Translate

terça-feira, 5 de agosto de 2014

A Tríade Extra-Sensorial


Pintura de Leonardo da Vinci - Mona Lisa (A Gioconda)             Museu do Louvre - Paris            França

Este tão enigmático sorriso que tanto se tem especulado sobre ele, terá sido mandado pintar, erigido sob a égide da tela e do pincel, numa rara proveniência de clarividência em sonho adquirido e, vivido? Terá sido intervenção divina, estelar ou outra qualquer coisa indefinível ainda nesta orgia extra-sensorial de uma espécie de tríade de Telepatia, Clarividência e...Precognição???

Telepatia - Clarividência - Precognição
Clarividência ou Telepatia - No campo das capacidades extra-sensoriais, é por vezes difícil distinguir a natureza dos fenómenos. Na experiência que se segue, havia sempre uma pessoa sem ser o sujeito experimental que conhecia o lugar descrito, o que poderia permitir uma transmissão de pensamentos.
Em 1961, o parapsicólogo norte-americano Milyn Ryzl, oriundo da antiga Checoslováquia, pediu ao sujeito experimental Ctibor S. - previamente hipnotizado - que entrasse em pensamento num edifício que desconhecia, situado a um quilómetro de distância.
Tratava-se da cripta de uma igreja. As paredes, formadas por grandes blocos, tinham compartimentos iguais para os caixões. As flores e as velas davam-lhe um ambiente de cemitério. Ctibor disse:
- "Nas paredes há estantes de livros ou coisa assim (...) compartimentos independentes (...) uma espécie de bloco grande contendo dentro subdivisões independentes (...) tenho a sensação de estar num cemitério (...)."

Telepatia
A 12 de Abril de 1951, uma colaboradora do parapsicólogo alemão Hans Bender anotou o seguinte no seu diário dos sonhos: «O quadro da Mona Lisa está pendurado na parede; em frente encontra-se um homem alto, de cabelo grisalho. De repente vira-se para mim e pergunta-me surpreendido; "Agora é você a Mona Lisa ou é a do quadro?"» Dois dias depois recebeu uma carta de Paris - enviada por uma pessoa que conhecera de passagem - e que lhe contava que estivera no Louvre, onde, ao ver o quadro da Mona Lisa, se apercebera da semelhança entre as duas.
Alguns casos não permitem uma distinção clara entre Telepatia e Clarividência. A informação pode provir de pessoas que participaram nos acontecimentos (Telepatia) ou ser percebida sem «intervenção alheia» (Clarividência).
Conta-se que, no dia 7 de Outubro de 1571, para grande espanto de todos os presentes, o Papa Pio V (Pontífice entre 1566 e 1572) interrompeu uma sessão do Tribunal do Consistório com as seguintes palavras: "Chegou a hora de dar graças a Deus pela grande vitória que nos concedeu frente aos Turcos."
Por essa altura, as frotas cristãs sagraram-se vitoriosas na importante batalha naval de Lepanto.

Precognição
Na noite do dia 11 de Maio de 1812, um inglês chamado Williams sonhou por três vezes que Lorde Spencer, chanceler do Tesouro Britânico de 1809 a 1812, era assassinado no vestíbulo da Câmara dos Comuns. Williams descreveu pormenorizadamente tanto o lugar como o Lorde - apesar de nunca ter visto nem um nem outro.
No dia seguinte, Lorde Spencer foi realmente abatido na Câmara dos Comuns por John Bellingham. Mas o aspecto estranho do sonho não se prende apenas com o seu conteúdo precognitivo; na verdade, era quase uma «impossibilidade», pois naquele tempo nenhum lorde inglês se deixaria ver no vestíbulo dos Comuns.

Na década de 1930, Joseph B. Rhine estudou o fenómeno da Clarividência, realizando experiências com cartas. Na década de 1960, o parapsicólogo norte-americano Charles Tart, criou então um aparelho electrónico com o propósito de treinar os poderes paranormais.
Quanto ao referido quadro da célebre Gioconda ou Mona Lisa - pintado pelo não menos célebre Leonardo da Vinci, entre 1503 e 1506 - criaria na actualidade a mais enigmática confusão entre cientistas, estudiosos e outros entendidos sobre a verdadeira eloquência do sorriso desta figura feminina. Ainda hoje se especula sobre a origem e todo o pragmatismo envolvente sobre esta medieval Mona Lisa em que se impõe nesta beldade sorridente, a concreta objectivação de um sonho clarividente. Sendo ou não esta a sua proveniência - em sorriso e condição sublimes - a verdade é que se trata efectivamente de uma bela pintura! Terá Leonardo da Vinci sonhado com a diva e, por vias pictóricas assim a ter eternizado na tela? Terá este extraordinário pintor do Renascimento - «Uomo Universale» - sido a verdadeira encarnação dos deuses em suma divindade no expoente máximo de todo um lato conhecimento?...

Leonardo da Vince teve um sonho infantil que igualmente se eternizaria e, aludiria a esta espécie de tríade extra-sensorial e que, Sigmund Freud escreveria então por volta de 1910 referente a esse mesmo famoso sonho: «A Recordação Infantil de Leonardo, o primeiro estudo psicobiográfico do artista em que inclui uma leitura psicanalítica desse sonho». Era então: "Entre as recordações mais remotas que conservo da minha infância, quando me encontrava no berço, pareceu-me que um milhafre descia sobre mim, me abria a boca com a cauda e agredia várias vezes com ela no interior dos lábios. E parece ser esse o meu destino."
Segundo Vasari, que conviveu com alguns dos seus discípulos e ajudantes, Leonardo tinha sido tão belo, afável, generoso, excelente conversador e querido de todos como circunspecto e, de hábitos solitários.
A infinidade de anotações pessoais que o Florentino da Vinci nos deixou, e muitas outras fontes, insiste nesse duplo sentido, mas salientando uma personalidade variável e instável, cínica, auto-suficiente, desconfiada, que erigia barreiras pessoais, tendia para o distanciamento e, impassibilidade acerca de qualquer ocorrência. Era extravagante no vestuário e no comportamento. Era igualmente um firme vegetariano (não comia nada com sangue, nem queria molestar qualquer ser vivo), em virtude da sua crença na «Metempsicose» (a ideia da Transmigração das Almas, própria da doutrina Pitagórica!).

Um ser extraordinário! Controverso, super-inteligente e, extremamente avançado para a sua época que nos restará dizer deste supra-sumo e magnânimo Leonardo da Vinci...? Que foi um super-deus? Que foi um sonhador, um exímio em todas as artes e estudos em conhecimentos incríveis que só os deuses ou poderes estelares lhe confinaram...? Sapiências sonhadas ou havidas na sua vivência de homem muito à frente do seu tempo, que assim terá elaborado a sua tese de vida em perfeição e ascensão evolutivas? Acredita-se que sim. E que, por toda a Humanidade assente em nós, e sobre a Telepatia, Clarividência e Precognição se façam eclodir mais cérebros destes, semelhantes no uso e abuso desses poderes ou dessas funções divinas, cósmicas ou estelares que a divina providência, se encarregará de nos ofertar! Para todo o sempre...que assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário