Translate

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

A Sabedoria da Terra


Parque Nacional da Peneda-Gerês (Serra do Gerês)       Terras de Bouro - Minho       Portugal

Que fluxo energético é este, capaz de se contrapor a vibrações negativas e bloqueios - fornecendo e fortalecendo em simultâneo - energias positivas? Que poderes possuem as águas no pacífico efeito de acalmia e, harmonia, do organismo humano e sua psique? Que noções místicas são estas que tanto equilíbrio e placidez nos dão ao caminharmos por entre estes desvios, numa paz imensa e, interiorização incomuns?

Geomancia - A Arte dos Lugares Sagrados
Na construção e e decoração de apartamentos e moradias, na criação de zonas de trabalho e na disposição espacial das varandas - parques e jardins - estão constantemente a ser aplicadas as velhas leis da Geomancia («a Sabedoria da Terra»).
Trata-se do estudo daquilo que é a atitude certa a tomar, no lugar certo, no tempo certo e com a orientação certa. As experiências dos nossos antepassados poder-nos-ão ajudar a encontrar Felicidade, Saúde e Harmonia, bem como um modo de relacionamento equilibrado com as outras pessoas e, todos os seres vivos! Os Geomantes defendem que, uma tal relação com o ambiente que nos envolve - e com a Terra em geral - poderá conferir ainda mais força àquilo que fazemos.

Materiais Naturais
Lilian Too (n. 1955), geomante e especialista em Feng Shui, desenvolve a sua actividade na Malásia, onde presta aconselhamento a grandes empresas ao nível do planeamento, localização e implementação das suas sedes e instalações. Lilian Too aconselha a que, antes de se proceder à construção, o terreno onde a empresa irá ser implantada deverá ser minuciosamente examinado em busca de zonas de perturbação energética. Por exemplo, veios de água subterrâneos, para além de se prestar particular atenção, à orientação segundo os Pontos Cardeais.
Consoante o caminho que o Sol descreve no Céu, assim se altera a corrente das energias que fluem através de um edifício. Como materiais de construção, Lilian Too recomenda o uso de produtos naturais, como a madeira, os tijolos, o granito e o vidro.
Os seus conselhos são também direccionados a donos de obras particulares. Ao decidir-se a disposição das divisões de uma casa, dever-se-à ter em conta exactamente, quem é que vai utilizar maioritariamente determinada divisão e quais as actividades que aí deverão ser fomentadas e, estimuladas: uma sala de estar na parte norte da casa, difunde sobretudo uma sensação de calma e tranquilidade, ao passo que uma divisão virada a sul transmite calor e fogo, sendo assim mais propícia a relações sociais.

Cores Harmónicas
A Filosofia da Geomancia baseia-se na tendência para as formas redondas, pois são na verdade as mais seguras quando contra elas se dá um embate: Arcos por cima de portas e janelas, linhas arqueadas em lugar de pontos pontiagudos, um design fluido e suave ao nível dos móveis.
As cores adoptadas para o ambiente doméstico que nos rodeias são também importantes e, merecem algumas considerações. Assim, por exemplo, o Vermelho é uma cor que possui um efeito estimulante, ao passo que o Verde é tranquilizador.
Os objectos em casa podem influenciar o livre fluxo das ideias, pelo que deverá ser dada especial atenção à decoração interior da habitação.

A Água Tranquiliza
Os Geomantes recomendam também o aproveitamento das energias subtis da água. Um aquário poderá contribuir em grande escala para a criação de uma sensação de beleza e, harmonia.
As plantas que se encontrarem no seu interior fornecerão oxigénio fresco, os delicados movimentos dos peixes tranquilizam a alma e o espírito.
Um repuxo no interior de uma divisão ajudará a aumentar a humidade do ar, para além de produzir um som com efeitos verdadeiramente salutares. Uma grande tina cheia de água - no interior da qual flutua uma única planta - poderá servir como foco de concentração e para equilíbrio das energias.
Também no jardim, um pequeno lago ou um repuxo poderá transformar as energias negativas em positivas. Um fluxo de água a correr lentamente em redor da casa constitui assim uma excelente defesa.

Espelho dos seus Habitantes
Na opinião da terapeuta e psicóloga Denise Linn (n. 1958) o interior de uma casa deverá ser um local de força, de criatividade e de refúgio, um local em que se espelha a consciência daqueles que a habitam.
Aqueles que adoptarem e tentarem pôr em prática este ponto de vista ganharão então a consciência de que, um lar, se compõe de energia e de que este não pode ser visto dissociado daqueles que o habitam.
De acordo com os velhos ensinamentos da Geomancia, as casas constituem seres criativos e, em processo de evolução. Vivem e crescem com os seus moradores e, mediante o modo como são concebidas e organizadas, convidam a uma determinada maneira de encarar e lidar com a existência.

Um Lar Terapêutico
Um Lar implica uma grande variedade de espaços, de energias emocionais e etéreas. Enquanto local de refúgio deverá ser propício à felicidade e ao repouso.
Os pensamentos e os sentimentos dos seus moradores - e dos convidados - são influenciados não só pela organização espacial da casa como também pelos móveis, pelas cores e pelas plantas aí existentes.
O fogão na cozinha representa o Elemento-vital, por isso deverá ser tão grande quanto possível. O Fogo utilizado deverá preferencialmente ser natural, pois os fornos eléctricos e os de microndas formam campos electromagnéticos que causam perturbações.
O quarto deverá possuir no seu interior elementos animados e alegres, para que seja um prazer acordar aí e se possa começar o dia de um modo positivo.
Uma iluminação suave confere tranquilidade e intimidade, e as plantas fortalecem as energias positivas.

A existência de repuxos no interior da casa - e no jardim - provoca um fluxo energético capaz de se contrapor a vibrações negativas e bloqueios, ao mesmo tempo que fortalece as energias positivas. Muito embora estas noções místicas - provenientes dos sábios ensinamentos orientais - não possam ser comprovadas por métodos científicos, a Medicina e a Investigação reconheceram (pelo menos) que o murmúrio da Água - como Elemento e fluido - possui um efeito calmante sobre o organismo e a psique do ser humano!
A Geomancia reúne conhecimentos antiquíssimos acerca da interacção dos Elementos e, energias, com as mais recentes investigações dos nossos tempos no campo do bem-estar. Haverá que reunir condições e esforços para que esse mesmo bem-estar se unifique em nós como uma simples e ordeira regra a seguir, instituída também em nós. Tudo o que seja para uma melhoria ambiental e de harmonia interior e exterior do que nos rege na vida, será efectivamente positivo. Seja nas nossas casas, seja em passeio ou visita circunstancial por parques, jardins ou paisagens surpreendentes como as da Serra do Gerês, sentindo que nesta fazemos parte integrante em beleza e paz, só temos mesmo de o repercutir depois em nós - na nossa vida quotidiana. Escritórios, habitações, lugares exteriores...tudo na bela arte da Geomancia que nos reporta a locais sagrados - mesmo os de dentro de nossas próprias casas em individualização e específica sintonia com o que mais nos agrada nestas. Fogo, Água, Ar, Terra e Metal os cinco Elementos que agora conhecemos como essenciais na plenitude de nossas acções e sentimentos - do nascimento à morte física. Tudo equilibrado ou em reequilíbrio com a nossa própria natureza interior e, uma outra em esfera global de Natureza assaz reveladora, benevolente e apaziguadora em todos os seres humanos. Assim se deseja, assim se espera que se cumpra em todos nós, Humanidade, nessa mesma amplitude de corpo e alma! E que para sempre assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário