Translate

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Era dos Dinossauros


O Reino dos Dinossauros no Planeta Terra

Que terá efectivamente levado à extinção dos Dinossauros, por mais teorias que hajam desse fim abrupto na Terra? Terá sido um projecto há muito planeado - e arquitectado - pelas altas esferas estelares de um cosmos surpreendente, noutras formas de vida? Terá havido esse planeamento, no que o planeta Terra era em hipótese e, vivência, de uma outra forma de vida em manipulação genética do que se conhece hoje do Homem? Terão as civilizações estelares havido a coerência e a determinação necessárias a essa mesma conquista (fabricada ou não) do ser humano em detrimento dos...Dinossauros? Terão «eles» impulsionado os meteoritos e toda a sequela vigente na extinção dos mesmos, para um outro projecto - e processo - em evolução, num planeta perfeito para esse fim???

O Intrigante Mistério da Extinção dos Dinossauros
(As Teorias abundam...mas, as dúvidas essas, persistem no tempo!)
Todos nos interrogamos então: - Não houve espaço na célebre Arca de Noé, para estes malogrados ou quiçá infelizes animais de grande porte, na sua totalidade (ou em parte desta), para se ter em conta a sua continuidade na Terra? - Algo que ainda hoje nos suscita a dúvida, a incerteza e mesmo a incoerência, sobre o que terá levado de facto à extinção total dos Dinossauros...!?

O Fim de uma Era (decorridos 140 milhões de anos...)
Os Dinossauros dominaram o reino animal durante 140 milhões de anos. Eram assim os Reis da Planície, das Selvas, dos pântanos e dos Rios! Depois, há 65 milhões de anos - tanto quanto o homem moderno pode calcular - estes répteis de dimensões gigantescas desapareceram, súbita e inexplicavelmente...da superfície da Terra.
É um dos Grandes Mistérios que a Ciência não desvendou ainda! Torna-o ainda mais desconcertante o facto de que não existia apenas uma, mas centenas de espécies de Dinossauros, e um número muito superior de sub-espécies.
Alguns, eram monstros autênticos de movimentos lentos - tantas vezes representados no cinema - mas outros eram caçadores que se moviam rapidamente. Até uma época recente, os Paleontologistas - cientistas que estudam as formas animais extintas - eram de opinião que, os Dinossauros, tinham um limitado coeficiente de inteligência. Estudos mais recentes, porém, indicam que estes animais não eram menos inteligentes do que os Répteis actualmente existentes.

Caçadores vindos do...Espaço?
Têm sido descobertos ossos de Dinossauros na maioria dos países de todos os Continentes! No entanto, até recentemente, os cientistas não encontravam qualquer motivo que justificasse a extinção global destes animais. Para explicar o fenómeno, surgiram então numerosas teorias - algumas efectivamente bastante absurdas:
 - Falta de espaço na...Arca de Noé;
 - Perseguição levada a cabo pelos homens das cavernas, no que os cientistas se insurgiram desde logo, pela tomada de posição de, os Dinossauros não terem coexistido ou coabitado com o Homem, uma vez que terão determinado que estes morreram milhões de anos antes do aparecimento do Homem). Mas será de facto assim mesmo?
Projecta-se na actualidade, uma outra teoria: a de que, provavelmente, os Dinossauros existiram mesmo na época em que já existia o Homem ou vice-versa, no que se tenta fundamentar pelas ossadas descobertas de datação desse mesmo período - por vários testes efectuados para esse efeito. Mas as teorias continuam:
 - Separação de uma grande quantidade de matéria terrestre e, consequente formação das Fossas do Pacífico, acompanhadas de fenómenos cataclísmicos (se, eventualmente, este fenómeno se verificou de facto - o que a maioria dos Astrónomos põe em dúvida - teria ocorrido milhões de anos antes do aparecimento sobre a Terra, de qualquer forma avançada de vida);
 - Suicídio maciço - semelhante ao dos Lémures - e, aproximadamente simultâneo de todas as espécies em todos os lugares (o que, a ter-se registado sendo facto inédito, nos surge a imperiosa questão do que terá levado então a isso...), no que fez um investigador sugerir:
 -«Paleoweltsschmerz» - uma palavra que sugere ou implica que, os Dinossauros, foram atacados por uma espécie de cansaço de vida, morrendo de pura inacção.
Outras teorias, porém, parecem-nos mais plausíveis ou mesmo mais racionais do que terá sucedido efectivamente com os Dinossauros:
 - Doenças e Parasitas: novamente é improvável que, tão grande número de espécies, em lugares tão diversos, pudesse ser afectado por uma epidemia. Continuando:
 - Radiação Cósmica: esta teoria sustenta que, o aumento de Radiação causado pela explosão de uma Estrela Supernova na Galáxia, teria provocado mutações fatais! Se o fenómeno se verificou de facto, não se compreende, porém, porque não foram então afectados os Mamíferos Primitivos já existentes na época. Ter-se-ão protegido de alguma forma, tendo conseguido sobreviver...? Ou nada disto faz sentido, tendo sido obra e, projecto, além as estrelas? Mas, há mais outras teorias:
 - Inanição: tendo devorado todos os Dinossauros herbívoros, os Dinossauros carnívoros...morreram de fome! O inverso, porém, é bem mais plausível: à medida que os Herbívoros morriam por outras razões (talvez a inexistência de verde e vegetação própria para o seu alimento e subsistência), os Carnívoros desapareceriam também por falta de presas de que se alimentassem, na actividade predadora que tão bem se lhes conhecia, no que os cientistas admitem destes portentosos animais. Mas continuemos na longa caminhada teórica sobre a causa mais provável na extinção dos Dinossauros e toda a sua magnitude de vida e, eliminação:
 - Constituição Física inadequada: a hipótese de que as dimensões dos Dinossauros aumentaram demasiado relativamente ao seu meio ambiente - ganhando assim alguma credibilidade esta teoria, pelo facto de os Fósseis de algumas espécies apresentarem a Glândula Pineal, que controla o crescimento, excessivamente grande! Uma mutação genética poderá então ter acelerado a actividade desta glândula, interferindo no seu metabolismo, a causado por conseguinte...a destruição maciça dos Dinossauros.
Mas, alguns destes animais, como por exemplo, o «Hipsilophodon», não tinham mais de 2,5 metros de comprimento, o que não justifica de todo...a sua voraz extinção. Mas há mais:
 - Raquitismo Cerebral: esta suposição baseia-se exclusivamente numa característica do «Réptil blindado» - ou «Stegosaurus» - que apresentava uma grande placa óssea em torno da cabeça. Possuía 9 metros de comprimento, pesava cerca de 1750 kg e, as dimensões do seu cérebro, não excediam as de uma avelã. Outra teoria refere:
 - Destruição sistemática dos ovos: é muito provável que outros animais devorassem os ovos dos Dinossauros, mas não ao ponto de provocarem a extinção da espécie! Vários animais comem ovos de Crocodilo...e os Crocodilos continuam a existir! Por último, uma outra que nos revela:
 - Senilidade: a ideia de que os Dinossauros sofreram uma espécie de Envelhecimento Racial - sendo muito difícil de conciliar esta teoria, com o facto indefectível destes serem tão abundantes quanto activos nessa sua vida passada.

Descobertas e Novas teorias
Nas últimas décadas foram apresentadas teorias bem mais fundamentadas - na sua maioria interligadas -  e embora o Mistério da extinção dos Dinossauros possa não ser nunca completamente desvendado, os dados obtidos começam finalmente a ajustar-se, como num imenso puzzle biológico.
Por inícios de 1972, uma equipa da Universidade de Bona descobriu 8 ovos de Dinossauro, dois dos quais intactos, numa parede rochosa perto de Corvière, nos Pirenéus Franceses.
Estes ovos revelavam sintomas de um fenómeno conhecido como o Enfraquecimento da casca do ovo, que actualmente ameaça um grande número de Aves e Répteis, em resultado de graves distúrbios hormonais provocados por tensões do meio ambiente.
Quando este estado sobrevem, as Cascas tornam-se tão frágeis que, ou quebram prematuramente, ou não fornecem o Cálcio suficiente para assim alimentar os Embriões que os ovos contêm. Uma das causas ambientais que pode ter provocado esta situação é, de facto, o excesso populacional.
Os Dinossauros, contudo, já estavam provavelmente condenados, pois a sua aglomeração excessiva - nalguns locais - indicava já que, o seu meio ambiente, se encontrava gravemente ameaçado!

A Morte pelo Frio
A sua extinção coincidiu com o Fim do Período Cretáceo - temperatura amena. Durante este tempo formaram-se grandes Cordilheiras, fenómeno que teria assim influído não só no clima, arrefecendo-o, mas também na vida vegetal. O que perfaz que, todos os animais de grande ou baixo porte perecessem, devido à escassez ou mesmo erradicação de alimento.
Os rigores do frio mataram indubitavelmente muitos Dinossauros e, determinaram possivelmente, a aglomeração excessiva de animais em zonas mais quentes. Mas o grande Exterminador dos Dinossauros - assim como o factor (único ou não) que eliminou do planeta os animais terrestres de maiores dimensões (que jamais existiram) - foi talvez o florescimento de algumas plantas selvagens de aspecto inofensivo. Impõe-se a questão: qual a origem então destas plantas à priori inocentes mas que envenenaram todos os animais? Isoladas e nascidas sem que se saiba a proveniência, muitas outras questões se levantam: Será que estas plantas não foram induzidas, infiltradas e «semeadas» por todo o planeta para se dar finalmente a extinção dos grandes Dinossauros? E por quem?
Esta teoria das Plantas Venenosas, apresentada por meados de 1974 pelo professor Tony Swain, dos Kew Botanical Gardens, de Londres, baseia-se então no facto de, os Dinossauros - como a maioria dos Répteis - terem provavelmente papilas gustativas pouco apuradas.
O Prof. Swain chamou a atenção para o facto de, estes animais, necessitarem de ingerir quantidades prodigiosas de plantas, na sua maior parte...Fetos.
Calcula-se que, o Hadrossauro, por exemplo, consumia diariamente entre 200 e 400 kg de vegetais!

Veneno Insípido
Há cerca de 120 milhões de anos, surgiram as primeiras plantas perniciosas - em cujo interior se formavam compostos químicos com quantidades progressivamente maiores de, Alcalóides.
Testes efectuados com Répteis actuais indicam que, os Dinossauros, teriam sido provavelmente incapazes de distinguir o sabor dos Alcalóides - e, considerando as quantidades enormes de alimentos que ingeriam, ter-se-iam envenenado.
O Prof. Swain apontou então um factor comum nos restos de Dinossauros: «São frequentemente encontrados em posições contorcidas, como as dos animais que morreram envenenados com...Estricnina!» - Aferiu.
Ao Envenenamento provocado pelos Alcalóides deve-se também e igualmente o enfraquecimento das Cascas, tal como o DDT foi o responsável por este mesmo fenómeno nos Ovos das Aves!
A extinção dos Dinossauros herbívoros determinaria assim a dos seus predadores! Novas espécies dominavam o Mundo Animal - os Primitivos Mamíferos (desde os Primatas ao Homem de Neanderthal, Cro-magnon, Homo-erectus e posteriormente Homo-sapiens), alguns dos quais se tornaram os mais antigos antepassados do Homem e que, durante pelo menos algum tempo...iriam «herdar» a Terra!

O Dinossauro...sobreviveu?
Os Dinossauros, geralmente considerados extintos há 65 milhões de anos, podem ainda viver entre nós...!? De facto, assim é! Esta afirmação é dada pelo que se pode facilmente observar através dos vidros das janelas. Ou seja, na incisiva certeza de uma descendência evolutiva sobre os mesmos.
Dois cientistas americanos, Robert T. Bakker, da Universidade de Harvard, e Peter Galton, da Universidade de Bridgeport afirmam que as Aves são...Dinossauros! Baseiam a sua teoria no facto de, ao contrário dos outros Répteis (e tal como as aves), os Dinossauros terem sido certamente animais de Sangue Quente. Na sua maioria, os Paleontologistas consideram que as Aves, os Dinossauros e todos os Répteis evoluíram a partir dos...«Tecodontes» - que viveram há 200 milhões de anos. Bakker e Galton chamaram a atenção para o facto de, a ave mais antiga de que há memória ou notícia - o «Arqueoptérix» - datar de há 140 milhões de anos apenas, o que robustece a sua teoria de que, as Aves, descendem dos...Dinossauros!

Na actualidade, muitas outras teorias se revestem de alguma importância, pelo que se tem descoberto sobre estes animais pré-históricos. Seja em ficção ou tela cinéfila em que até Spielberg já foi sumidade em produção e, realização sobre os Dinossauros, o certo é que a nossa imaginação é sempre posta à prova, no que hoje sabemos (ou invocamos saber) das múltiplas teorias da extinção dos enormes animais. Para lá do facto de, se ter descoberto em proeminente revelação - sobre o hominídeo Denisovan - que, possuindo uma outra dimensão de ADN, se tenham elaborado teses deste poder ser uma outra vertente mutante - genética e cromossómica - do que certas civilizações do Cosmos em nós poderão ter feito e, imposto, sobre o ser humano. Terá sido essa a causa real da extinção dos Dinossauros...? A incompatibilidade de evolução e processo generalizado por todo o planeta Terra, sem poder haver a coexistência de uns e de outros, pela ineficácia da expansão e, evolução, no ser humano? É óbvio que o Homem (inicialmente no de Neanderthal, e posteriormente noutros, já mais evoluídos em posição e desenvolvimento), nunca poderia vingar se, acaso os Dinossauros proliferassem em vez deste, arrasando tudo à sua passagem. Daí que, mesmo sendo apenas e tão só, mais uma teoria, por que não nos questionarmos sobre esta lógica de implantação e, implementação do ser humano no planeta Terra, em detrimento dos já há muito ameaçados (ou ameaçadores para o Homem) gigantes Dinossauros?
Contudo, a certeza de alguns cientistas (em sua teoria), é a de se ter tratado de um extermínio à escala planetária devido a factores externos - em Mega-Meteororito, Cometa em colisão ou algo similar de grande impacto sobre o planeta - que assim terá envenenado (e contaminado) Céu, Mar, Rios, Montanhas e Vales, Solos e todas as represas de água em total inferno vigente para com os pobres Dinossauros. As tais Plantas Venenosas será que poderão ter sido uma consequência viral - e mutante também - destas, sobre um planeta já tão martirizado em chuvas ácidas, temperaturas aterradoras (de um calor insuportável e depois um gelo inimaginável), fazendo tudo perecer ou quiçá, tornar-se resistente e não tão vulnerável assim - sugando esse mesmo veneno que mais tarde originaria a eliminação total dos Dinossauros? É uma hipótese...uma mera hipótese de, sobrevivência nata por parte destas tais terríveis plantas.  Fogo, Gelo, Chuvas ácidas...alimento e águas envenenadas, que mais se poderia «fabricar» para a sua erradicação da Terra? Pouco mais, supõe-se.
Assim sendo, sem nada mais a acrescentar - relatados que estão os factos, ainda que na actualidade as descobertas sejam imparáveis e, inexoravelmente de uma exuberância sem limites (em descoberta de ossadas quase completas de Dinossauros e mesmo seus ovos fossilizados), no que o Homem ainda tem para explorar - e permitir, caso lhe seja possível - na  retribuição em conhecimento e autenticidade. Se eventualmente, os seres estelares nos preferiram aos gigantes que povoaram este planeta há 65 milhões de anos, nós, seres humanos, só temos a agradecer...por tão belo e farto planeta podermos vivenciar em generosidade e, beneplácito, de uma Terra que antes de ser «nossa», era deles - dos tão inestimáveis Dinossauros! Mas que, por bem da Humanidade, puderam então ser dados em sacrifício por nós. Ou não, no que a História Universal rectificará...por umas outras quantas teorias adversas mas ainda assim credíveis, sobre a dita extinção dos Dinossauros!? A Bem da Humanidade, seja esta teoria correcta ou não, desde já lhes agradeço. Permanentemente!

Sem comentários:

Enviar um comentário