Translate

terça-feira, 16 de setembro de 2014

A Minha Recruta


Força Especial da Polícia Secreta Israelita - Mossad

Poderei ter duas vidas, apagar completamente o meu passado e ser uma guerreira numa terra não minha, não amada, pela qual nunca me libertarei, pela qual nunca existirei também...poderei???
Poderei anular-me como pessoa, como identidade, sendo refém de mim própria por tudo o que perdi, por tudo o que jamais recuperarei de...família, amores e desamores, contingência de nação e medalhas a obter, sem que nada tenha feito nesse sentido para tal obter ou sequer, requerer isso???

                                                            MOSSAD
Ha Mossad - Le Modiyn ve le Tafkidim Mayuhadim - Instituto dos Serviços Secretos e Operações Especiais.
 - Directrizes da Academia - 1º  Naka     2º  Apam     3º  Instrução Militar-Geral     4º Disfarce

Naka - Sistema de escrita uniforme da Mossad para Operação e Relatórios de Informação.
Apam - (Avtahat Paylut Modienit) - Segurança Opreacional dos Serviços Secretos.

Identidade - Shirley O`Connor - Irlandesa - Radicada nos Estados Unidos da América
32 Anos - Voluntária do Exército nacional Norte-Americano, Solteira.
Foraça Interveniente das Unidades Especiais dos EUA. Serviços Humanitários Prestados na Somália e Etiópia. Nome de Código - Nancy (CIA)     Israel - Nina (Mossad)

Israel - Telavive (Ano - 1995)

Era esta a minha identidade. O que tinha havido ou existido em mim...nada mais restava. Ou quase nada! Talvez nada mais do que um rastilho perdido no ar em que nem o som das aves ou o murmúrio dos ventos mo poderia recordar. Era como se nunca tivesse nascido ou apenas na memória uma vã lembrança de uma vivência longínqua e não terrena, numa outra encarnação vivida.

Os Primeiros Dias
Nada mais resta do que o meu ser mutante de pessoa e figura, por uma outra que eu ainda não conheço. Aprendi a ser alguém provindo de uma outra terra, de um outro mundo, como se acabasse de ter nascido de um outro ventre materno. Não mais senti o sabor das tradições do lugar onde nasci, nem o cheiro do mar de um imenso e farto oceano só meu. Não mais tive em meu poder aquele sentido de querer e não querer em saudade e, em pertença, que só na Alma Portuguesa existe!
Pode-se correr mundos e mundos, terras e mais terras que, nenhuma nos dá aquela tão grande emoção de nos sentirmos seus, de nos havermos ser deuses por toda ela...e dela me tiraram também: a Família, a terra...e a Alma! Tudo perdi. Tudo morreu.
Os meus dias são agora tão maus como as noites em que me encontro na escuridão permanente. Interdito-me a tudo: Amor, Sexo e..Liberdade. O meu ponto fulcral é encontrar, aprisionar e abater o quinto terrorista e, assassino, de uma família que conheci em tempos. A minha!
Não há espaço para o livre pensamento ou o simples prazer de me sentir mulher. Aqui não há sexo que nos diferencie nem ideologias que nos insufle evidências de trato ou maior poder. O nosso lema é: "Por via da dissimulação, farás a Guerra!" Eu senti-o nas palavras e no ser de Aharon Sherf, o nosso líder e chefe da Mossad. Designação de «escritório» para todos a partir de agora!
A Instrução é dada por operacionais e não professores. A Academia é gerida por uma base indestrutível de que todos se unem pela sapiência e, experiência, numa só unidade colectiva! Nada pode ser individual ou autónomo, uma vez que só a interacção ou requerente interligação - e dependência - nos augura proventos futuros. Se um falha...todos falham! Penso mesmo que a palavra «Cooperação»,terá sido provavelmente inventada em terras de Israel!
Asseveram-nos que ela nos salva: a Cooperação. E que só ela nos faz sobreviver, tendo um particular sentido aqui em que tudo tem de estar devidamente estabelecido e, conectado. E também que através da tentativa e do erro, aprenderemos a lutar pela transmissão de experiência havida dos nossos exímios instrutores, assim como na memorização colectiva que a própria Mossad igualmente nos transmitirá. A cada um de nós. Não é fácil, mas também nunca ninguém aqui o afirmou.

E foi assim que eu, Nina de meu nome, identidade e novo berço em assomo de mulher da guerra, comecei os meus treinos em solo desconhecido e não amado mas que, o tempo, me demonstraria como era no fundo tão irrelevante e obsoleto talvez, os efeitos desta em mim - no que nesta me tinha imposto...inicialmente. Não sei se fui eu que a comecei a amar, a esta tão árida mas bela terra, se foi toda Israel que me deixou em si entrar e, entregar...! Só sei que, apesar de tudo, ainda possuo um coração: dorido, moribundo e muito empedernido mas ainda assim assaz frágil e magoado, numa última esperança de Deus pare «ele» para mim voltar. Mesmo sendo um fantasma em mim...ainda me acorda de noite, sussurrando que um dia me vem buscar, me vem para mim...para me voltar a amar...

Cadete 97 - O meu grupo. Agora...eu não sou mais Nina. Ou outra coisa qualquer. Sou um katsa! Simplesmente isso, um Katsa! Tenho de ser ágil e versátil. Tanto posso ser uma modesta escriturária como uma empregada bancária ou de profissão livre. Basta que, seja o que for em disfarce e identidade...o seja efectivamente bem. É a base de tudo, afiançaram-nos.
Advogo-me por leis que, não sendo as minhas de berço, são indefectivelmente as minhas, de uma vida que agora possuo e tenho de tentar manter. Para além de sobreviver, no que está implícito!
O início de tudo não foi nada fácil. A adaptação aos costumes vigentes, à língua hebraica e mesmo...à opulência dos meus camaradas judeus que furtivamente me olhavam de soslaio em mil interrogações.
Há somente três mulheres, duas mais jovens e, uma sensivelmente mais velha do que eu imaginara ou sequer supusera aqui existir ou cursar. Tem um ar afável mas de poucas falas. Também não pressionei...nem o queria. Lenta e sorrateiramente então, uma das outras tentou a aproximação. De mim. O que também não foi nada fácil. Disse chamar-se Mira e que gostava que fossemos...amigas. Que termo tão estranho e tão confuso nestas estreitas paragens ou passagem de um tempo que eu ainda não limitara em mim...(senti) ou então, nem sequer confiaria se o perpetuaria, se o anularia de vez em deixar-me morrer às mãos de um inimigo que eu ainda mal sabia de que cor ou credo me atingiria!Mas que já odiava, muito! Com todas as forças do meu peito!
Era tudo muito novo para mim e terrivelmente surpreendente. desde a incursão de Golda Meir que Israel não se sentia tão excitada por novos e vindouros tempos...(disseram-mo) mas, mesmo assim, pairava sempre no ar aquela imperativa atmosfera de medo e alerta por uma investida dos vizinhos Árabes. Quanto a mim, o que me esperava eu não sabia. Se de um lado tinha a pressão quezilenta de uns «amigos» americanos, do outro, tinha uma sofisticada - e desconfiada organização - com os olhos em mim postos. Sempre era uma estrangeira. E isso por si, já lhes denotava perigo suficiente para que não descurassem o mais leve pormenor. Eu tinha de ser perfeita! Não que quisesse evidenciar-me em superioridade latente, mas a isso - e indirectamente - mo tinham imposto os «State-Men». Não podia desiludir nem uns nem outros e, imperava-me como fiel joguete ou peão a rodar e, no meio de uma batalha que cada vez mais sentia não ser a minha. Mas era tarde para recuar. Muito tarde. E mesmo que o pudesse fazer - o que não era o caso - não sei se o faria. Seria cobardia demais em mim, o não me vingar de quem tudo havia de mim tomado. Tudo mesmo! Tinha de prosseguir, continuar!
                                                                                                   
                                                                                 Extracto do meu livro: "Templo Secreto"

Sem comentários:

Enviar um comentário