Translate

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

A Bela Estrela Azul


Sistema Binário Cygnus X-1 (Cyg-1)

Neste maravilhoso complexo cósmico em Sistema Binário de Cygnus X-1, haverá a certeza total da sua composição, no que se define por Objecto Compacto dúbio, do que poderá ser em Buraco Negro ou uma Estrela de Neutrôns? E que relação «umbilical» estelar é esta que, se traduz por uma interacção muito maciça e luminosa entre estes e, a Bela e gigante Estrela Azul HDE 226868? E que mistérios haverá também - e ainda por desvendar - sobre os tão comentados Buracos Negros? Estaremos nós - na Terra - na eventualidade futura de desaparecermos ou simplesmente pactuarmos com esses mesmos Buracos Negros em viagens interestelares? Será isso possível...um dia?

O Mistério dos Buracos Negros
Poderá tratar-se de Universos - paralelos ou não - deslocando-se em sentido oposto?
Imagine-se uma estrela feita de matéria tão densa que, a quantidade dessa matéria - suficiente para encher uma caixa de fósforos - pesasse 10 000 milhões de toneladas.
Para vencer a gravidade da Terra, um foguetão precisa de atingir uma velocidade de cerca de 40 000 km/h. Mas nem mesmo a 1080 milhões de quilómetros por hora - velocidade da luz - seria possível vencer a enorme força de gravidade dessa estrela, à qual a própria luz estaria sujeita, o que tornaria a estrela para sempre invisível.
Os Astrónomos consideram provável a existência de tais estrelas, a que chamam Buracos Negros. Embora estas sejam invisíveis - uma vez que a luz se encontra nelas retida - existem razões para prever a sua localização. Um dos primeiros indícios que levou a considerar-se a sua existência foi o estranho comportamento de uma estrela chamada Épsilon Aurigae, cujo brilho, uma vez cada 27 anos, diminui para metade da sua intensidade habitual.

Uma Companheira Invisível
É do conhecimento dos cientistas que Épsilon Aurigae tem uma companheira, que com ela roda em torno de um centro de gravidade comum e que, interpondo-se no campo visual da Terra, é provavelmente a causa da redução de luminosidade da primeira estrela. Torna-se, nesse caso, inexplicável que essa companheira não emita raios luminosos nem ondas de rádio como as outras estrelas. A solução do problema parece residir na natureza da companheira, que é provavelmente um...Buraco Negro!
Os cientistas explicam a origem possível de um Buraco Negro. O calor de estrelas como o Sol, provém de contínua fusão nuclear - o processo que se desenvolve na bomba de Hidrogénio. Após biliões de anos, a reserva de combustível nuclear da estrela começa a esgotar-se. A estrela então arrefece e, finalmente, implode - isto é, abate-se sobre si mesma numa questão de segundos.

Uma Anã Branca
O Sol sofrerá este processo dentro de cerca de 8000 milhões de anos e acabará como um pequeno corpo frio chamado Anã Branca. Mas as forças da gravidade em estrelas 1,5 vezes maiores do que o Sol são muito mais fortes. Quando implodem, estas estrelas reduzem-se, atingindo dimensões inferiores às das Anãs Brancas, até que o núcleo se torna tão quente que explode para o exterior. A massa excepcionalmente luminosa resultante é uma Supernova.
Quando este fenómeno se verifica, uma porção reduzida da estrela permanece no centro, fantasticamente comprimida pela gravidade. É a chamada Estrela de Neutrões.
Mas há estrelas incomparavelmente maiores - o tamanho de algumas das quais equivale a 50 vezes o do Sol! Quando um destes astros se extingue, contrai-se, atingindo dimensões inferiores ainda às de uma estrela de neutrões. Se atingir dimensões equivalentes a apenas dois terços das de uma estrela de neutrões, a força gravitacional será tão forte que nada - nem sequer a luz - a poderá vencer! Mesmo uma estrela Rubro-Branca seria invisível, razão por que se chama ao fenómeno: Buraco Negro!
Comparados com a vastidão de outros corpos celestes, os Buracos Negros são de pequenas dimensões. Uma vez que estes corpos não emitem luz nem ondas-rádio, as teorias que os astrónomos formulam sobre a sua existência baseiam-se apenas no comportamento dos astros vizinhos, sujeitos à sua influência. Possuindo uma força gravitacional desmedida, os Buracos Negros atraem toda a matéria que surja nos céus nas suas proximidades. Há mesmo uma uma teoria segundo a qual acabarão por absorver tudo quanto existe no Universo...!
Entretanto, vão absorvendo parte dos corpos celestes existentes nas proximidades. Uma Estrela Super-Gigante da Constelação de Cisne, denominada HDE 226868, em cujas proximidades - segundo se supõe - existe um Buraco Negro que parece estar a perder nuvens de gás turbilhonante, atraídas pela força gravitacional do seu invisível vizinho.
Assim que se aproxima do Buraco Negro, o gás torna-se invisível, penetrando no que é designado o «Horizonte de Acontecimentos». Até mesmo a atracção gravitacional dos Buracos Negros tem um limite. e deve haver um ponto em que a luz não possa libertar-se nem ser absorvida. Neste Horizonte de Acontecimentos a luz permaneceria imóvel ou deslocar-se-ia muito vagarosamente.

Um Astronauta Imortal
A concretização desta hipótese permite encarar a possibilidade fascinante de nos ser dado poder continuar a ver, durante talvez uma eternidade, as imagens luminosas no Horizonte de Acontecimentos. Se, por exemplo, se dirigisse para um Buraco Negro, um Astronauta poderia continuar a ser visto através do «Horizonte de Acontecimentos» decorridos milhões de anos. No entanto, as hipóteses de qualquer ser humano aterrar num Buraco Negro são de facto reduzidas. Ao aproximar-se do Horizonte de Acontecimentos, aquelas partes da sua nave espacial - ou do seu corpo mais próximas do Buraco Negro - submetidas a uma força gravitacional mais intensa, seriam esticadas ao longo de uma faixa de quilómetros de comprimento, enquanto a compressão lhes reduziria o volume.
Se o Astronauta tivesse a possibilidade de observar um relógio bastante longe do Buraco Negro, os ponteiros parecer-lhe-iam mover-se mais rapidamente à medida que se aproximasse do Horizonte de Acontecimentos - até que deixaria de poder vê-los. Durante a travessia deste Horizonte, os ponteiros descreveriam a trajectória em sentido inverso; começariam a mover-se mais lentamente e, os Astronauta teria a sensação de recuar no tempo, embora o marcado no seu relógio não se alterasse.
Uma vez atravessado o Horizonte de Acontecimentos, o Astronauta não poderia escapar! Na realidade, quanto mais esforçadamente tentasse evitar o destino que o esperava, mais rapidamente este se adivinharia, pois a energia despendida na tentativa, produziria nada mais do que um aumento de massa, intensificando a atracção gravitacional.
Assim que o Astronauta se aproximasse do Buraco Negro - ele e a sua nave espacial - seriam desde logo despedaçados pela tremenda força da gravidade, muito antes de aterrarem.
Num Buraco Negro de pequenas dimensões, de massa equivalente (por exemplo) ao dobro da do Sol, demoraria apenas 20 milionésimos de segundo a cair no centro da estrela.
Na realidade, para que a experiência tivesse alguma duração perceptível, o Buraco Negro deveria ser de enormes dimensões. Mesmo num Buraco Negro de tamanho 1 milhão de vezes superior ao do Sol, o processo da queda demoraria apenas 10 segundos!

Recuo no Tempo...até outro Universo!
Uma teoria que gera sempre polémica e confusão na mente humana, é a de que um homem que alguma vez penetrasse num Buraco Negro e, evitasse a destruição, poderia encontrar-se noutro Universo - recuando no tempo.
Esta ideia é baseada no facto de um Buraco Negro parecer comportar-se como o resto do Universo, mas ao inverso. Enquanto este se expande constantemente para o exterior, um Buraco Negro sofre uma implosão contínua, recuando para o interior de si mesmo. E, embora a Ciência possa explicar um processo de compressão de Matéria que a reduza a uma cabeça de alfinete - de uma densidade incalculável - não pode explicar o seu desaparecimento completo.
Assim, da mesma maneira que o Universo representa um processo de expansão para o exterior aparentemente infindável, também o Buraco Negro representa a expansão para o interior sem um limite calculável.
Foi sugerida a existência de um Buraco Negro na nossa Galáxia de estrelas; e alguns cientistas consideram mesmo a hipótese de existência de um desses corpos celestes de dimensões reduzidas, no meio do Sol que afecte a produção solar de algumas espécies de radiações.
De acordo com algumas teorias, o Homem poderia utilizar o Buraco Negro na produção de energia que satisfizesse os seus próprios objectivos, dirigindo Matéria na sua direcção e, armazenando a energia gravitacional expelida pelo Buraco Negro, quando este a absorvesse.
O Buraco Negro exerceria assim as funções de uma espécie de incinerador cósmico, produzindo energia sempre que nele fosse lançada Matéria Terráquea!
No entanto, outros cientistas contestam a própria existência dos Buracos Negros...sendo estes em menor número na actualidade, pelo muito que se tem vindo a descobrir sobre os mesmos. Apenas uma coisa é certa: os Buracos Negros são uma das noções mais intrigantes que chamaram a atenção do Homem neste século e, que ocuparão os pensamentos dos Astrónomos nos próximos anos!

Estando nós em pleno início do século XXI e muito ainda está por saber quanto a estes misteriosos Buracos Negros que exaltam na Humanidade um pouco de temor e suspense, sobre toda a sua contínua existência de sucção e negrume em que estão envolvidos.
Da NASA/ESA ecoam sons de seus cientistas virem a complementar seus estudos e investigações sobre os mesmos, no que, em missão especial sua, vão tentando fazer na medição da Energia Escura, no que concerne a calibrar adequadamente as suas medições dessa Energia Escura. Existe a possibilidade (provavelmente...) destas estarem a acelerar a expansão do Universo, determinando o seu futuro agora, do que concluem os cientistas aqui intervenientes.
Em imagem inicial, do Sistema Binário Cygnus X-1 (Cyg-1) é uma fonte muito brilhante de Raios-X, situada na Constelação de Cisne. Foi descoberta em 1964, usando-se um detector de Raios-X, a bordo de um foguete sub-orbital «Aerobee», lançado pela White Sands Missile Range Cig-1, sendo uma das fontes de Raios-X mais brilhantes do Espaço! (Raios-X com energia de mais de 30 KeV)
É um exemplo clássico de uma Binária de Raios-X, um sistema binário formado por um Objecto Compacto - que pode ser um Buraco Negro ou uma Estrela de Neutrôns, e a estrela Super-Gigante Azul HDE 226868. Esta, de Magnitude Aparente: 8,9. Na Matéria envolta (gás e plasma) forma-se então um Disco de Crescimento que orbita ao redor do Buraco Negro, alcançando temperaturas de milhões de graus Kelvin. A massa do Objecto Compacto está entre 7 e 13 vezes a massa do Sol.
Por intensa pesquisa e conclusão dos cientistas, há a quase definível certeza de que o Objecto Compacto é um Buraco Negro! Cyg-1 é, por conseguinte, o primeiro caso em que se pode provar a presença de um Buraco Negro! Observando-se também jorros de Matéria que se estendem desde algumas unidades astronómicas até vários parsecs, onde se colidam com o meio interestelar - dando lugar a um Arco de Emissão no óptico. Para gerar este Arco, o jorro deve ter uma potência de 1000 vezes a do Sol...! O Sistema encontra-se a aproximadamente 2000 parsecs (6000 anos-luz) da Terra!
Apenas restará registar então que, a bem da Humanidade, tudo possa fluir em conhecimento e identificação, no que todos desejamos em proeminência cósmica de toda uma nossa ascendente sabedoria que a todos engrandeça e sobrevalorize. A bem da Humanidade, para sempre assim o seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário