Translate

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A Força Invisível/Mágica Laser


Luz Laser

Poderá existir uma outra força poderosa -  enigmática e, invisível - por detrás de tantos avanços na Medicina nestas últimas décadas? Robôs altamente sofisticados (tecnologicamente) e quase perfeitos em toda a sua dimensão e, eficácia, serão provindos de outras esferas estelares ou tão somente o Homem conseguiu assim atingir uma outra meta no desenvolvimento clínico e, cirúrgico? Terá o ser humano essa mesma capacidade que outrora só caberia a Deus ou...aos deuses de além estrelas? Terá havido interacção de conhecimentos interestelares e, o Homem, para que tudo resultasse num quase clímax médico - no mundo da intervenção cirúrgica e em todo o foro clínico - devido à exuberância total desta maravilhosa e agora descoberta Luz Laser, tão mágica quanto eficiente no seu todo???

O Neurocirurgião-Robô
Um avanço na Medicina inspirado numa Fábrica de Automóveis!
O Doutor Yik San Kwoh, director de uma Unidade de Investigação TAC de Long Beach, na Califórnia (EUA), senta-se diante de um computador ligado ao braço do Robô da sala de operações.
Um neurocirurgião assinala com rigor a área do Tumor Cerebral de um doente com um «scanner» bidimensional de Raios-X, e depois Kwoh tecla os comandos do computador. Motores zumbem e, o braço mecânico roda. Ole - o Robô - prepara-se então para extirpar o nefasto Tumor.
A ideia de usar Robôs para executar operações cerebrais delicadas, ocorreu a Kwoh - Engenheiro Electrotécnico - depois de ter visto na televisão uma Linha de Montagem Robotizada de...automóveis!
Graças a um donativo de 65 000 dólares - nos anos 80 e, por mão de um mecenas dinamarquês aí emigrado de seu nome, Sven Olsen - Kwoh conseguiu assim adaptar um braço de Robô Industrial, e deu ao protótipo do Neurocirurgião-Robô o nome de «Ole» - em homenagem a Olsen, o seu generoso patrocinador.

Ensaio no Melão
Em 1985, Kwoh fez então os primeiros testes das aptidões cirúrgicas do Robô. Comandado para extrair pequenas bolas de dentro de um melão, Ole actuou impecavelmente - confirmando de imediato que estava pronto a ser usado num doente.
Um Neurocirurgião localizou um Tumor num homem de 52 anos, por meio de uma TAC, que também traçaria o caminho que o instrumento cirúrgico devia seguir.
Kwoh ajudou os comandos para o computador calcular a localização exacta do Tumor e, transmitiu estes dados, aos motores das seis articulações de...Ole. Este, de seguida, rodou para a posição correcta. Depois, quando o computador indicou que a agulha da ponta do braço de Ole estava no local certo, o Neurocirurgião empurrou-a suavemente em direcção ao Tumor.

Pontaria Perfeita
Normalmente, um Neurocirurgião dirigiria ele próprio a broca cirúrgica ou, a agulha de biopsia até ao ponto de inclinação certos, mas a precisão de Ole obtida pelo computador - com uma margem de 0,0125 mm - não pode ser melhorada por uma operação de...«mão livre», ou seja, por mão humana - com todos os erros naturais que isso implica.
Ole, nunca mais parou. Incansável na sua função e missão impressionantes, Ole tem vindo a extrair múltiplos Tumores, onde já se inclui muitas biopsias numa exímia exactidão ( e onde Ole é tão exacto que exige apenas uma pequena incisão), no que o paciente só beneficia. A operação pode ser realizada com Anestesia Local, e alguns pacientes chegam mesmo a voltar para casa no dia seguinte à intervenção, perpetrada pelo fantástico Ole e, o neurocirurgião assistente.

O Coração Embrulhado
O ainda soviético Vassili Fokin de 58 anos, nascido na Lituânia (agora Republica independente, pertencente à UE), sofria de grave insuficiência cardíaca. Mal podia andar - o Coração afectado não controlava o volume de líquido que recebia, o que provocava uma acumulação de fluido nas pernas.
Na época, não estavam disponíveis um dador compatível nem sequer um Coração Artificial, por isso, os Médicos do Instituto Médico de Kaunas, na Lituânia, «treinaram» um músculo das costas - o Grande Dorsal - para se contrair regularmente por meio de um Neurostimulador Electrónico, produzido em Moscovo, na Rússia.
Após um mês de crescente estimulação, o Músculo modificou a estrutura para se assemelhar ao Músculo Cardíaco, que trabalha sem descanso. Na operação - até aí apenas testada em cães - o Músculo foi separado das costelas - com os nervos e vasos sanguíneos ligados - e colocado em volta do Coração de Fokin, onde continuou a trabalhar como uma bomba de apoio, produzindo contracções no...Coração. Meses depois, Fokin levava uma vida normal e, as suas pernas tinham finalmente deixado de inchar. Voltaria desse modo à sua vida normal.

Fortalecimento Electrónico
Este Coração «às cavalitas» não foi só uma ideia soviética nessa época. Cientistas parasienses testariam também por sua vez músculos treinados electronicamente, para desse modo fortalecer o Coração, enquanto investigadores londrinos se puseram a ensaiar o Músculo da Parede Abdominal. Entretanto, houve evolução. Mas, apesar de novos e mais instituídos procedimentos cirúrgicos nesta área, os Cirurgiões admitem que levará ainda muito tempo até se conseguir utilizar Músculos para se fazer um Coração inteiramente...novo! Será assim...?

A Luz Laser
A Força Invisível (para muitos ainda...mágica) que ajuda a cicatrizar feridas!
A Cirurgia Laser já está bem firmada em delicadas operações aos olhos (como fixar uma Retina descolada), mas alguns Médicos encaram-na como instrumento curativo mais geral.
Estudos que se realizaram nas últimas décadas na Europa, nos EUA e na Rússia sugeriram que existia uma certa «Magia Laser» que podia efectivamente ajudar a tratar queimaduras e, ferimentos até agora adversos à cirurgia convencional.

Estimular Crescimento
Os ferimentos são então submetidos a um Laser de baixa potência durante curtos períodos, pois uma exposição prolongada a alta potência, danificaria irreversivelmente os tecidos.
Os primeiros resultados mostraram que o tratamento estimulava Células danificadas a crescer e, a renovar-se. Num estudo feito na Hungria, 1300 doentes com úlceras incuráveis foram submetidos a um tratamento por Laser: 80% dos doentes ficaram curados, e outros 15% apresentaram significativas melhorias!
Apesar dos avanços tecnológicos nesta área - que se desenvolveram e expandiram - ainda consegue deixar os Cientistas intrigados pelo poder exponencial curativo desta tão enigmática e poderosa Luz Laser. Verificaram então  (nessas muitas experiências actuadas em pacientes) que quando os leucócitos do sangue - os Macrófagos - são brevemente submetidos a Luz Laser de baixa frequência, libertam substâncias químicas que ajudam a restaurar o tecido danificado. Parece que o Laser de baixa potência coagula o sangue e, faz solidificar as proteínas. Assim, tecidos macios são ligados para fechar feridas ou...unir Vasos Sanguíneos. Quase um milagre da Ciência!
Experiências soviéticas na década de 80 (pouco antes da desagregação da URSS), concluíram que, a Luz laser, seria então eficaz para estimular Células envelhecidas - ou mal alimentadas - e de antigos ferimentos difíceis de curar, cicatrizar ou cauterizar pelos outros métodos até aí instaurados.
Os Médicos continuam a procurar insistentemente novas aplicações para os Lasers, incluindo a redução da Dor, curativo rápido de Lesões em desportistas, tratamento da Artrite e, já foi usado para voltar a ligar membros decepados: o Corte Perfeito do Laser nas delicadas fibras nervosas facilita o seu crescimento. Utiliza-se na extirpação de Cálculos Renais e outras intervenções subsequentes.
Até às últimas décadas era uma miragem e, um desejo intenso por parte da comunidade médica, não só a melhoria dos pacientes através desta técnica como o sucesso de intervenção cirúrgica de quem possuía tumores malignos, tanto na Medula Espinal como no Cérebro - onde se resumia ser impensável estas remoções tumorais por vias de cirurgias ditas normais, havendo sério risco para o paciente nestas intervenções. Hoje...tudo ou quase tudo se cumpre, por vias desta Força Invisível mas eficaz em modernos tempos científicos e, médicos, em toda a sua ascensão!

Da Antiguidade...à Actualidade!
A História regista alguns factos interessantes acerca da Antiga Medicina Babilónica. Por exemplo, o Código de Hamurabi, do século XVIII a. C., onde se determinava uma dura pena por morte de um doente na extracção de um abcesso: Cortar as mãos de um Cirurgião! Se, no entanto, o paciente fosse um escravo, o Médico tinha apenas de dar outro para o substituir. E, cerca de 1300 anos mais tarde, o historiador Heródoto relatou que era hábito na Babilónia pôr os doentes na rua para permitir que, os transeuntes, lhes dessem conselhos médicos.
Na Actualidade, as coisas são potenciadas de outro modo. E no que se refere ao Laser, neste caso o de baixa potência usado nas técnicas curativas, o Laser cirúrgico pode ser extremamente potente.
As aplicações cirúrgicas de Laser exigem de 10 a 100 watts de potência contínua, ou súbitas mudanças que podem atingir picos de 10 000 a 1 000 000 de watts. As ordens de potência são, grosso modo, iguais às que um Laser da Guerra das Estrelas necessitaria para penetrar no corpo de um míssil, mas a energia é concentrada num feixe estreito que pode ser dirigido com precisão cirúrgica!
Quanto ao Fibroscópios (ainda no campo cirúrgico) podem ser combinados com «Fibras de Potência» transportando energia-Laser para executar cirurgia-Laser no interior do corpo - como desfazer Cálculos Renais e, tratar Tumores.

Força Invisível/Luz Mágica(Laser)
Laser (Light Amplification by Simulated Emission of Radiation), ou seja, em português, Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Os Átomos de Cromo formam o meio activo. São eles que geram a Luz Laser por Emissão estimulada de Fótons! É um dispositivo que produz radiação electromagnética. Possui características muito especiais: é Monocromática (pois possui comprimento de onda bem definido); Coerente (todas as ondas dos Fótons que compõem o feixe, estão em fase), e Colimada (propaga-se como um feixe de ondas praticamente paralelas).
Nas aplicações-Laser há uma diversidade absoluta na Era Moderna, tanto na Medicina como noutros sectores em imparável evolução que nos deixa de facto surpreendidos a cada dia que passa. São eles:
1 - Na Fisioterapia (como Anti-inflamatório, Regenerador e Analgésico).
2 - Na Indústria (cortar materiais ou medir distâncias). Máquinas CNC aliadas ao Laser de dióxido de carbono (CO 2) no corte e soldadura de variados materiais, agilizando assim o processo.
3 - Pesquisa Científica (Pinças, Óptica, Hidráulica, Física Atómica, Óptica Quântica, resfriamento de Nuvens Atómicas, Informação Quântica).
4 - Comerciais (comunicação por Fibras Ópticas, leitores de Códigos de Barras).
5 - Sector Bélico (Minas-Lasers).
6 - Domésticos (leitores de CD/DVD/Blu-Ray e Laser-pointer, na apresentação de projectores).
É produzido ainda por materiais como o Cristal de Rubi dopado com Safira, mistura de gases, no caso do hélio - dispositivos de estado sólido como Laser-Díodo, moléculas orgânicas como os Lasers de Corante.

Em relação aos avanços da Medicina em uso e práticas correntes neste novo século, a Laser é já insubstituível, no que o ser humano faz tenção de a perpetuar em melhoria de saúde e bem-estar em si. O que ontem era um sonho, hoje é praticamente viável, possível e determinante no foro cirúrgico em patologias cancerosas de Tumores praticamente inoperáveis até aqui. Vejamos então:
- Na Cirurgia de Tumores Oculares, onde a aplicação do Laser se efectua, utilizando a Crioterapia (congelamento de Tumores).
 - Na Cirurgia de Tumores da Boca, Faringe e Laringe.( a energia-Laser activa assim os medicamentos anti-cancerosos). Ainda no foro oncológico, em particular no Tratamento Cirúrgico do Cancro da Bexiga é usado o Laser de alta energia, no que, a Cistectomia parcial ou total, é realizada para Tumores de Bexiga com o auxílio do Cistoscópio e, um Laser da Alta Energia.
 - Na Cirurgia do Cérebro em extracção de Tumor Cerebral. Neste tão complexo campo cerebral e neurológico, existe nos dias de hoje o tão clamado e por certo «abençoado» Neuronavegador, ou seja, todo um sistema muito interessante de Alta Tecnologia e, extrema mais-valia em Tumores Cerebrais!
Este potente aparelho funciona tal como um GPS (Global Positioning System) o que significa que, é um sistema em complexo multifuncional que pode ser anexado a uma antena e, calibrado, para informar o Neurocirurgião sobre qual a posição do instrumento em relação às imagens de Ressonância Magnética e, Tomografia. A localização do Tumor é assim determinada em três dimensões: Planos Sagital, Axial e Coronal. Portanto, um «monstro« no bom sentido da palavra em eficiência e pormenor técnico no que compõe de Ultra-Som, Laser, Monitorização Neurológica e Ressonância Intra-operatória.
Mas há que concluir sobre a Laser: esta não substitui o Acto Operatório! Mas é, antes de mais, um valioso instrumento cirúrgico que pode ser utilizado em Neurocirurgias, e tem o benefício de realizar cauterizações e cortes, no Tecido Neural - com muita precisão e dissipação de energia.

Nada mais a registar, a não ser...a eterna questão que se subleva nestes novos tempos de tecnologias incomensuráveis em toda a linha: De onde nos veio todo este supra-sumo de conhecimentos tão ferozes quanto magnânimos no ser humano em avanço, elevação e...certamente, sublimação? Dos deuses estelares como na Antiguidade, de um Deus-supremo cósmico ou universal que a tudo pode e a tudo comanda... ou tão-somente, a evolução fantástica do Homem em iluminações destes novos tempos? Haverá essa fronteira? Existirá mesmo uma barreira-limite entre o que poderá ter vindo das esferas estelares - como o próprio ser humano - e, essa outra misteriosa essência de raciocínio e, inteligência, que nos confronta com uma realidade agora mais visível...? Ou continuaremos a sonegar em nós próprios essa verdade dos factos e conhecimentos, leituras e ensinamentos além os tempos??? Algo está a mudar, isso é inquestionável. Em todos os sectores da nossa sociedade humana e terrestre, no que muitos de nós já consideramos em poder supremo e, especial, de algo ou alguém que nos ensina, nos vigia e nos comanda certamente também. Algo ou alguém com poderes muito superiores ao nosso mas que, por vias de algo maior (supostamente), nos está a dar e a fazer sorver este imenso conhecimento ( e aluimento de outros, até aqui mais conservadores e mesmo obsoletos) no que o ser humano só tem de fazer cumprir e, se possível, instaurar no Mundo Moderno que agora habitamos; no mundo e...em nós! Pois que, a bem da Humanidade, pelos estelares ou por um outro qualquer Deus que nos queira proteger e fazer evoluir e recrudescer, assim possa então continuar a ser! A bem das Forças Maiores (visíveis ou invisíveis) e...da Humanidade que, como sempre afirmo, somos todos nós! Assim seja!

Sem comentários:

Enviar um comentário