Translate

terça-feira, 7 de outubro de 2014

A Ciência de Yogananda


Yogue Indiano Paramahansa Yogananda

Poderemos todos alcançar a plena Iluminação, segundo Yogananda, na prática de simples exercícios respiratórios, corporais e de concentração? Encontraremos a Felicidade na prática do «Kriya» nas suas três manifestações da Luz, do Som e da Vibração Divinas? Tê-lo-à alcançado Yogananda numa sua vida milagrosa que até na morte assim o consagrou?

Paramahansa Yogananda
Com a sua conhecida «Autobiography of a Yogi» (Autobiografia de um Yogue), o indiano Paramahansa Yogananda escreveu um dos grandes clássicos espirituais do século passado, que abriu as portas do mundo Ocidental à Doutrina do Yoga - uma prática que combina determinadas posturas corporais com exercícios conscientes de Respiração, Meditação e Introspecção.
Yogananda nasceu a 5 de Janeiro de 1893 em Gorakhpur, no Nordeste da Índia, com o nome de Mukunda Lal Ghosh. Os seus sete irmãos e o carinho dos pais eram para ele o centro da vida.

Imagens de Vidas Anteriores
Entre as primeiras recordações de Yogananda encontram-se imagens «de uma Encarnação anterior, de uma vida de Yogue (Mestre Espiritual) na neve dos Himalaias».
Ainda rapaz, enveredou pelo caminho que o conduziria junto de um «Sábio parecido com Jesus»: Sri Yukteswar Giri.
«Era um desses grandes Mestres que representam a verdadeira riqueza da Índia», escreveu Yogananda na sua biografia. Havia muitos Hindus devotos que faziam a peregrinação até Puri, só pra o verem!
Mukunda Lal Ghosh sentiu-se extremamente honrado quando, pouco depois, este Mestre lhe concedeu o título de Paramahansa (literalmente, «O Grande Cisne» - Yogananda («Prazer do Yoga»).

Comunidade de Auto-Realização
Para transmitir ao Ocidente as antigas Doutrinas da sua Pátria, Yogananda matriculou-se na Universidade de Calcutá, onde procurou uma ligação entre os enunciados das modernas Ciências Naturais e, as Verdades Espirituais da Índia.
No ano em que chegou aos Estados Unidos, fundou a Self-Realization Fellowship, uma comunidade de Auto-Realização que desde então se propõe continuar a obra deste Yogue. A Sede desta Associação encontra-se em Mount Washington, em Los Angeles.

A Iluminação é Possível
Yogananda ensinou o caminho do Kriya-Yoga, que consiste numa combinação simples de exercícios respiratórios, corporais e de concentração, e afirmou que a via do Conhecimento exige um estilo de vida saudável. O Mestre estava convencido de que existe um caminho prático e real para alcançar a plena Iluminação - o Samadhi - e que Deus não é um ser «algures do exterior», mas sim uma experiência espiritual.

Milagre Médico
A 7 de Março de 1952, o Sábio concluiu o seu caminho terreno: durante um banquete em casa do embaixador indiano Binay R. Sen, em Los Angeles, proferiu um breve discurso e caiu à frente de toda a gente. Yogananda estava morto. Os seus adeptos falaram de «Mahasamadhi» - o abandono consciente do corpo por parte do Yogue, e não foi para eles nenhuma admiração o que disse Harry T. Rowe, director do Cemitério de Forest Lawn Memorial, onde Yogananda foi sepultado: «Vinte dias depois da sua morte, não se via nem um único sinal de decomposição através da tampa de vidro do caixão em frente do qual, os seguidores de Yogananda, se despediam do seu Mestre.
O aspecto de Yoganada a 27 de Março - pouco antes de colocarem a tampa de bronze no caixão - era precisamente o mesmo que tinha a 7 de Março.» - A vida de Yogananda foi milagrosa até na morte!

Kriya-Yoga: A Ciência de Yogananda
Do significado dsa palavras «Kriya e Yoga» surge uma fascinante Ciência do tratamento correcto do corpo humano.
«Kri» em sânscrito, significa «Fazer». Yoga, quer dizer «Unificação». Portanto, no «Kriya-Yoga», o Yogue une-se com o Infinito, agindo conscientemente: através da respiração e da visualização, extrai o Dióxido de Carbono do sangue e dá-lhe grandes quantidades de Oxigénio, prevenindo assim - segundo a Doutrina - a decadência das células do corpo.
O Kriya é uma técnica superior do Yoga que intensifica e reanima os fluxos subtis da Energia Vital do corpo e, abranda de modo natural, a actividade do coração e dos pulmões. Deste modo, a Consciência é direccionada para um nível de Percepção Superior e dá-se um despertar interior que traz grande satisfação. As pessoas que praticam o Kriya asseguram que esta Percepção Superior proporciona uma grande felicidade e, as conduz a três manifestações: A Luz Divina, O Som Divino e A Vibração Divina!

Os Hindus acreditam que cada pessoas recebe ao nascer um determinado potencial de «Prana» (Energia). Esta não é boa nem má e, cada um, decide o que faz com ela. Para acentuar o lado bom, os Indianos realizam Abluções Rituais.
Quanto a Paramahansa Yogananda tendo sido um dos poucos Yogues Indianos que ensinou o Ideário Oriental de forma a que este fosse compreensível no mundo Ocidental - a acreditar nas palavras deste Sábio - foi mesmo Deus que o encarregou desta actividade docente, no que exemplarmente efectivou, exercendo na sua escola Self-Realization Fellowship.
Ordens de Deus ou de uma determinada Entidade Superior, o certo é que Yogananda o não descurou, reportando-se em vida no que leccionou, evocou e fez desenvolver da sua sapiente Ciência. Para o futuro ficaria então e, nas gerações que se seguiram, toda a sua teoria e práticas correntes em exercícios efectivos na busca de uma felicidade de Iluminação constante de, Luz, Som e Vibração Divinas! Como divino poderá ter sido em personalidade e, personagem desta mesma vida, Yogananda! Assim sendo, apenas se acrescentará que bendito seja além os tempos e que, por toda a Humanidade se ecoe essa sua Ciência alternativa do que nos conduz também na vida. Que assim seja então...além tudo o que imaginamos, sonhamos e havemos da vida em si.

Sem comentários:

Enviar um comentário