Translate

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A Ordem do Caos


Foguetão/Vaivém Espacial da NASA

Porque é necessário fabricar coisas a bordo de uma Nave Espacial? Haverá assim produtos de excelência em pureza e rectidão desse mesmo fabrico? E, em analogia última do que se relaciona com o Universo, que caos é este, que Ordem «desordenada» é então esta que determina as Leis da Termodinâmica e, há muito os Gregos assim o consignaram na palavra «Caos»...?

A Sustentação de um Foguetão
Gases super-arrefecidos accionam o Vaivém Espacial. É muito difícil lançar um foguetão no Espaço, pois ele tem de descolar com a rapidez suficiente para escapar à Gravidade da Terra - necessitando assim de um impulso firme e constante!
Todos os Motores de Combustão trabalham por explosão controlada, mas um motor de foguetão tem de provocar uma explosão maciça que perdure. Em todos os grandes foguetões o combustível flui constantemente para uma Câmara de Combustão, onde arde, enquanto os gases de escape são libertados por um tubo. Mas o combustível requer oxigénio para arder, e não o há...no Espaço. Assim, um Foguetão Espacial tem de transportar não só combustível como hidrogénio, e ainda e também o seu próprio fornecimento de oxigénio.

Dupla Vantagem
Os Foguetões Espaciais transportam hidrogénio e oxigénio em estado líquido resfriado, abaixo do ponto de congelação por duas razões. Na forma líquida, estas substâncias - como todos os gases - ocupam muito menos espaço e, a mistura de hidrogénio e oxigénio pode ser medida com maior precisão - e a sua explosão mais bem controlada.

Fronteiras no Espaço
(Porque é necessário fabricar coisas a bordo de uma Nave Espacial)
Os primeiros Produtos Industriais a levarem a marca «made in Space» foram milhares de milhões de pequeníssimas esferas, feitas com um líquido plástico - por mão dos Americanos - durante várias missões no Espaço em princípios dos anos oitenta.
Se tais operações fossem realizadas na Terra, a Pressão da Gravidade sobre os materiais e os equipamentos ocasionariam imperfeições. Graças, porém, às condições de ausência de peso no Espaço, as esferas assim produzidas são geometricamente perfeitas!
Estas Esferas, do tamanho de uma cabeça de alfinete têm muitas outras utilizações, como a de oferecerem uma rigorosa referência dimensional quando colocadas ao lado de espécimes numa lâmpada de microscópio e, a de porem à prova filtros com poros superfinos. Eram feitas em lotes de 15 gramas - mas os homens de negócios e também as Universidades, estavam dispostos a pagar a sua perfeição ao preço de 23 milhões de dólares por quilo!

Crescimento Industrial
Outro processo que se realiza melhor sob condições de ausência de peso, é a Produção de Cristais a partir de soluções químicas resfriadas.
Os Cientistas que tentam descobrir a composição de uma substância, por vezes transformam-na em Cristal, porque a análise de cristais pelos Raios-X, pode assim revelar a estrutura química destes.
Na Terra, a convecção - correntes ascendentes de líquido quente e descendentes de líquido frio - interferem na composição de uma solução quando esta cristaliza. Sob condições de ausência de peso, a convecção não ocorre.

Remédios, Metais e Pequenos Objectos
Por causa do custo do envio de equipamento especial e materiais para o Espaço, só os produtos que dêem lucro - embora produzidos em pequenas quantidades - são susceptíveis de serem ali fabricados. Neles se incluem: Remédios de pureza sem precedentes; Ligas de Metais que não se misturam bem sob a Gravidade e, Micro-chips quase perfeitos, obtidos a partir de materiais cristalinos.
Uma Empresa Americana Aeroespacial uniu-se a outra (Farmacêutica), para então produzir versões mais puras de remédios, tais como o «Interferon» - uma proteína usada para combater o Cancro - e o «Factor 8», um agente de coagulação do sangue usado pelos hemofílicos. Ambos os produtos são purificados por um processo chamado - Electroforese», realizado com mais eficiência no Espaço do que na Terra, obtendo desta forma e assim, versões muito puras desses eficazes remédios!

Caos a Partir da Ordem
Se pusermos num frasco uma camada de café moído e acrescentarmos uma camada de açúcar, taparmos o frase o abanarmos, verificamos que quanto mais abanamos mais as substâncias se misturam. Isto, ilustra assim a segunda Lei da Termodinâmica: «Num sistema fechado, a Entropia aumenta.»
Em termos da mistura do café e açúcar, manter um «sistema fechado» significa apenas manter a tampa no frasco - de outro modo, seria possível separar os grãos de açúcar do café.
A «Entropia» é uma medida do grau de desordem.
por eficaz que seja a conversão de uma forma de energia noutra, por exemplo, electricidade em luz, perde-se sempre alguma - como calor - no processo.
O Calor é matéria agitada - o ar quente é apenas ar num estado de movimento extremamente desordenado. Logo, um aumento de calor equivale a um aumento de desordem - por outras palavras, um aumento de...Entropia!
No Universo, a Energia está constantemente a ser convertida de uma forma para outra. Se o Universo for um sistema fechado ( e os Astrónomos continuam a debater se o é ou não...), a desordem - Entropia - está sempre a aumentar à medida que, a Energia perdida o aquece.
O Universo - embora só daqui a muitos milhões de anos - acabará por ficar sem Energia útil, ou seja, aquecerá até morrer!
Os Gregos inventaram a palavra «Caos», para então descrever o estado de desordem total que acreditavam ter existido antes da criação do Cosmos ordenado, mas, se a Entropia está sempre a aumentar, o que os Gregos tomavam como caos deve ter sido - segundo as Leis da Termodinâmica - um estado de completa Ordem!

Assim sendo, há de facto uma desordem subsequente - Entropia - registada dessa cimeira Ordem no Universo, no que, Astrónomos e gente da Ciência, ainda não terá acordado sobre este em sistema fechado...ou não!? Para além dos Universos Paralelos e outras questões, outras teorias cósmicas que, ao longo dos tempos, se vão enunciando em mais estudos e análises profundas sobre os mesmos. Por tudo isto, enunciar-se-à também que, por bem da Humanidade, maiores conclusões ou aproximação dessas conclusões se possa aludir. A breve prazo, deseja-se. Que assim possa ser então!

Sem comentários:

Enviar um comentário