Translate

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A Reencarnação


Buda de Wat Si Chum - Sukhotai                                Norte da Tailândia

O ser humano vive várias vezes na Terra? Existe alguma lei natural do Eterno Regresso? Haverá efectivamente uma outra vida anterior - ou várias - noutros corpos e, noutros lugares? Será racional acreditar-se que, as lembranças infantis, se reportam muitas vezes sobre essa recordação de vidas passadas - tal como os Hindus fielmente se arrogam? Haverá na terapia da Reencarnação, vulgo Regressão em sessão hipnótica, a recuperação dos acontecimentos do passado, levando à libertação dos medos traumáticos na vida actual? E que poderemos então aprender com isso...?

Reencarnação e Ciência
A Reencarnação ou Renascimento - uma noção exclusiva das Religiões e Filosofias Orientais - há muito tempo que interessa à Ciência Ocidental. Há por exemplo muitos psicoterapeutas que admitem que os traumas dos seus pacientes derivam não só dos acontecimentos desta vida, como também de outras anteriores. Na sua opinião, as chamadas Regressões a existências passadas podem ser um caminho para a cura.

Relatos de Crianças
O professor Ian Stevenson, da Universidade da Virgínia, foi a pessoa que mais investigou o tema da Reencarnação no mundo inteiro. Seleccionou, classificou e verificou casos importantes no terreno e, só deu por válidos os estudos documentados, quando reuniu então a certeza dos factos e toda uma sua conclusão inerente à investigação.
O cientista concentrou-se sobretudo nos relatos feitos por crianças, que lhe falaram espontaneamente de Encarnações anteriores sem o espírito analítico do adulto. Além disso, Stevenson excluiu também qualquer influência dos pais ou um possível conhecimento adquirido na leitura.

Memória Desperta
Existem em todas as culturas crianças que, logo que aprendem a falar, contam com toda a naturalidade histórias de uma «Vida anterior» noutro corpo e noutro lugar.
Stevenson admite que estas recordações espontâneas, que normalmente não acarretam nenhum problema para as crianças, se misturam com impressões e vivências da vida actual. Mas as crianças também citam dados comprováveis, enumerando nomes, lugares e acontecimentos do passado.
Os estudos empíricos adquirem força por meio da acumulação de pequenos detalhes, que fazem com que cada caso seja único.
O professor de Psicologia N. K. Chadha, da Universidade de Nova Deli, também estudou crianças dos 4 aos 10 anos que deram indicações concretas sobre uma existência anterior. Vinte e cinco (25) casos foram reconhecidos como «Reencarnações» autênticas, pois os relatos coincidiam com os factos comprovados.

O Caso Titu
Em Dezembro de 1983, numa aldeia situada 50 quilómetros da cidade indiana de Agra, nasceu um rapaz chamado Titu que, com apenas 4 anos, contou que tinha sido comerciante de rádios em Agra, indicando como se chamava nessa altura: Suresh Verma. Disse também que tivera uma mulher de nome «Uma» e dois filhos, dando detalhes sobre a sua morte também, ocorrida aos 35 anos de idade: Suresh Verma fora assassinado a tiro no pátio da sua casa por um desconhecido.
O professor Chadha não ficou nada surpreendido, quando após esta alusão ao sucedido, se encontrou com a viúva de Suresh Verma em Agra, quatro anos depois da morte do marido.

Até à Vista!
O caso de Suresh Verma e Titu, o comerciante de rádios reencarnado, fez sensação na Imprensa Internacional. Num frente-a-frente na loja do falecido, em Agra, o renascido Titu não só reconheceu a sua «viúva Uma» e os filhos já adolescentes - Ronu e Sonu - como também enumerou as mudanças que tinham sido feitas no estabelecimento após a sua morte. Titu até mostrou o cofre atrás de um quadro e contou histórias do dia do seu casamento com Uma.
Quando, passado pouco tempo, apareceram os idosos pais de Suresh, Titu abraçou-os carinhosamente, mas mostrou-se decepcionado por eles não terem levado o velho Fiat, mas sim um outro carro que haviam comprado depois da morte do filho.

Viver Vidas Anteriores
Numa Regressão de sessão de Reencarnação, as Encarnações anteriores não surgem na forma de lembranças passivas mas sim, como realidades vivas: o renascido volta a viver os traumas, as mágoas e as dores que viveu no passado. vejamos a história de uma «Regredida»:
"Corria o ano de 1784 e eu estava presa na cadeia mais célebre de Paris, a Bastilha, porque não agradava aos poderosos de então. Pertencia a uma família humilde de tecelões e estava apaixonada por um jovem estudante revolucionário. Quando uma vez fui encontrar-me com ele, aconteceu uma desgraça na nossa oficina: houve um incêndio e toda a minha família morreu, incluindo dois irmãos mais pequenos."

Detectar as Causas
Os conflitos de outrora podem converter-se em conflitos de hoje, com os quais temos de lidar na realidade actual. A jovem que diz ter acabado por se suicidar na Bastilha, sente na sua vida actual, um medo exagerado do fogo e dos homens e, uma necessidade pouco natural de estar sempre perto dos pais. Os estudiosos da Reencarnação pensam então que isto demonstra que houve uma vida anterior que, deixou marcas na actual: graças ao encontro clandestino com o amado, a jovem salvou-se do incêndio. Desde então, associa o fogo à culpa e à morte! Para ela, o amante secreto também tem culpa, embora indirectamente; por isso, a mulher actual desconfia dos homens na sua vida.
A auto-acusação inconsciente de que «se tivesse ficado com os meus pais, talvez nunca houvesse acontecido nada...» leva a que sinta um desejo especial de estar sempre perto do pai e da mãe.

Aprender com o Passado
Como vimos, numa Regressão encontram-se dois seres: uma personalidade há muito esquecida e, a pessoa actual. Dizem os estudiosos da Reencarnação que, se o encontro for positivo, a recuperação de acontecimentos de um passado remoto, pode então levar à libertação de medos traumáticos na vida actual. Supostamente, à mente de uma pessoa pouco importa que os conflitos tenham sido originados na infância ou noutra vida.
São cada vez mais os que aceitam submeter-se à Terapia da Reencarnação, com o objectivo de encontrarem em vidas anteriores a solução para os problemas actuais. Segundo as experiências descritas, este parece ser frequentemente o único caminho eficaz para a Felicidade! Não devemos, no entanto, ter uma confiança cega nesta terapia: uma Regressão mal conduzida por terapeutas inexperientes - ou simples charlatães - pode provocar danos importantes na saúde mental e na vida das pessoas.

Superar - Bloqueios e Medos
Os Terapeutas da Reencarnação oferecem aos seus clientes a possibilidade de voltarem ao passado em estado de transe, partindo do princípio de que os «medos e bloqueios desta vida» são efectivamente «heranças» de vidas e, experiências anteriores!
Na sua opinião, o motivo da Terapia da Reencarnação não deve ser a curiosidade mas sim, o desejo sincero de superar bloqueios e medos inexplicáveis.

As Provas do Dalai-Lama
Para o Budismo, «os Grandes Iluminados» reencarnam para ajudar os seres que sofrem, a percorrer o Caminho da Libertação! Portanto, cada Lama Tibetano, é a Reencarnação do seu antecessor.
O Prémio Nobel da Paz Tenzin Gyatso - o actual Dalai-Lama - nascido em 1935, é o mais recente elo da cadeia de Dalai-Lama (os Mestres Espirituais do Tibete), cujo início remonta ao século XIV.
O processo por meio do qual se descobre o novo Dalai-Lama é extremamente elaborado e sujeito a critérios rigorosos. O Dalai-Lama reencarnado tem, por exemplo, de identificar sem qualquer hesitação textos e objectos pertencentes ao seu antecessor. A busca realiza-se entre crianças de todo o mundo. Quando há a certeza de se ter encontrado um Lama reencarnado «autêntico», este é separado da sua orgulhosa família e levado para um Mosteiro, onde é feito monge e preparado para levar uma vida de Santidade!

O Doutor Brian Weiss licenciado pela Universidade da Colúmbia, tendo recebido o seu diploma de Medicina na escola de Medicina da Universidade de Yale, efectua este tipo de Terapia da Reencarnação (ou Recessão), assim como - mais ultimamente - de Progressão - em muitos dos seus pacientes ou utentes que a ele acorrem. Terapeuta e autor de diversos Best-Sellers de enorme sucesso em todo o mundo, transmite poderosas lições de cura física, mental e espiritual através da regressão a Vidas Passadas. O trabalho que desenvolveu nas últimas décadas é uma prova incontornável dos benefícios a que podemos aceder se abrirmos a mente à possibilidade da Reencarnação!
O Doutor Brian Weiss foi residente-Chefe  do Departamento de Psiquiatria do Mount Sinai Medical Center em Miami Beach, na Florida, e Professor Associado de Medicina da Universidade de Miami. É agora e ainda Presidente Honorário  deste Departamento, tendo actualmente também uma Clínica Privada onde exerce esta Terapia da Reencarnação. Recorrendo a centenas de casos clínicos, o doutor Weiss apresenta os benefícios terapêuticos da Regressão e Progressão a vidas passadas e futuras, respectivamente. Relativamente a Vidas Passadas e à Terapia da Reencarnação, o doutor Weiss admite assim: " Tratei mais de 4000 pacientes recorrendo à Regressão de vidas passadas, e muitos mais em grandes grupos durante os meus «Workshops» experimentais. Cada caso valida e confirma, ensina e expande. Cada caso, revela mais do Mistério da Vida. Nesse período de tempo, conheci pioneiros e luminárias das vidas passadas de todo o mundo. Onde havia antes descrença, existe hoje conhecimento e sabedoria acumulados. Abra a sua Mente e deixe esta viagem milagrosa começar...!"

"Ultimamente tenho ido a um lugar onde raramente tinha estado antes: o Futuro!" - Frase retirada do contexto de uma célebre descrição em sessão de Progressão feita pelo doutor Weiss nestes últimos tempos.
Recorrendo novamente a centenas ou mesmo milhares de casos clínicos, Weiss apresenta assim os iguais benefícios terapêuticos destas sessões de Progressão a Vidas Futuras - da mesma forma da Regressão - curando as feridas físicas e, emocionais, que sofremos no presente. Weiss refere então: "Todos nós já vivemos experiências anteriores; Todos viveremos outras no futuro. Aquilo que fazemos nesta vida terá influência sobre as nossas Encarnações Futuras, ao longo do caminho evolutivo até à Imortalidade!"
Weiss revela ainda - após aprofundar as descobertas feitas sobre o tema - como uma visão holística das nossas Vidas Passadas - e Futuras - pode transformar o nosso Presente, enchendo-o de Paz, Harmonia e...Equilíbrio! A derradeira lição de todo o exaustivo e premente trabalho do doutor Weiss, consiste na crença de que não devemos temer a Morte, pois somos todos Seres Imortais e, Espirituais! E que, para além disto, a compreensão deste facto permite-nos ter uma vida mais plena, harmoniosa e realizada, segundo as suas sensatas palavras de médico especialista e investigador nesta área.
Acabarei este sapiente e espero que, maravilhoso texto, na tão eminente personalidade do doutor Brian Weiss em que ele se determina apenas o mensageiro, o caminhante indiciador e, percursor, de toda esta mesma longa caminhada na evolução do ser humano...até à Imortalidade! Assim sendo, que o seja efectivamente pelo Bem de toda a Humanidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário