta profecia poderá ser efectivamente cumprida. Ou não...? E, registar-se igual milagre, à semelhança do santo Papa João Paulo II que foi poupado à balística mortal de dois lances apenas ao lado do coração - em projéctil que se enunciaria certeiro - caso não tivesse havido a intervenção divina da Virgem Maria ou Nossa Senhora de Fátima em desvio da mesma.
Não sei dizer se o Bispo Malaquias terá prenunciado ou não esta tão profunda e cruel profecia sobre o Papa - que apregoa ser o último do Papado, no Pedro, o Romano e...sobre Roma - mas efectiva-se sobre isto, uma temeridade frutuosa em mentes frágeis e imaginação igualmente prolifera, no que todos receamos eventualmente que venha a acontecer, seja na Praça de São Pedro...seja em qualquer outro espaço terrestre. E, com o venerando Papa Francisco ou outro qualquer que se lhe siga...perfurando essa mesma irrefutável certeza destas profecias se cumprirem além os tempos. Seja como for, e estando todos nós em máxima alerta dessas investidas diabólicas, vindas de um qualquer juiz da Terra ou do Céu, que assim possamos erradicar de nós e em todos, essas mesmas agruras de coração temente. Mesmo para quem não é crente, assim acredito também pensar. Deseja-se um mundo farto de alegria, paz e bonança e não o contrário...como infelizmente vai sucedendo nos dias que correm. Por tudo isto, apenas posso acrescentar que, profética e proficientemente (ou não) desejo sinceramente também que a paz singra e todas estas previsões malditas se extingam no tempo, quanto as suas fraudulentas intenções de nos desassossegarem as almas de boa-ventura, de boa esperança! E que a Humanidade permaneça em paz! Assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário