Translate

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

A Máquina Pensante


Primeiros Computadores da Apple

Será o início de uma incessante ambição em quimera absoluta de Inteligência Artificial, a que, na actualidade, se detém sobre os avanços de computadores tão perfeitos quanto exímios na racionalidade que nem por vezes o Homem atinge? Quem foi o seu inventor e qual a finalidade de então? E como - ou qual a razão -  que leva os «piratas informáticos« de sistemas de computadores a penetrarem em registos secretos? Haverá no futuro um sistema que seja inviolável a tais arremessos desta Máquina Pensante que a todos - no presente - urge preservar em direitos individuais?

O Pioneiro na Matéria!
Impõe-se a questão: Quem realmente inventou o primeiro Computador Electrónico do mundo?
O Doutor John Vincent Atanasoff dificilmente será conhecido de milhões de pessoas em todo o mundo. No entanto, de acordo com a decisão de um Tribunal Americano, ele pode reivindicar a invenção do Computador Electrónico Digital - o mais importante desenvolvimento tecnológico da Era Moderna!
A invenção do primeiro verdadeiro computador era geralmente atribuída ao decifrador de códigos britânico que trabalhou - durante a Segunda Guerra Mundial - em Bletchley Park, Buckinghamshire e que, em 1943 criou a máquina «Colossus», ou à equipa formada por John W. Mauchly e J. Presper Eckert, da Universidade da Pensilvânia - inventores da Calculadora e, Integradora Numérica Electrónica (ENIAC), entre 1942 e 1945.

Auxiliar Precioso
John Vincent Atanasoff tinha, de facto, chegado lá antes deles! Era um professor de Física, da Universidade do Iowa, que trabalhava em Matemáticas complexas - relacionadas com a Mecânica Quântica. Numa tentativa de evitar anos de entediantes cálculos, começou a construir um dispositivo electrónico capaz de fazer somas por ele.
Por volta do ano de 1942 - quando a entrada da América na guerra interrompeu o seu trabalho - tinha já produzido uma Máquina (primitiva mas funcional), com quase todos os elementos essenciais a um Computador Moderno, incluindo a Lógica Binária e, uma memória electrónica.
O trabalho de Atanasoff sobre Computadores, foi completamente esquecido até meados de 1971. Depois de 6 anos de litígio, um juiz decidiu que o Computador ENIAC tinha sido baseado nos esforços pioneiros de Atanasoff e que, deste modo, era ele o pai do Computador Moderno!

Máquinas Pensantes
A Acelerada Revolução dos Computadores
A primeira Máquina inventada por seres humanos, para os substituir num trabalho intelectual foi o Ábaco - provavelmente inventado na Babilónia cerca do ano 5000 a. C.
A Humanidade levou perto de 7 milénios para progredir deste engenhoso mas primitivo dispositivo de calcular, para aquilo que é geralmente aceite como o protótipo do Moderno Computador - o «Motor Analítico» a vapor, de Babbage.
Charles Babbage, Matemático e Inventor britânico, fez os primeiros desenhos para a sua Máquina de Calcular em 1834. Embora o Motor Analítico nunca tivesse sido cosntruído, os seus princípios mecânicos básicos - foram seguidos um século mais tarde, pelos primeiros Computadores.

Tamanho e Poder
Por volta de 1946, a tecnologia tinha já avançado para a Calculadora e Integradora Numérica Electrónica (ENIAC) - construída na Universidade da Pensilvânia.
Em Computadores Electrónicos como este, números e informação podiam então ser armazenados e, manipulados na forma de impulsos eléctricos - um grande salto em frente a partir dos primeiros dispositivos mecânicos. Embora não fosse o primeiro Computador Electrónico, foi já muito avançado se comparado com os aparelhos anteriores. Mas, tinha de ser enorme! Continha 18 000 válvulas e, ocupava 150 metros quadrados de área - maior do que um apartamento médio!
Depois do ENIAC, o progresso nos Computadores acelerou-se. Em 1976 - somente 30 anos após o ENIAC , o Computador mais poderoso do mundo, o Cray 1, efectuava 100 milhões de cálculos por segundo. O Cray 4, que estaria funcional a partir de 1993, seria assim mil vezes mais poderoso do que o Cray 1.
À medida que os anos foram passando, a evolução acentuou-se consideravelmente. Os Computadores foram ficando mais poderosos e simultaneamente mais pequenos e, baratos. O Microchip - introduzido nos anos 70 - permitiu que os circuitos electrónicos completos pudessem ser colocados numa área de 6,35 mm de silicone - suficientemente pequeno para se segurar na ponta de um dedo. Como resultado, foi possível construir um Computador tão poderoso como o ENIAC, mas 16 000 vezes mais pequeno!

A «Piratagem Informática»
A invasão informática em espécie de pirataria ou delinquência generalizada quase se institui pelo mundo inteiro - em maior ou menor intensidade, consoante se foram anulando as consequências da mesma em perfuração e, violação, dos complexos sistemas de computadores.
Em 1988, um porta-voz da Defesa dos EUA revelou que um estudante alemão tinha lido com regularidade Arquivos Secretos de Defesa de Bases Militares Americanas e...de outros países.
O criminosos em questão conseguira entrar no sistema informático sem nunca ter saído de casa. sentado a um terminal de computador ligado à rede telefónica, conseguiu assim acesso a pelo menos 30 redes reservadas de Computadores.
Aquilo que parecia ser um perturbante caso de espionagem, foi o primeiro exemplo de pirataria! Um «Pirata», é um amador que emprega o seu tempo livre a explorar arquivos confidenciais. Começou então a constar que Hamburgo, na Alemanha, era um extenso aviário de piratas talentosos...!
Qualquer Sistema de Computadores ligado a uma rede telefónica é sempre vulnerável! O «Pirata» necessita apenas de descobrir a chave que dá entrada ao Sistema.
Com uma dedução sumariamente inteligente e, um pouco de perseverança, o Sistema pode então ser furado ou violado. Grande parte dos «Piratas» só o são por brincadeira - como Britons Robert Schifreen e Steve Gold que penetraram no sistema Prestel de computadores da Telecom Britânica, podendo assim ler toda a correspondência do correio electrónico do Príncipe Filipe.
Mas, o potencial de crime é enorme! Alguns peritos acreditam que, Instituições Financeiras Americanas, estão a perder muitos milhões de dólares devido a fraudes informáticas. É tão simples como isto: se um «Pirata» tiver acesso a um Sistema de Arquivos de um Banco, poderá dar ordens para transferir assim grandes somas de dinheiro para uma conta pessoal num país estrangeiro - exactamente o mesmo que um ladrão de Bancos faria, mas sem o risco de...um assalto!

Vermes e Vírus
O Mundo sinistro da Infecção dos Computadores
Em 1972, o escritor americano de ficção científica David Gerrold, escreveu uma história acerca de um Programa Maligno que podia alastrar de computador para computador, como se de uma doença infecciosa se tratasse.
Baptizou este programa com o nome de «Vírus». Como tantas vezes, na História dos Computadores, a realidade ultrapassou a fantasia!
Em 1980, os Vírus de Computadores tornaram-se num facto real, fazendo então as Companhias perderem horas de trabalho e, espalhando o pânico entre os utilizadores de computadores de todo o mundo. De facto, um Vírus de Computador é um Programa concebido por um utilizador mal-intencionado que, se agarra secretamente a um outro Programa existente. Propaga-se quando o Programa Principal é copiado em disquete num computador (o que acontecia até à última década), e de pois introduzido noutro. Muitos Vírus mantêm-se latentes até serem despoletados de alguma forma - frequentemente pelos relógios dos computadores.
Uma das raças, o «Italiano» ou Vírus «Ping-Pong», introduzia uma pequena bola que saltava no ecrã do computador, assim que o relógio atingia uma determinada hora. Um outro foi chamado de «Sexta-feira 13», porque se torna activo de cada vez que sucede uma sexta-feira que calhe exactamente nesse dia do mês!
Existem diversas variedades de Infecções de Computadores, mas cada espécie funciona de maneira diferente, como é o caso da Peste. Uma Peste particularmente traiçoeira...é o «Verme». Este, é um Programa destinado a infiltrar-se num Sistema Completo de Computadores, reproduzindo-se cada vez mais. Alguns proliferam tão rapidamente que, ocupam todo o espaço operativo de um Sistema, tornando-o assim impraticável.
No dia 2 de Novembro de 1988, uma grande Rede Americana - a Internet (que liga computadores a Universidades, ao Pentágono e a outros Departamentos Governamentais dos EUA), foi infectada com um «Verme» que fechou grande parte do Sistema durante 36 horas.
Ainda pior, é o chamado «Troiano» - assim denominado a partir do cavalo de madeira que, segundo a lenda, foi usado para introduzir guerreiros gregos na cidade de Tróia.
Um «Troiano», é um Programa que afirma então fazer uma coisa quando, na realidade, faz outra.

Brincadeira Inocente
O que motiva uma pessoa a transmitir um Vírus a uma vítima inocente é, frequentemente, o simples desejo de provar que pode ser feito. Mas, os «Troianos» são conhecidos por fazerem desaparecer toda a informação armazenada no computador
Aterrorizadas pela ideia de que um Vírus destrutivo possa ser descarregado nas suas contas financeiras e bancárias (e outras) ou gravações, as empresas estão agora a investir mais em «Vacinas» que protejam então os seus computadores contra a infecção viral informática.

Desejando que nestes novos tempos haja maior consciência e equilíbrio no ataque a essa mesma pirataria que nos invade dados pessoais e toda a privacidade em geral, (no detrimento de maior informação também) que se alcance assim um parâmetro de antídoto - ou eliminação total na invasão de computadores. Haverá sempre quem prevarique e que, por uma inteligência superior e princípios nulos ou avessos a uma sociedade que se quer e deseja íntegra no seu todo, elaborará em recrudescência estes Vírus ou Vermes hediondos que tanto nos prejudicam, seja na esfera pessoal e individual de cada um de nós, seja nos altos comandos militares e governamentais, podendo-se mesmo aludir a uma guerra interina (ou intestina) entre pares, por sabotagem ou segredos vindos a lume - mesmo entre países aliados. Daí que se tenha de investir em mais estudos e resultados na efectivação de eliminação destes Vírus Informáticos.
A bem de toda uma sociedade informática mais justa, coesa e limpa de Vírus e Vermes, sob toda a Humanidade, assim ocorra de futuro...a bem de todos nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário