Translate

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

A Aurora Dourada

 
Símbolo da Ordem Hermética da Aurora Dourada (Golden Dawn)

"Ordo Roseae Rubeae et Aureae Crucis" (Ordem da Rosa-Rubi e da Cruz de Ouro)

Que Ordem Secreta era esta - em membros e seguidores de si - no que ainda hoje se mantém sem que os seus Ensinamentos se tenham perdido no tempo? Que Ensinamentos eram então esses? Seriam eles, os seus membros e seguidores, os detentores da verdadeira Ciência Secreta - ou somente - uma outra indiciadora vertente de Ordem crepuscular, apelidada inversamente de: Aurora Dourada?

A Ordem Hermética da Aurora Dourada/A Golden Dawn
No século XIX, a visão materialista do mundo teve como contraponto a intensificação do interesse pelo Ocultismo. Grupos de Mações, Teósofos, Espiritistas e Rosas-Cruzes invocavam a duvidosa origem histórica de uma «Ciência Secreta» que queriam preservar do esquecimento.

A Moda das Associações Secretas
As sociedades secretas estavam muito na moda. Em 1888, foi fundada em Inglaterra a «Hermetic Order of the Golden Dawn» (Ordem Hermética da Aurora Dourada), que teve uma grande influência noutras Sociedades Secretas e, nas formas modernas de Magia e Ocultismo.

Fundadores da Golden Dawn
A Golden Dawn, que pretendia preservar a tradição Esotérica Ocidental, foi uma criação espiritual do doutor William Wynn Westcott (1848-1925), um médico legista londrino muito interessado no Ocultismo. Os outros dois fundadores foram o doutor William Robert Woodman (1828-1891), médico reformado, Rosa-Cruz e, apaixonado cabalista; e Samuel Liddell MacGregor Mathers (1854-1918) - o verdadeiro Mago da Ordem - responsável por converter a Sociedade Secreta numa Ordem Mágica com complicados rituais de iniciação que davam acesso a diferentes graus de Conhecimento Esotérico.

Rituais Complexos
Os Rituais e Ensinamentos da Golden Dawn baseiam-se no «Cipher Manuscript» («Manuscrito Cifrado»), um documento supostamente antigo e escrito em código - contendo os rituais de uma Sociedade Secreta. Na verdade, trata-se do texto de um Mação contemporâneo inglês, que o redigiu em forma de mensagem codificada para uma Sociedade Secreta que nunca chegou a ser fundada.
Westcott e Mathers desenvolveram a partir dele uma série de Rituais Mágicos. Os Ensinamentos, provas de Iniciação e, graus da Golden Dawn, vieram a constituir um modelo para todas as Sociedades Ocultistas posteriores.

A Ordem Interior
Ao princípio, a Golden Dawn ensinava sobretudo os fundamentos da Cabala, a Astrologia, o simbolismo da Alquimia, a Geomancia e o Tarô.
Estes Ensinamentos da «Ordem Exterior» não eram secretos e abarcavam apenas uma pequena parte da suposta Ciência Mágica. A partir de 1891, a Magia Prática, passou a fazer parte do Conhecimento Esotérico transmitido aos adeptos.
Foi nesta altura que MacGregor Mathers assumiu a direcção da Ordem e, desenvolveu um sem número de Rituais Iniciáticos para os adeptos do grau inferior.
Após a Iniciação nos primeiros cinco passos  da Iluminação Esotérica, ingressava-se na Segunda Ordem, a «Ordem Interior» ou «RR ou AC» (Ordo Roseae Rubeae et Aureae Crucis: Ordem da Rosa-Rubi e da Cruz de Ouro).

Associações Secretas e Teorias da Conspiração
A Golden Dawn atraiu inúmeras pessoas de diferentes origens, como o Dândi e Mago Aleister Crowley (1875-1947) ou o poeta e dramaturgo irlandês William Butler Yeats (1865-1939).
A Ordem conseguiu conservar a sua aura de mistério mesmo depois de várias querelas e divisões, porque o mundo acreditava que no coração da Golden Dawn existia uma «Terceira Ordem», formada pelos «verdadeiros detentores da Ciência Secreta», que não eram conhecidos e de quem ninguém podia aproximar-se. Este tipo de afirmações contribuiu para que a Golden Dawn e outras Sociedades Secretas semelhantes fossem associadas a várias teorias da conspiração, segundo as quais seriam os misteriosos «Grandes Iniciados» quem teria na mão o destino da Humanidade.
Seriam eles os fundadores e os impulsionadores das diferentes tendências intelectuais, religiosas, artísticas e económicas. Embora com muitas inovações, a Ordem Golden Dawn continua a existir ainda hoje. Em 1937, um dos seus membros Israel Regardie (1907-1985) tornou públicos os Rituais da Ordem - evitando assim que os Ensinamentos da Golden Dawn se perdessem para sempre.

A Magia na Época da Decadência
A verdadeira Tradição Hermética e Mágica dissolveu-se nas Ciências da Natureza depois do Renascimento. Entretanto, a Psicologia e os precursores da Parapsicologia Científica passaram a ocupar-se dos «resíduos do Misterioso».
As Sociedades Ocultistas do século XIX procuraram então uma maneira de adquirir «Conhecimentos Superiores» de forma misteriosa e, de usar a Magia, para exercer uma vasta influência no âmbito do fantástico!
Por meio das linguagens simbólicas e opacas da Alquimia e da Cabala, impressionavam-se as pessoas não informadas, mediante Rituais igualmente incompreensíveis.
O «Dogme et Rituel de la Haute Magic («Dogma e Ritual da Alta Magia») - obra do Ocultista francês Éliphas Lévi (1810-1875) - que apresentou a Nova Magia, como um conjunto insubstancial das linguagens simbólicas de várias religiões e tradições mágicas, no que foi um importante fundamento dos Ensinamentos da Golden Dawn.

As Ordens Secretas - como a Golden Dawn - afirmavam (muitas delas) ser capazes de convocar espíritos e obrigá-los a aparecer. Mas na altura, também já se faziam truques com espelhos côncavos ou por meio de projecções na câmara escura. Os mais exíguos de conhecimentos ou distantes de uma aceitação do que a Ciência já reportava em si, acreditavam piamente nestas experiências e Rituais (Internos e Externos) ao seu próprio conhecimento. Não era o caso do conhecido poeta, dramaturgo e ensaísta irlandês William Butler Yeats (Prémio Nobel da Literatura em 1923), tendo sido um dos mais fervorosos adeptos e Grão-Mestre da Golden Dawn. A sua intenção era criar para o seu país, a Irlanda, uma nova religião baseada nas ideias da Ordem.
Ainda hoje se registam estas posições e tomadas de consciência maiores que acabam invariavelmente em atitudes que se tornam por sua vez, mais ou menos desviantes de um propósito de vida mais correcto ou delinear. No entanto, há que evidenciar também o que estas Sociedades Secretas nos seus alicerces e à época realizadas e fundadas, se fundiam e ostentavam de Conhecimentos, Ensinamentos e mesmo determinadas regras que hoje nos são comuns, como as Ciências Naturais, a Medicina, a Astrologia, a Astronomia e tantas outras vertentes científicas. Aqui fica então o registo desta Ordem Hermética que se intitulava de Aurora Dourada (Golden Dawn) e que, ainda hoje, permanece em existência e certa regularização actual de uma «Nova Ordem Mundial» que, dizemos nós, se espera profícua, múltipla e homogénea e não...racista, xenófoba, partidária ou limitativa de qualquer ou alguma outra discriminação ou vertente sectária que divida a Humanidade. Pois então que, pelo bem desta (Humanidade) hajam muitas outras auroras douradas mas, de índole natural - e abençoadas - por todos nós, se com isso obtivermos mais e melhores conhecimentos sem obscurantismos deste passado recente em nós! A bem da Humanidade, assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário