Translate

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Consciência Humana


Ilustração da Queda de um Anjo/Consciência Humana

Será de facto comparável ao conhecido tema bíblico da «Queda dos Anjos» essa Consciência Humana do que todos nós - comuns terrestres - esquecemos da nossa origem divina? Haverá mesmo um processo de involução e, evolução subsequentes no ser humano? Estaremos então no caminho certo, ante a perspectiva de ascensão, conhecimentos e ensinamentos de uma Unidade Cósmica original que existe em cada um de nós? Haverá assim vários níveis de Evolução da Consciência?

Ken Wilber - A Evolução da Consciência
Conhecido como o «Einstein do Estudo da Consciência», as suas teses provocadoras são uma síntese da Filosofia, Ciências Naturais, Psicologia e Doutrinas Espirituais da Humanidade.
O Bioquímico e Físico, Ken Wilber, propôs-se nada menos do que explicar a Evolução da Consciência Humana - desde o início até ao seu objectivo.

A Queda do Espírito
Ken Wilber (n. 1949) estudou Medicina na Carolina do Norte durante dois anos, até que se sentiu atraído pela Investigação Bioquímica e Física.
A partir da década de 1970 acrescentou aos seus interesses científicos, o estudo das Doutrinas Orientais. Assim, Wilber, que actualmente vive retirado em Boulder, no Colorado, começou a praticar Zen.
De acordo com o modelo que propõe, a «Evolução da Consciência» é precedida pela «Queda do Espírito», ou seja, por uma Involução (Regressão do desenvolvimento).
Para ele, a Involução é o «Auto-esvaziamento» de Deus, do «Espírito Supremo». A Criação do Mundo representa uma descida gradual  do espírito puro, a formas cada vez mais densas de existência concreta, até alcançar a sua densidade máxima na chamada Matéria Morta.
A imagem mítica da descida do Espírito à Matéria é a «Queda dos Anjos». Em sentido figurado, o Espírito Puro «esquece-se» progressivamente e vai-se tornando cada vez mais denso a cada degrau que desce. Por fim, na Matéria Morta, dá-se o esquecimento total do Espírito!
Segundo Wilber, esta cadeia de Involução baseia-se, em última instância, no esquecimento do espírito por parte do próprio Espírito. É neste ponto mais baixo da descida, que se verifica então a inversão: Começa a Evolução!
Aparecem assim formas rudimentares de vida e, a partir destas, desenvolvem-se os Seres Vivos. Despertando de novo - a pouco e pouco - na Consciência Humana, o Espírito renascido começa outra vez a escalar os degraus que anteriormente descera, rumo à Omnisciência Divina.

O Despertar do Espírito
Wilber estrutura a nova subida do Espírito em 10 degraus - desde o estado de plena inconsciência até ao completo despertar - ao Espírito Absoluto.
Segundo este grande filósofo, que pelos seus trabalhos é considerado o precursor e o principal teórico da Psicologia Transpessoal, até agora a Humanidade percorreu cerca de metade do caminho.
O grau de Consciência atingido pelo mundo em cada nível reflecte-se nas suas conquistas culturais, mas sobretudo nos seus mitos e religiões.
A aspiração à Unidade Cósmica original que existe dentro de cada indivíduo, é o verdadeiro motor de toda a Evolução da Consciência. A História que parte da Totalidade Primitiva e, prossegue com a Queda do Espírito, tende novo à sua antiga totalidade. Ainda que Wilber pense que os seres humanos se encontram actualmente a meio caminho em direcção à Totalidade, em todas as épocas houve - e hoje continua a haver - indivíduos muito avançados espiritualmente, que se destacam das massas e que, por assim dizer, investigam o Espírito do Futuro.
Os seus Conhecimentos e Ensinamentos apontam para os próximos níveis de Evolução da Consciência.

No Decorrer do Tempo
Wilber, chama a um dos primeiros estados da Evolução «Idade de Tífon», devido ao nome do Titã da Mitologia Grega. Este ser, meio homem e meio serpente - cuja cabeça chocava com as estrelas e cujos braços estendidos iam do local onde nasce o Sol até ao ocaso - simboliza esta etapa primitiva da Consciência: o Corpo; o «Eu», começa a diferenciar-se do que o rodeia, mas o Espírito ainda não se distingue do Corpo.
A Consciência transforma-se por volta do décimo milénio antes de Cristo. O indivíduo vê-se integrado num grupo e sujeito a uma Ordem Universal. Surgem as actividades agrícolas, que só são possíveis com a compreensão do tempo e, dos processos cíclicos.
A Linguagem adquire um papel proeminente enquanto forma de comunicação dentro do grupo e gera uma memória separada do corpo, um «Eu» verbal. É o início da cultura e da civilização.
A partir da Grande Mãe Natureza formou-se uma religião dedicada á Grande Deusa.

Por conclusão, Ken Wilber suscita em crença e opinião de que, a Evolução da Consciência é comparável ao conhecido tema  bíblico da «Queda dos Anjos» - quando Deus expulsou para a Terra todos os Anjos renegados. Aqueles que em tempos andavam alegres e protegidos no Jardim do Éden, viram-se de repente sujeitos às penas terrestres e esqueceram a sua Origem Divina.
Agora têm de desenvolver-se pouco a pouco até voltarem a ser como dantes. Passa-se o mesmo com a Consciência Humana! O Espírito Supremo de Deus está em todos nós, mas já não o recordamos devido a uma simbólica «Queda dos Anjos»!
Assim sendo, só nos resta então recuperar esse espírito perdido em cada um de nós, do que o nosso próprio Espírito esqueceu e jamais voltou a reintegrar em si. A Consciência Humana a isso obriga, no que todos devemos conceptualizar e reproduzir na vida, não só da nossa origem ou proveniência divina - ou estelar - sentindo nós que recrudescemos à medida que vamos sabendo mais, numa respectiva e autónoma Evolução da Consciência que a todos deve fazer imperar! Que isso se efective então e a bem de toda a Humanidade em processo evolutivo constante. Pois que assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário