Translate

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A Cadeia de Comando



Radiografia da Medula Espinal

Poderão ainda existir mais Sentidos no Ser Humano, para além dos que se conhecem - mesmo do âmbito actual da Ciência? Haverá algum tipo de Receptor no corpo humano que despolete ou corresponda a estes Sentidos Extra-Sensoriais? E que extraordinária ligação é esta, entre o Cérebro e o Corpo em designação de Medula Espinal que chega mesmo (esta última) a ser independente, funcionando mesmo sem a intervenção cerebral? Que mecanismo poderoso possuímos então para que tal urja em preponderantes Reflexos Espinais?

Mente e Corpo
Em 1628, um médico inglês, William Harvey, descobriu a verdadeira natureza do sistema circulatório do Corpo Humano e, identificou o coração como uma bomba muscular.
Isto pôs então termo a uma crença corrente (que já durava há 2000 anos) e que ditava que o Coração era a sede do Intelecto. Somente no final do século XVIII é que os Cientistas começaram a reconhecer a importância do Cérebro!
Sabemos hoje já alguma coisa (muito mais do que em séculos passados, obviamente) acerca do Corpo Humano e, do seu funcionamento. Mas, continuam ainda hoje por reconhecer algumas das capacidades da mais perfeita de todas as máquinas e, alguns dos seus intrigantes pontos fracos, mantendo-se infelizmente inacessíveis à Medicina Moderna.

Janelas da Alma
Possuímos mais meios do que à priori pensávamos para...sentir o mundo!
Os Nossos Sentidos foram outrora conhecidos por «Janelas da Alma» e são apreciados como bens preciosos. Poucos infortúnios despertam mais a compaixão do que a perda da Visão ou da Audição.
Mas quantos Sentidos existem realmente? O Filósofo grego Aristóteles contou cinco: Vista, Ouvido, Olfacto, Paladar e Tacto - e isto manteve-se desde então na sabedoria popular. Contudo, os investigadores que exploraram o funcionamento do Sistema Nervoso Humano, revelaram toda uma gama de Sentidos-extra para juntar a esta lista de cinco.

Dor e Tensão
Todos os Sentidos dependem de «Receptores dos Sentidos» - terminais nervosos que enviam mensagens electroquímicas para...o Cérebro! Cada receptor reage a um estímulo particular do mundo exterior - os Receptores dos olhos respondem à luz, os do nariz...a cheiros.
Identificaram-se Receptores espalhados por todo o Corpo - na pele, nas articulações, e até no aparelho digestivo, que reagem a uma vasta gama de estímulos específicos. Há Receptores que respondem ao calor e outros ao frio; Receptores que registam a dor ou que respondem à tensão. Cada um pode ser chamado com propriedade, um «Sentido» diferente.
Alguns investigadores crêem também que existem sentidos separados da fome e da sede. Fala-se que haja ou exista assim um sentido de equilíbrio - o que é bastante correcto. este Sentido está situado nos ouvidos e é talvez a sua mais importante função. Bem no interior do pavilhão auditivo há um sistema de minúsculas câmaras e canais que contêm líquido e possuem finos pêlos sensoriais.
Quando a cabeça se move, estes pêlos são estimulados e enviam mensagens para o Cérebro, dizendo-lhe de imediato em que posição estamos. É este mecanismo que comanda o nosso Sentido de Equilíbrio!
Podem existir então mais sentidos para lá do âmbito actual da Ciência. Os Parapsicólogos têm falado muito - nestas últimas décadas - da Percepção Extra-Sensorial como um Sentido.
Pela experiência nesta área, os Parapsicólogos têm registado que, pessoas que se identificam ou autonomizam como videntes - o que significa que, por exemplo, identificam objectos dentro de um sobrescrito fechado...«vendo-os» - se determinam com capacidades Extra-Sensoriais! Outros foram determinados como tendo o poder da Precognição, aptidão de «ver» acontecimentos no Futuro.
Apesar de muita especulação e pesquisa científica, ninguém ainda descobriu quaisquer Receptores no Corpo Humano que possam assim corresponder a estes Sentidos Extra-Sensoriais. Mas uma coisa se pontua nesta determinação dos Parapsicólogos: jamais se poderá chamar (ou continuar a fazê-lo como até aqui - a estas formas de Percepção sobrenaturais) um «sexto Sentido»...mas antes, essas outras dimensões extra-sensoriais que se observam e registam hoje no mundo da: Percepção, Precognição e...Clarividência, todos estes verdadeiros Sentidos no Ser Humano!

A Cadeia de Comando
(O cabo de comunicação de pensamento rápido do nosso Corpo!)
O Elo de ligação entre o Cérebro e o Corpo, é a Medula Espinal - uma tira de tecido nervoso da espessura de um dedo mínimo que passa pela nossa Coluna Vertebral oca, numa extensão de 45 centímetros. Células nervosas chamadas Neurónios Motores transmitem impulsos eléctricos que viajam do Cérebro para a Medula Espinal, partindo do nível apropriado e, passando para as várias partes do Corpo.
Do mesmo modo, Neurónios Sensoriais transmitem mensagens dos órgãos e tecidos, via Medula Espinal...para o Cérebro. Mas, a Medula Espinal também funciona sem a intervenção do Cérebro. Só ela controla as acções chamadas Reflexos Espinais - que têm de ser tomadas depressa em resposta ao perigo!

Mais Rápido que...o Pensamento!
Quando tocamos num prato quente, por exemplo, o sinal de perigo dos Neurónios Sensoriais é transmitido à Medula Espinal que então devolve a mensagem por um Neurónio Motor, dizendo aos músculos que larguem o prato. Isto acontece rapidamente, até antes de o Cérebro ter recebido a primeira mensagem comunicando o calor do prato.
É este tipo de função protectora que o Médico testa quando bate no joelho do paciente e, observa desse modo a perna pendente a projectar-se para cima.
Este Reflexo, é a maneira de a Medula Espinal garantir que nenhum dos tendões do nosso corpo está demasiado distendido. Percutindo o joelho, o Médico distende o Tendão Patelar, e os músculos da perna contraem-se para aliviar outra vez o tendão.
A Medula Espinal provoca também as reacções rotineiras que podem ser consideradas insignificantes para o Cérebro consciente, assegurando-se de que a Bexiga despeja, os olhos pestanejam e os músculos mantêm o Esqueleto unido! Graças a ela, o Cérebro consciente fica livre para se ocupar de tarefas mais complicadas.

Inquestionável é o avanço da Medicina Moderna e todas as tecnologias inerentes que, nestes últimos anos, se têm vindo a propagar com vários sucessos e, pelo mundo inteiro. Por muito enigmático que o Corpo Humano ainda nos possa ser - para além das recentes descobertas do Genoma Humano e todo o envolvimento da cadeia de ARN e ADN em todos os sectores - certificar-se-à a maravilha deste conhecimento que só beneficia então a Humanidade. Havendo a sapiência, aliada à técnica, o ser humano terá no futuro próximo uma mão cheia de vantagens em salutar conhecimentos, que poderá investir em si e, na sua saúde. Seres sãos que, beneficiem tanto de saúde como de longevidade em rácios generosos de idades provectas ou...faixas etárias, que os não limitem nem estigmatizem talvez, em designação de: terceira idade mas...quarta ou quinta, se for caso disso nos próximos séculos.
A bem dessa longevidade de mente sã em corpo são, que a Humanidade então avance e o Homem se cumpra...em felicidade e paz na Terra! Assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário