Translate

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

A Função Insólita


Transmissão do Chi/Qi na Transferência de Energia e Calor

Que «Função Insólita» é esta no organismo humano, em que havendo uma transmissão de Energia Vital Chi, se processam verdadeiras faculdades de percepção inexplicáveis? Estaremos então perante uma nova revolução científica e, tecnológica, ante uma radical  - ou decisiva - mudança no futuro da Humanidade? Que evolução nos trará estes novos conhecimentos implementados no ser humano?

Funções Insólitas do Organismo
Corre o ano de 1983. As chinesas Xiong e Li Hong Wu encontram-se sentadas num sofá ao lado uma da outra, com uma folha de papel presa nas axilas. Um observador da experiência escreveu previamente qualquer coisa nas folhas, dobrou-as cuidadosamente e entregou-as às jovens. Passado pouco tempo, ambas escrevem aquilo que, segundo elas, se encontra nas folhas escondidas.

Experiências
Xiong Jie, então com 13 anos, era capaz de perceber mentalmente os desenhos feitos nas folhas que tinha presas nas axilas. Nessa altura, a jovem não só era capaz de reproduzir caracteres chineses como também outros sinais, que não conhecia, do Alfabeto Grego ou Latino.
No caso das letras EKG - que percebeu quase com exactidão - escreveu EAG e desenhou o esboço de uma casa precisamente na perspectiva que figurava na folha oculta.

Ver sem Olhos
Uma vez, um experimentador ocidental escreveu o número 28 numa folha, dobrou-a com cuidado e prendeu-a na curva do joelho de Xiong Jie, assegurando-se de que a jovem não conseguiria lê-la.
Passados cinco minutos, ela escreveu primeiro um 2 e depois um Q. Embora o número não houvesse sido reproduzido com exactidão, o céptico cientista teve de reconhecer que se dera um fenómeno perceptivo bastante concreto.

As Crianças Videntes da China
Tudo começou a 11 de Março de 1979, quando o Diário Chinês, Sechouan Daily publicou um artigo sobre o jovem Tang Yu, então com 12 anos, que dizia que o rapaz era capaz de «ler» os textos que lhe punham na orelha. Dois meses depois apareceram de repente - por toda a China - crianças igualmente capazes desta proeza. Nunca ficou esclarecidos e estes seus sucessores eram simples charlatães ou se realmente possuíam faculdades paranormais. Não é, além disso, descabido supor que tenha havido erros de interpretação nos poucos casos analisados com rigor.

Fontes de Erro da Ciência
A partir de 1979 estas faculdades começaram a ser estudadas cientificamente pelos investigadores chineses Chen Hsin e Mei Lei, do prestigiado Instituto de Medicina Aeroespacial (ISME) de Pequim.
Ao que parece, algumas crianças submetidas a condições muito rigorosas foram de facto capazes de identificar correctamente, em mais de 80% dos casos, os desenhos, algarismos e letras que lhes encostaram à orelha. Uma taxa tão alta, no entanto, entra em contradição com o que acontece normalmente em Parapsicologia, o que levantou a objecção de que talvez as condições destas experiências não tivessem sido controladas com todo o rigor, dado que semelhantes estudos eram na altura, terreno desconhecido para os cientistas chineses.
Nas experiências parapsicológicas é extremamente importante verificar - ao pormenor - todas as possíveis fontes de erros e enganos.

Um Novo Campo Científico
Os métodos de investigação foram mais tarde aperfeiçoados com base nestas experiências. As folhas de papel passaram a dobrar-se com cuidado e a prender-se, por exemplo, nas axilas.
A percentagem de respostas correctas diminui, mas continuou a haver um número muito elevado de crianças cujas percepções sensoriais estavam de acordo com as folhas «secretas».
Para os cientistas, não podia tratar-se de uma espécie de hipersensibilidade da pele, de uma «Percepção Dermo-Óptica», pois os desenhos estavam dobrados e os textos não entravam em contacto directo com a pele.

Insólito «Chi»
Os Chineses chamaram «Funções Insólitas do Organismo Humano» ao campo científico que, a partir de então, se dedicou a investigar estes fenómenos. Foi formulada a hipótese de que a responsável por estas percepções extraordinárias era a Energia Vital Chi - que atravessa o corpo e todo o Universo.
Assim, os Mestres de Chigong - uma técnica que permite controlar voluntariamente o fluxo do Chi dentro e fora do corpo - possuiriam muitas outras faculdades inexplicáveis.
O Controlo e, a Transmissão de Energia Vital Chi, adquiriram então uma grande importância na investigação das Funções Insólitas do organismo humano.
Esperava-se que a compreensão destes processos esclarecesse muitos outros fenómenos misteriosos.

Zhang Baosheng
Zhang Baosheng (n. 1955), um operário da província de Jiangsu que já em 1976 tinha despertado a atenção, passou a demonstrar as suas faculdades paranormais no ISME de Pequim a partir de 1984.
Por exemplo, concentrava-se num insecto vivo fechado num balão de vidro selado e, passados dois minutos, este passeava-se fora do balão, que no entanto continuava intacto.
Diz-se que uma vez se conseguiu filmar uma experiência semelhante com uma câmara de alta velocidade: a película mostra um indivíduo dotado de faculdades paranormais concentrando-se e fazendo um comprimido atravessar um frasco de vidro hermeticamente fechado.

Possível Explicação
No final da década de 1970, o médico Wei Nengrun, de Wuhan, Vice-Presidente da Sociedade Chinesa de Parapsicologia, estudou as faculdades insólitas de percepção em crianças chinesas.
Para ele, a Ciência ainda está muito longe de compreender todas as capacidades do organismo humano. Na sua opinião, os Fenómenos Paranormais, que são raros, estão relacionados com as faculdades do organismo humano e, com os mecanismos de processamento do sistema nervoso central. Ou seja, não existe neles nada de místico: "Para classificar e compreender estes fenómenos, só é preciso alargar os conhecimentos actuais nos campos da Medicina, da Fisiologia e da Biologia."
Wei Nengrun acredita que o estudo mais aprofundado da Medicina Tradicional Chinesa e do Chigong, pode então levar a teorias que nos permitirão ir compreendendo cada vez melhor as Funções Insólitas do organismo humano! Nengrun está convencido de que, a compreensão mais alargada destes fenómenos, levará a uma nova revolução científica e, tecnológica, assim como a uma mudança decisiva no Futuro da Humanidade!

Faculdades Paranormais
Em 1995, num congresso em Munique, Li Zhi Nan, secretário-geral da Sociedade Científica de Chigong da China, e o seu colaborador Liu Han Wen - Mestre de Chigong da escola Chan Mi - falaram dos grandes esforços  que estavam a realizar-se no âmbito da investigação parapsicológica no seu país, onde se faz a distinção entre as Faculdades Paranormais do tipo «Yang» e as do tipo «Yin»: as primeiras adquirem-se com a prática, mas as últimas são inatas, Mediúnicas ou Xamânicas!
Oficialmente, a China vê os Fenómenos Paranormais com profundo cepticismo, mas na prática anda à procura de talentos paranormais especiais do tipo «Yin».
Como explica Li Zhi Nan, os casos detectados são seleccionados e, submetidos a investigações «internas», ou seja, a programas secretíssimos de investigação das Funções Insólitas do organismo humano.

Li Zhi Nan nasceu em 1921, tendo desta forma dedicado grande parte da sua vida ao Estudo da Cultura Tradicional Chinesa. Contribuiu com os seus trabalhos para a divulgação internacional dos diferentes métodos e práticas do Chigong.
Finalizando este tema de origem e práticas na Ásia, é tempo de se realizar - e não só se confinar neste imenso Continente - a extensão, desenvolvimento e continuada repercussão no Ocidente também - sob todas as ópticas - de uma Comunidade Científica Mundial que a tudo alude, estuda, investiga e analisa...supostamente. Daí que, se augure num futuro próximo e, nas futuras gerações, toda essa dinâmica de uma nova Ciência que percorre as profundezas do organismo humano em descobertas e revelações ao mundo, sobre estas mesmas Funções Insólitas da Humanidade. Por ela e só por ela e a bem desta, que assim continue a ser e, a vivificar em nós todos um maior conhecimento. Que assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário