Translate

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

A Mágica Partícula


Partículas Subatómicas

Poderá o Homem ascender ao conhecimento máximo na interferência geo-estratégica da Terra, evitando intempéries e cataclismos atmosféricos e geográficos, do que se sabe hoje sobre o movimento das partículas subatómicas? Será matéria-inerte as que existem no Espaço - designadas por Neutrinos - ou farão estas a diferença nesse cosmos? Que avanços temos na actualidade, no contexto da Física, sob os designados Polaritons e tudo a que sobre estes se tem anunciado?

Luz e Gravidade - Ondas e Parcelas
A luz consiste em «parcelas» básicas de energia chamadas Fotões, que, agem em certas circunstâncias, como se fossem uma só onda contínua de energia. Outra característica da luz é que, se duplicarmos a nossa distância de uma lâmpada, não recebemos metade mas sim um quarto da luz que recebíamos. Isto acontece porque a luz irradia num círculo a partir da fonte e, para cobrir o dobro da distância, tem de percorrer a área 4 vezes. Também a Gravidade perde a força a este ritmo e, os cientistas, propuseram que também ela viaja ou em Partículas ou em Ondas - ou em ambas. Assim, ficamos com o paradoxo de sabermos exactamente o que a Gravidade faz, e podermos predizer os seus efeitos com extrema precisão, mas não termos a certeza do que ela é.
O Físico Americano, Murray Gell-Man ganhou o Prémio Nobel da Física em 1969 por predizer a existência de Quarks - as Partículas Subatómicas que são a base da matéria física.
Defendia que existem três tipos de partículas e baptizou-as de acordo com uma citação da obra de James Joyce, «Finnegans Wake»: «Três Quarks para Muser Mark».
Os cientistas agora sabem que existem mais de três tipos de Quarks, mas que se deslocam em grupos de três. Os Quarks possuem qualidades tão invulgares que foram também baptizados com nomes invulgares. Surgem em 6 «gostos» - Ascendente, Descendente, Encantado, Estranho, Elevado e Baixo. E têm 6 «cores»: Vermelho, Verde, Azul-esverdeado, Fúcsia e Amarelo.

Traçando o Caminho de uma Partícula
As Partículas que formam um átomo não conseguem ser vistas e quase não têm peso. Um saco com 1 kg de protões, por exemplo, conteria 1673 quintiliões deles. Mas existem muitas fotografias destas partículas em voo. Se são tão pequenas, como se consegue fotografá-las?
As fotografias são, na realidade, dos traços que as partículas fazem ao passar a grande velocidade através de um recipiente cheio de outra coisa.
Os cientistas viram Partículas Subatómicas pela primeira vez num instrumento - «Câmara de Nuvens» - com o qual o Físico Escocês, Charles Wilson ganhou um Prémio Nobel em 1927.
Trata-se de um recipiente onde o vapor de água se expande e, portanto arrefece, tornando-se super-saturado, isto é, atinge uma temperatura em que se condensa em pequenas gotas de água. Para ocorrer essa super-saturação, não pode haver na câmara Partículas de Pó, nas quais o vapor de água em geral se forma. Mas quando um Electrão ou um Protão passa através do vapor, aquece-o e o vapor condensa, originando um traço minúsculo - como o rasto de um avião a jacto.
Também é possível medir a massa da Partícula, aplicando um campo eléctrico - ou magnético - para a fazer mudar de curso; a partir da quantidade de energia exigida, os Físicos conseguem efectuar o cálculo!

Bolhas de Cerveja
Em 1952, o Cientista Americano, Donald Glaser aperfeiçoou a técnica com a «Câmara de Bolhas». Esta contém hidrogénio líquido aquecido até ao ponto em que a mínima quantidade de energia adicional o transformará em vapor.
Uma Partícula lançada através da câmara vaporiza o líquido, deixando um traço de pequenas bolhas como rasto. Os Cientistas podem até fotografar as Partículas quando colidem e, se dispersam!
A ideia surgiu a Glaser ao observar as bolhas que sobem num copo de cerveja...!

Polaritons - Junção de Partículas de Luz (Fotões)
No contexto da Física, o Polariton é a junção de partículas de luz (fotões) com uma excitação da matéria que se dá através da mescla de Ondas Electromagnéticas com a força de atracção de duas moléculas polares (Polo-positivo de uma molécula, ligado ao Polo-negativo de outra), já em superfície de Polaritons. A sua característica principal é a forte dependência de velocidade da propagação da luz através do cristal sob as frequências emitidas - o comprimento de onda depende da sua substância e geometria, sendo o Polariton um «Bosonic» (quasiparticle), que é uma fase da matéria formada a uma temperatura muito próxima do zero absoluto; nessas condições, uma grande fracção de átomos atinge o mais baixo estado quântico, no que isso possibilita ocupar assim o mesmo Estado Quântico - a mesma energia pode ocupar o mesmo lugar no espaço.
Este artigo define Polariton e tem exposição da ideia de Bosão e, superfície de Polaritons, que poderão ser interligados no estado da Física.
O superfluido de Polariton - ou Sétimo Estado da Matéria - foi então descoberto por eminentes Físicos da Universidade de Pittsburg e dos Laboratórios Bell nos Estados Unidos da América.

Avanços e Descobertas
Físicos da ANU - Australian National University (Universidade Nacional Australiana) no seu estudo «Spiral Laser Beam» projectaram um feixe de laser em espiral, usado para criar um turbilhão de Partículas de matéria leve (híbridos), chamados então: Polaritons.
"A criação de correntes de Polaritons circulando - Vórtices - e, controlá-los, tem sido um desafio de longa data!" - Citação veemente do líder da equipe.
A Teórica Doutora Elena Ostrovskaya da Escola de Física e Engenharia Research aferiria ainda:
"Nós agora podemos criar um fluxo de circulação dessas Partículas Híbridas e, sustentá-lo por horas!"
Os Polaritons são Partículas Híbridas que têm propriedades de ambos: Matéria e Luz! A capacidade de controlar o Polariton flui desta forma, no que poderá ajudar no desenvolvimento de tecnologia completamente nova, de forma a ligar a Electrónica convencional com o novo Laser e, Tecnologias de Fibra Óptica.
Formar Polaritons em semicondutores quando a Luz Laser interage com os electrões e buracos (vagas com carga positiva) tão fortemente, que não é mais possível distinguir...a Luz da Matéria.

Da Partícula elementar-fundamental e constituinte de Protões e Neutrões e, de uma forma geral dos Hadrões, à matéria escura que tem massa e ocupa um lugar no Espaço -  na formação de átomos para Partículas Subatómicas - como os Neutrinos, muito há ainda por reivindicar e, afirmar, na existência total (e mais concludente) no Cosmos. Se, houver uma maior noção de toda a essência, origem e formatação deste mesmo Cosmos em nós, humanos - no que concerne a um maior conhecimento Físico, Quântico ou simplesmente como funcionam todas as coisas no Universo - haver-se-à a certeza de se poder chegar a mais conclusões sobre os avanços tecnológicos (como por exemplo, na Era Espacial, na Nanotecnologia, Medicina, Informática, etc.).
Sendo especulativo ou não, o certo é que se elaboram hoje teses verdadeiramente revolucionárias no mundo da Física e, de tudo o que se conheceu até aqui - por vias destas Partículas Subatómicas (em designação fantástica da era moderna como se de uma magia se tratasse), podendo assim o Homem impor-se na condição de saber, à priori, os movimentos ou direcções havidas por estas partículas, podendo (eventualmente) evitar tragédias mundiais, tais como terramotos, sismos, tsunamis e todas essas nefastas ocorrências terrestres.
O avanço tecnológico é imparável e, a cada dia que passa, mais e mais surpreendente. A Era da Tecnologia de Ponta chegou. Finalmente! Espera-se sim, que o seja pelo bem da Humanidade como sempre refiro e concluo os meus textos, por mais científicos e racionalmente elaborados que possam ser, tentando assim desmistificar mais um pouco o que em tempos ancestrais seria considerado: Magia! Não o é. É Ciência! É Física! E...este novo e fantástico Mundo Quântico em descoberta e ascensão que todos pactuaremos um dia em futuras inovações e, alterações efectivas no mundo moderno que actualmente registamos em nós, seres humanos. Do Universo brilhante de estrelas - ou negro de matéria escura que ainda não deciframos completamente, há que instituir e pesquisar em novos estudos, essas outras novas teorias também de «Buracos de Verme (ou Minhoca)» em designação mundial de «Wormhole» no qual se tenta viajar em planos exo-estratégicos na esfera interestelar do Cosmos. Se os Neutrinos são matéria ou simples vácuo, se são massa consistente ou não em interferência estelar e tudo o mais, é ainda um grande mistério, decerto! Mas cá estaremos para o «descodificar», se persistirmos na via do conhecimento e da árdua perseguição positiva de toda a envolvente Física, Astrofísica - e tudo o mais, em portentosos movimentos nossos ainda mais mágicos que, por certo, os destas fantásticas Partículas Subatómicas! Assim sendo, que tudo continue, que tudo evolua para o bem - e só para o Bem da Humanidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário