Translate

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

A Cinza Sagrada


Imagem/ Foto de Sathya Sai Babá - Guru Indiano (Ratnakaran Sathyanarayan Raju)

Haveria de facto algum poder paranormal - e certa veracidade - em tudo o que Sai Babá exponenciou de si? Terá sido este Guru nascido na Índia, um incontestável milagreiro ou somente um mero farsante em habilidades mil que assim compunha nos feitos que exibia? Terá sido ele um exímio prestidigitador ou efectivamente um veículo terreno de múltiplos fenómenos inexplicáveis?

Sai Babá: Santo ou Charlatão?
Sai Babá tem na Índia e em vários países ocidentais um grande número de adeptos que o consideram um deus e lhe obedecem cegamente (ou obedeceram, pois na actualidade Sai Babá já é falecido), embora também conte com muitos adversários.
Para os primeiros é um santo - a Encarnação de um Amor Universal - capaz de materializar coisas do nada. Os seus críticos, por outro lado, consideram-no um charlatão, um farsante disfarçado de fundador de uma religião. Em todo o caso, o Guru Indiano é o mais famoso dos «homens milagreiros» do nosso tempo.

Megalomania Religiosa
Sai Babá, de seu nome Ratnakaram Sathyanarayan Raju (n. 1926), começou por afirmar ser a reencarnação do lendário santo indiano Sai Babá de Shirdi, que morreu em 1918 Mais tarde revelou-se como Avatar - a Encarnação de um Deus - dotado de poderes divinos.
A seguir, como representando simultâneamente a Encarnação dos Deuses Hindus - Shiva e Shakti - a união dos símbolos Masculino e Feminino. Por fim, anunciou que era também a encarnação de Jesus Cristo, vendo portanto na sua «Religião Sai» - fundada em 1976 - a reunião de todas as religiões, cujo centro ele próprio ocupava enquanto Personificação do Amor Universal.
Sai Babá não pedia aos seus adeptos que mudassem as suas convicções religiosas, pois na adoração da sua pessoa cumprir-se-ia o aperfeiçoamento de todas as religiões.

Materialização ou Fraude
Na qualidade de Mestre Espiritual são-lhe atribuídos vários milagres, muitos dos quais não passam de truques de prestidigitação aos olhos dos seus críticos.
Em Agosto de 1992, por exemplo, o Guru fez aparecer uma corrente de ouro para oferecer a um arquitecto que construíra um edifício novo no seu «Ashram» - palavra que em sânscrito designa um centro religioso. No entanto, no filme realizado para a Televisão Nacional (Índia), só se vê uma mão tirando-a debaixo de um monumento comemorativo e, estendendo-a a Sai Babá
Em Maio de 1995, o Mestre «materializou» um pequeno ovo de ouro, que tirou da boca. Tratava-se, alegadamente, do mítico ovo de ouro (Hiranyagarbha) que representa a Origem, o Deus-único de todos os seres, o Princípio que habita todas as criaturas.
Não se percebe se é truque ou não, mas existem na Índia muitos charlatães que apresentam este passe de Magia.

Observações feitas por Parapsicólogos
O Parapsicólogo norte-americano Karlis Osis (1917-1997) e o seu colega islandês Erlendur Haraldsson foram testemunhas de alegadas materializações de Sai Babá em finais da década de 1970.
De repente, o Mestre tinha na mão um anel com o seu retrato. Os cientistas ficaram tão espantados com o inesperado «presente» que não fizeram qualquer declaração quanto ao seu aparecimento.
Numa conversa posterior com Sai Babá, Osis tinha no dedo o dito anel. Subitamente, o retrato desapareceu de maneira inexplicável, embora o rebordo da jóia e os 4 ganchos que seguravam a imagem, continuassem na posição original. Sem os dobrar, não teria sido possível retirá-la. Mais tarde, Sai Babá tomou o misterioso anel entre as mãos, soprou e...quando as abriu, mostrou um outro anel - parecido com o primeiro - de ouro, de muitos quilates e com a imagem do Mestre.
Embora todas estas encenações do Indiano Sai Babá pareçam prestidigitações (na época em que foram reportadas) e, tenham sido normalmente consideradas simples manipulações, não é de excluir que, no caso de Sai Babá, tenham efectivamente ocorrido esses mesmos fenómenos inexplicáveis.
Além disso, é possível que a Fé profunda dos seus seguidores tenha - de algum modo - favorecido estes supostos poderes.

A Cinza Sagrada
Sai Babá sublinha a sua doutrina com «habilidades» impressionantes. Para muitos, tratou-se taxativamente e, apenas, de truques de Magia. Mas, os seus seguidores consideram-nas fenómenos Paranormais autênticos. Não é no entanto possível nenhuma conclusão definitiva, pois os poderes de Sathya Sai Babá nunca puderam ser observados nas melhores condições.
Uma das suas apresentações habituais era o aparecimento da Cinza Sagrada, à qual lhe eram atribuídos poderes curativos: um pote de barro - aparentemente vazio - era colocado em pé, com a boca para cima. Logo que Sai Babá introduzia a mão lá dentro, a cinza começava a transbordar.
Às vezes, a cinza «chovia» simplesmente da sua mão. Claro que esta encenação, que mais parecia um truque de prestidigitação, não convenceu os cientistas dos seus supostos poderes.

Sathya Sai Babá ficará nos anais da História certamente, por tudo o que se evidenciou e aqui se referiu, envolto que desde já está, numa mítica ou lendária versão da sua religiosa vida.
Diz-se, por exemplo, que a seguir ao seu nascimento foi poupado por uma cobra venenosa que se tinha escondido debaixo da sua cama. Com oito anos revelou-se como Encarnação de um Santo Indiano, no que ainda hoje prolifera nos seus seguidores indianos.
Quanto à tão proclamada acção milagreira da Cinza Sagrada «produzida» por Sai Babá - embora se duvide muito da sua autenticidade - os seus seguidores terão acreditado firmemente neste. Nas tais reuniões com o Guru Sai Babá, a cinza era então derramada nas cabeças dos adeptos, que pediam Saúde, Felicidade e Alegria...! Há mesmo a referência - e afirmação - que Sai Babá já em criança era muito piedoso e, curiosamente interessado em temas religiosos. Na escola organizou representações teatrais e serões musicais. Terá sido então este o mote - ou início - de toda uma sua vida dedicada ao espectáculo...? Não se sabe, mas aqui fica registado esse facto.
Possuidor ou não de poderes paranormais, exibindo-os em perfeita sintonia e, harmonia com o que se regia na vida em crença e fé religiosas, Sai Babá ficará então conotado como alguém que por tal se evidenciou, no que ainda hoje se não determina como verídico ou suspeito; contudo, há que ser apartidário nestas questões e mesmo imparcial, reportando-nos apenas aos factos já sucedidos. Que Sai Babá possa descansar em paz nesse outro mundo de uma outra dimensão e, nesta, se augure da mesma forma que o fez na anterior, supõe-se. No fundo de tudo isto, só se poderá então apelar a um bom senso e alguma crença também...no que se autentica em conhecimentos e culturas do mundo; no que, todos nós Humanidade, assim o queremos, assim o respeitamos, assim o desejamos. E, que assim seja!

1 comentário:

  1. Conheço mais Sai baba como um grande filantropo, com uma filosofia muito serena e saudável. não se vê gente maluca seguindo ele, nem destrambelhados. Uma boa filosofia pregada e praticada. Quanto a fenômenos extranormais: tem quem acredite em tudo...tem quem não acredite em nada.para o homem de fé, tudo é possível. para o materialista convicto...tudo é farça.

    ResponderEliminar