Translate

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

A Bússola «Feng Shui»


Bússola Feng Shui (Lo P`an)

Haverá efectivamente a influência do Campo Magnético da Terra, a Energia Solar e, a Posição dos Planetas, como elementos essenciais a uma energia positiva de espaços e construções, sendo esta fortalecida pelas leis do «Feng Shui»? Havendo oito pontos cardeais, esta Bússola Feng Shui, representará então que energias? Será uma realidade que esta detecta até mesmo as Radiações Telúricas, veios de água e outras energias desfavoráveis em método Feng Shui? Possuiremos de futuro uma maior positividade ou optimização dos espaços se tivermos isso em conta...?

A Bússola dos Mestres de «Feng Shui»
O Feng Shui - o conhecimento das Forças da Natureza - promete Felicidade, Saúde, Sucesso e Riqueza. A Geomancia - a arte Chinesa dos processos espaciais  e temporais do Céu e da Terra, vive actualmente um período de florescimento no Ocidente.
Uma organização especial da casa, apartamento, jardins e espaço de trabalho conduz a um ambiente harmonioso que anula os conflitos ou, melhor ainda, nem sequer permite que eles surjam.

Harmonia Exterior/Harmonia Interior
O Feng Shui pode não só transmitir importantes impulsos para o desenvolvimento espiritual do indivíduo, como também influenciar eficazmente os comportamentos sociais.
A Energia Positiva de espaços e construções, que pode ser fortalecida pelas leis do Feng Shui, traz consigo novas transformações. Mas o emprego do Feng Shui (na prática, reorganizar móveis, pendurar prateleiras, espelhos e flautas de bambu o instalar pequenas fontes) por si só não transforma um pessimista num optimista. No entanto, estas transformações exteriores do meio ambiente são uma boa contribuição para uma transformação interior. Como em tudo na vida, também aqui é o espírito que domina a Matéria e não o contrário!

Felicidade, Saúde e Sucesso
O Feng Shui teve origem na Filosofia Tauista, mas no fundo existem ideias semelhantes em todas as partes do mundo onde se aceita a noção de que, o ambiente de um lugar, influencia o bem-estar.
Partindo da observação da Natureza, os Chineses desenvolveram determinadas directrizes para um comportamento e uma vida em harmonia com as leis e, os ciclos cósmicos e terrenos, cujo resultado natural é a Felicidade, a Saúde e...o bem-estar!
As próprias palavras «Feng Shui» (Vento e Água) encerram uma Astrologia, Numerologia e Escala de Medições - uma Teoria dos Elementos, um Quadrado Mágico, a Teoria da Paisagem (determinadas forças ideais de paisagem), diferentes teorias das cores, práticas mágicas e, a Filosofia do I Ching - uma arte de adivinhação com 3000 anos que remonta a antigas práticas Xamânicas e cujos símbolos constituem a origem do Pensamento Filosófico.
A influência do Campo Magnético «Feng Shui» parte do pressuposto de que tudo no nosso meio ambiente apoia ou levanta obstáculos à realização dos nossos objectivos. É portanto preciso conhecer estas leis naturais e, usá-las na nossa vida.
Com vista à aplicação das regras do Feng Shui no mundo ocidental, desenvolveram-se diversas variantes desta teoria com base nas instruções parcialmente pouco sistematizadas de alguns Mestres Asiáticos de Feng Shui.
Algumas das Correntes Estilísticas praticadas no Ocidente utilizam um bússola para avaliar as correntes de energia que atravessam um edifício. O Campo Magnético da Terra, a Energia Solar e a Posição dos Planetas são elementos considerados especialmente influentes.

Estrelas Voadoras
O Método da Bússola baseia-se na noção de que, os seus oito pontos cardeais representam outras tantas formas diferentes de energia. Este método é complementado pelo das Estrelas Voadoras: com a Bússola apontada à fachada da casa, constrói-se um diagrama de nascimento a partir da data de construção. Planeando ou modificando casas, apartamentos e jardins, os conselheiros de Feng Shui pode, com a sua longa experiência, obter resultados que contribuam claramente para o bem-estar dos seus habitantes. Os principiantes do Feng Shui devem, no entanto, começar por adoptar apenas um sistema e estudar bem as suas possibilidades e, limitações. Só então é aconselhável explrar outros métodos.

Equilíbrio de Tensões por meio do Yin e do Yang
Segundo a concepção tradicional chinesa, toda a vida é dominada pela relação de polaridade entre o Yin e o Yang, que também no Feng Shui desempenha um papel fundamental. Normalmente o Yin é interpretado como «o Feminino» e o Yang «o Masculino». Mas na verdade trata-se de antagonismos muito mais fundamentais, que têm a ver com os opostos bioeléctricos da qualidade negativa, passiva e receptora do Yin e da qualidade positiva, acumuladora de impulsos e activa do Yang.
O «Chi» só pode fluir harmoniosamente quando há Equilíbrio de Tensões entre os dois pólos.

O Chi - Energia Vital
Para a Geomancia Asiática, o Chi, é a Corrente Subtil das energias que ligam tudo o que existe no Universo. A compreensão e a utilização destas Correntes são a base dos métodos de cura tradicionais do Extremo Oriente. É uma energia que se chama «Chi» na China, «Qi» no Japão e «Prana» na Índia. No Ocidente são as palavras «Energia Vital» que melhor correspondem a esta noção.
A Energia Chi influencia o Humor, os Sentimentos e o Organismo e, portanto, o bem-estar. Passa por portas e janelas, mas também atravessa paredes.
O Feng Shui ajuda as pessoas a encontrar o seu lugar nesta corrente natural de Energia Chi, permitindo-lhes realizar os seus objectivos e sonhos.

Não Inventar Problemas
Segundo os Antigos Ensinamentos, o Feng Shui é apenas um dos muitos factores que influenciam a vida das pessoas. Uma alimentação correcta, a situação familiar e a vida no seu conjunto determinam tanto a Felicidade ou a Infelicidade, como o conhecimento da Energia Chi.
O Feng Shui não deve, por isso, inventar problemas onde eles não existem. Se a pessoa vive num ambiente equilibrado, deve limitar-se a alguns ajustamentos e não, fazer mudanças muito grandes e dispendiosas.

Viver no Ponto de Energia
Massing, no Sul da Alemanha, foi a primeira Comunidade Europeia a erigir uma zona de edifícios obedecendo aos princípios do Feng Shui. Depois de um projecto de urbanização convencional ter sido recusado pelos seus habitantes, uma especialista de Feng Shui descobriu na região a presença de Radiações Telúricas, veios de água e outras energias desfavoráveis. Dividiram-se então os 150 terrenos primitivos em 84 parcelas e, as ruas foram construídas em forma de Coração, para não atravessarem os campos de energia negativa em ângulo recto como dantes.
Os habitantes vivem actualmente em harmonia com o Feng Shui, pois a urbanização dos terrenos e o traçado das casas obedecem aos seus princípios: no «Ponto de Energia» em frente da casa encontra-se um espaço verde e no «Ponto Zero», um lago!

Lagos e Nascentes
O Elemento-Água na forma de pequenos lagos, fontes e regatos é, no jardim Feng Shui, semelhante a um jogo equilibrado de luz e sombra. A Bússola determina a arquitectura do jardim, cuja orientação deve obedecer aos Pontos Cardeais! Assim, o jardim virado a Sul tem canteiros triangulares, enquanto que os terrenos que ficam voltados para Sudoeste são determinados pelo Elemento «Grande Terra» - o que significa que os seus canteiros devem ser contornados sobretudo por pedras e seixos, como no Japão.

Os espaços claros e arejados e, a energia vivificante das Plantas e da Água (Fontes) contribuem para um bom Feng Shui. Os móveis estufados, macios, de cor pastel e cantos arredondados contribuem para a tranquilidade e favorecem o equilíbrio da Energia.
Os materiais duros e espelhados como a cerâmica, o vidro e o mármore são excitantes. Há que portanto harmonizar todos estes espaços para que a pessoa que neste ambiente viva, possa sentir-se em pleno e não, em perturbação constante. Há que harmonizar, equilibrar e se possível, deixar circular então essa tal Energia Vital, Chi, Qi, Prana - ou qualquer outra designação diversa - que aflui ao mesmo sentimento de paz e harmonia que todos os indivíduos na Terra desejam ter e, alcançar!
Assim sendo, só se poderá acrescentar então que, a Bem da Humanidade, essa mesma paz, harmonia e corrente de energia ambiental e, no ser humano, assim possa continuar a existir e a fluir...harmoniosamente também! E sempre, mas sempre, pelo bem-estar da Humanidade na Terra!

Sem comentários:

Enviar um comentário