Translate

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

A Transmissão Telepática


Ilustração Cerebral da Telepatia (ou Transmissão Telepática) e Ondas Electromagnéticas

Que energia é esta que, através da actividade normal do cérebro, é produzida num determinado tipo de ondas, sendo estas - por hipótese - a base para a Transmissão Telepática no ser humano? E, a não ser assim, possuindo características físicas - energia psíquica - comparáveis às Ondas Electromagnéticas, propagar-se-à livremente pelo espaço, fundamentando a dita Transmissão Telepática? Haverá ou não correlação entre as ondas de rádio (a existirem de facto) produzidas pelo cérebro e, os fenómenos de acção psíquica à distância?

Telepatia e Ondas Electromagnéticas
As tentativas que foram feitas de fornecer uma explicação para a Telepatia de acordo com as Leis da Física, tiveram como resultado que se propusesse que, as imagens imaginadas, eram inexplicavelmente transmitidas como se de Ondas Electromagnéticas se tratasse.

Hans Berger e a Energia Psíquica
Com base na observação de que, no decurso da actividade normal do cérebro é produzido determinado tipo de ondas, já em 1887 o filósofo e psicólogo polaco Julian Ochorowicz (1850-1917) levantou na sua obra intitulada «A Sugestão Mental», a hipótese de que estas ondas se propagavam de modo uniforme pelo espaço e que, sob determinadas condições, poderiam num outro cérebro dar origem a um processo mental análogo e, correspondente.
Numa obra publicada na fase final da sua carreira, em 1940, o neurofisiólogo e psiquiatra Hans Beeger (1873-1941), responsável pela descoberta da actividade eléctrica no cérebro - registada por meio da electroencefalografia - pegou na ideia de Ochorowicz.
Berger partiu do pressuposto de que existia uma «Energia Psíquica» que acompanhava os processos conscientes. Esta forma de energia possuía características físicas, comparáveis às Ondas Electromagnéticas, e estava sujeita à lei da conservação da energia. Para Berger, a Energia Psíquica, que se pode propagar livremente pelo espaço, constitui o fundamento da Transmissão Telepática - realizada por uma ressonância provocada num outro cérebro.
Em todo o caso, Berger não forneceu respostas quanto à razão pela qual esta forma de energia - ao contrário das Ondas Electromagnéticas - é independente do factor da distância, não tendo esta portanto qualquer influência no fenómeno da Telepatia. Também não soube explicar de que modo se processa a ressonância entre dois cérebros, nem tão-pouco os critérios de acordo com os quais é seleccionado aquilo que, é efectivamente é transmitido por Telepatia e aquilo que não é.

A Natureza Física da Telepatia
Na verdade, as manifestações eléctricas no cérebro são muito ténues. Com efeito, a gama de ondas aí registada, situa-se bastante abaixo da, das frequências de radiodifusão e mesmo abaixo do limite de audibilidade.
A frequência média das chamadas «Ondas Alfa» é de 10 Hertzs. Um tal sinal electromagnético seria rapidamente abafado pelo nível de ruído ambiente já a poucos milímetros de distância da superfície craniana.
Nessa altura ainda Berger não tinha conhecimento das investigações levadas a cabo pelo fisiólogo russo Leonid Vassiliev (1891-1966) no Instituto dos Estudos do Cérebro, em Leninegrado - na década de 1930 - uma vez que só muito mais tarde estas foram divulgadas.
Vassiliev andava a tentar averiguar a natureza física da Telepatia. O psiquiatra italiano Ferdinando Cazzamalli defendera anteriormente que, no fenómeno da Telepatia, eram produzidas ondas de rádio com um determinado comprimento de onda. Vassilev pretendeu confirmar esta tese e, tendo em conta que a sua existência era demonstrável, quis determinar exactamente o comprimento das Ondas Electromagnéticas. Para tal socorreu-se do método da Hipnose à distância que, Pierre Janet já antes introduzira com sucesso.

Hipnoses à Distância
As experiências levadas a cabo por Pierre Janet (1859-1947) no final do século XIX, serviram de base para investigar as questões relacionadas com a Telepatia, nomeadamente se esta se processava através da transmissão por Ondas Electromagnéticas.
Janet conseguiu levar Léoni, uma pessoa que se sujeitou às suas experiências, a cair num sono hipnótico apenas mediante o seu poder de sugestão. Para afastar a possibilidade de se estar perante uma sensibilidade anormalmente elevada dos órgãos sensoriais, estas experiências de Sugestão Mental, foram realizadas estando Janet separado de Léoni por uma grande distância.
A partir de Paris e a horas aleatoriamente escolhidas, Janet concentrava-se em Léoni - a mais de 300 quilómetros de distância - com a intenção de induzi-la num sono hipnótico.
Para espanto seu e, de um médico que vigiava Léoni, Janet conseguiu realizar a hipnotização mesmo a uma distância tão vasta como aquela, algo que apenas podia ser explicado com base na possibilidade de se ter efectuado uma Transmissão Telepática!

As Experiências de Leonid Vassilev (em relação à Sugestão Mental)
Vassiliev colocou uma pessoa facilmente hipnotizável numa gaiola de Faraday, de modo a conseguir isolá-la por completo de quaisquer radiações electromagnéticas. Esta blindagem foi sendo sempre melhorada e, testada com todo o rigor, quanto à sua impermeabilidade electromagnética.
A pessoa sujeita ao teste estava incumbida de, a um ritmo sempre igual, pressionar uma bola de borracha na sua mão até ficar sonolenta e adormecer. Depois de acordar deveria retomar de imediato a pressão rítmica exercida na bola.  A bola de borracha estava por meio de um tubo ligada a uma máquina chamada «Cimógrafo», que regista graficamente a pressão exercida sob a forma de uma curva.
Fora da gaiola de Faraday, o hipnotizador concentrava-se apenas em alturas prévia e aleatoriamente escolhidas, no sentido de a pessoa sujeita ao teste, se deixar cair num sono hipnótico. Logo que a ordem para adormecer foi emitida, os investigadores puderam verificar que o aparelho de medição passou a registar uma linha recta: a pessoa adormecera e deixara de pressionar a bola.
Também as ordens para acordar foram apenas pensadas - e de igual modo os investigadores puderam logo ver pelas oscilações registadas no Cismógrafo que a pessoa voltara a acordar - e desde logo recomeçara a pressionar a bola.
Numa das diversas experiências realizadas, tanto o hipnotizador como a pessoa hipnotizada se encontravam em câmaras separadas, ambas com blindagem electromagnética. Estabelecer qualquer contacto por meio dos órgãos sensoriais era perfeitamente impossível, bem como qualquer transmissão electromagnética. Ainda assim registaram-se os mesmos resultados. Para obter uma certeza absoluta, Vassilev procedeu também a várias experiências isoladas, realizadas a grandes distâncias - que também se destacaram pelos resultados positivos conseguidos.
A maior distância a que se logrou realizar uma hipnose bem-sucedida foi 1700 quilómetros - entre as cidades de Leninegrado e Sebastopol.

Um Efeito Indesejado
Durante décadas, Vassilev teve de manter os resultados das suas investigações em segredo, uma vez que estes se demonstravam contrários à concepção materialista de natureza que imperava na União Soviética. Só aquando do degelo político de 1962, é que ele pôde torná-los públicos.
O objectivo da investigação consistia em explorar a natureza electromagnética dos processos telepáticos. Através das duas gaiolas de Faraday utilizadas e, das grandes distâncias, não poderia ter ocorrido uma hipnose induzida por Telepatia, mas ainda assim a Sugestão Mental parecia continuar a funcionar.
Deste modo, os cientistas soviéticos puderam contribuir com uma impressionante prova - tanto da existência da Telepatia como também do facto de que a sua ocorrência pode não assentar na transmissão de Ondas Electromagnéticas.
A partir dos resultados obtidos, Vassilev concluiu que as ondas de rádio produzidas pelo cérebro a que Cazzamalli se referia, caso realmente existissem, não tinham qualquer relação com os fenómenos de acção psíquica à distância. Se a Telepatia estivesse dependente de um qualquer portador energético, então este deveria possuir características que lhe permitissem  propagar-se, cobrindo grandes distâncias e vencer quaisquer obstáculos. Vassilev conclui as suas considerações com as seguintes palavras: "Quer isto dizer que, há que procurar algo diferente, algo novo. Na História da Ciência, já por diversas vezes sucedeu que a descoberta de novos factos, impossíveis de ser esclarecidos por meio dos conhecimentos até então disponíveis, veio revelar facetas imprevisíveis da nossa existência!"

Cazzamalli - E as Ondas Electromagnéticas do Cérebro
Na década de 1920, o neurologista italiano Ferdinando Cazzamalli (1887-1958) levou a cabo investigações para determinar se a Telepatia se baseava numa transmissão electromagnética proveniente do cérebro, como já se referiu.
Os fenómenos eléctricos no cérebro, que mais tarde puderam ser registados com o recurso a um electroencefalógrafo, não eram ainda conhecidos. No âmbito de uma das suas experiências, Cazzamalli colocou um posto-receptor de rádio no interior de uma gaiola de Faraday, juntamente com epilépticos, histéricos e uma pessoa com dotes paranormais. Muito embora estivesse posta de parte a possibilidade de uma transmissão radiofónica, eram audíveis alguns ruídos no aparelho receptor de rádio.
Cazzamalli concluiu que, emissões de Ondas Electromagnéticas de comprimento curto - chamou-lhes «Ondas de Rádio Cerebrais» - poderiam ter lugar a partir do cérebro sob determinadas condições.
Estas ondas eram a base para...as Transmissões Telepáticas. Os resultados de Cazzamalli, no entanto, nunca foram confirmados por outros investigadores.

Assim sendo, só nos resta continuar na perseguição de novos dados e consequentes resultados posteriores de toda uma intensa e pormenorizada análise e, investigação, sobre a efectiva Transmissão Telepática ser ou não de origem de, Ondas Electromagnéticas. Ou...de algo mais que, supostamente e de futuro, se venha a consagrar como prova concludente disso mesmo. A bem da continuada pesquisa e averiguação analítica de todos os insondáveis segredos - ainda - desta Transmissão Telepática no ser humano, assim desejamos que se faça; a bem da Humanidade! Assim seja então!

Sem comentários:

Enviar um comentário