Translate

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

A Moderna Fibra Óptica


Fibroscopia às Cordas Vocais Normais

Na Medicina Moderna haverá ainda algo mais a alcançar e, a explorar, para além de toda esta maravilhosa Fibra Óptica que hoje já nos é insubstituível na exploração cirúrgica? Que magia voyeurista é esta - a que se assiste através do mirabolante Fibroscópio - que, percorrendo todo o corpo, nos transmite imagens do nosso corpo, até aqui desconhecido por nós...?

História do Interior do Corpo Humano
(Fibras Ópticas que «viajam» pelas estreitas passagens do Corpo!)
Até há poucas décadas - na recente abordagem clínica e, cirúrgica - quando os Médicos necessitavam de ver os funcionamentos internos do Corpo Humano, podiam recorrer à cirurgia exploratória (exame potencialmente perigoso) ou, a uma Radiografia, que dá uma imagem estática.
Nas últimas décadas, graças às Fibras Ópticas, pode-se introduzir fibras flexíveis ultra-finas pelos espaços do Corpo - passagens de ar, ductos intestinais, artérias, câmaras do coração - e ver em pormenor, o bom ou mau funcionamento dos principais sistemas e, órgãos, como se estes estivessem numa cápsula selada.

Imagens Internas
O maior avanço deve-se ao Fibroscópio - um instrumento flexível semelhante a um fio fino. Contém dois feixes paralelos de Fibras Ópticas, feitos de vidro da máxima pureza - pelos quais passa a luz - e, está envolvido por um tubo de plástico (ou borracha) que é introduzido no corpo por uma abertura natural ou uma pequena incisão.
Uma vez colocado o Fibroscópio no lugar, a luz passa por um dos feixes e, ilumina o alvo, no que então uma imagem é reflectida pelo outro feixe e vista por uma ocular, mostrada num ecrã de televisão - ou gravada por uma câmara.
Os Fibroscópios podem conter 10 000 Fibras num feixe com menos de 1 mm e, enviar imagens de áreas reduzidas de tecidos,,,como um pólipo do Cólon!
Conseguem penetrar nos sistemas Digestivo, Reprodutor, Circulatório e Respiratório ou, por exemplo, ser introduzidos numa artéria do braço e chegar ao Coração, permitindo então detectar quaisquer anomalias nas Válvulas Cardíacas ou...nas Artérias Coronárias.
Os Fibroscópios são muitas vezes incorporados em instrumentos maiores - os Endoscópios - os quais têm ligações que permitem inserção pelo tubo de instrumentos cirúrgicos miniaturizados (tais como tesouras, pinças ou loops) para recolha de amostras de sangue e, de tecido.

Diagnóstico sem Cirurgia
O Primeiro Fibroscópio foi construído por um americano, o doutor Basil Hirschowitz. Em 1950, ele e alguns dos seus colegas compraram por poucos dólares Vidro Óptico e, fundiram-no em fibras que foram enroladas num cilindro, feito de uma caixa vazia de cereais.
As Fibras receberam então camadas permanecentes de vidro e, cada uma das fibras compostas daí resultantes, transmitiria luz. O instrumento construído pelo doutor Basil Hirschowitz foi introduzido pela primeira vez no Estômago de um paciente...em 1957.
Os Médicos e por conseguinte, todos os cirurgiões aí envolvidos, podem agora não só ver o Interior do Corpo - e diagnosticar um mal ou patologia associada - mas também enviar Luz-Laser pelas Fibras Ópticas no tratamento de doenças, tais como úlceras de estômago, sem executar operações ou intervenções cirúrgicas. Um avanço inegável, de facto!

O Laser tem sido usado em diferentes áreas e sectores mas, dentro da perspectiva clínica, tem sido potencialmente usado para melhorar o aspecto das Manchas Congénitas (cor de vinho) que não desaparecem com a idade. Alguns Médicos têm tentado retirar Tatuagens com Laser, no que por vezes são bem sucedidos mas noutros casos não. Os resultados positivos são sempre dúbios, se tivermos em conta a nocividade nestes pela óbvia incursão de algo não-natural sobre a pele, mas isso já é uma outra questão, no que dermatologistas e investigadores na área se revestem de alguma cautela, devido aos efeitos colaterais que podem degenerar em miomas ou sérios problemas cutâneos nos futuros pacientes.

Lasers contra Lentes
Os Oftalmologistas estão já a encarar a Cirurgia Ocular por Laser como alternativa - tanto da cirurgia ocular tradicional como de óculos e lentes de contacto.
Nestas últimas décadas, os avanços têm sido verdadeiramente miraculosos! Senão vejamos: Lasers já foram usados para ligar Retinas descoladas e, a utilização de Lasers-Excimer para mudar a forma da Córnea, após muitos ensaios e experiências usando esta técnica completamente inovadora!
O nome destes Lasers deriva de, «Dímeros excitados» - Átomos voláteis da mistura gasosa que produz um feixe-Laser de luz ultravioleta.
Podem usar-se para remover finíssimas lâminas de tecido, e são tão precisos que podem cortar um padrão num fio de cabelo. O comprimento de onda do feixe de luz, determina onde a sua energia será absorvida e, portanto, que tecidos afectará.
Quando o Laser está preparado para penetrar na camada exterior da Córnea, não entra no tecido situado atrás dela. A Incisão é muito pequena e limpa, e são improváveis problemas de...cicatrização.
Mas há que perguntar: Como é então, ser operado por um Laser?
O processo, que levaria ainda alguns anos a aperfeiçoar-se, (portanto, ainda numa fase experimental) revelar-se-ia desde logo muito rápido e...indolor! Primeiro, são administrados medicamentos para fechar a Pupila do paciente e, de seguida, anestesiar o olho deste. O equipamento é depois fixado neste por sucção de vácuo - para prevenir movimentos durante a intervenção.

Tratamento Rápido e...Eficaz!
Na maioria dos casos, a exposição ao Laser dura menos de 12 segundos. A sessão não demora meia-hora, e o paciente não precisa de internamento. No dia seguinte, todo o mal-estar passou e, a visão voltou assim à normalidade.
Na actualidade, os Cientistas sentem-se felizes por abranger grande parte da população que sofre de elevada Miopia, Estigmatismo ou outras deficiências na Córnea, para além da inquestionável perturbação (e mesmo cegueira) no descolamento de Retina. Hoje, tudo é já possível em melhorias e casos de muito sucesso - em quase 90% de todos esses casos, em particular, os de Miopia.

Verdadeiros milagres ou simplesmente o grande avanço na Medicina ocular e oftalmológica (e não só), no que se perspectiva em futuro imediato. Lasers. Fibra Óptica e toda a sequencial orgânica automatizada, monitorizada e mesmo computorizada neste novo século que agora iniciamos em alegoria de deuses que não somos mas...idealizamos, para com o nosso bem-estar.
Fibroscópios, Endoscópios, TEP, EEG, TAC e outras mais técnicas que nos servem de grande bengala no imenso mundo do Corpo Humano que, a breve prazo (acredito) nos irão ser obsoletos uns e, mais dinâmicos e revolucionários outros, pelo imparável avanço tecnológico e de maior conhecimentos que vamos adquirindo ao longo da nossa vida individual e pública. Há que procurar soluções e tentar obtê-las sob  todas as ópticas e, sobre todas as coisas...se isso nos reverter em saúde e bem-estar gerais. A bem da Humanidade assim possa então continuar a ser, na busca e no encontro de todas essas viabilizações físicas e mentais, pois que o Homem ainda tem um longo caminho a percorrer na dor, na doença e, no padecimento de muitos de nós que diariamente nos confrontamos com o passar do tempo e, o inadiável que é, sentirmos a morte sem dor, sem sofrimento! A bem desse processo indolor em passagem de uma vida para outra - na Humanidade (sem esquecer por um momento que seja, os animais, nossos parceiros nesta mesma vida) - assim seja, em futuro breve, muito breve! A Morte é apenas o início...alguém disse. Só posso afirmar que assim o desejo, mesmo sem haver confirmação...!

Sem comentários:

Enviar um comentário