Translate

sexta-feira, 20 de março de 2015

A Era Biotecnológica VI (A Terapia Genética)


Terapia Genética (Processo de utilização do ADN nas Células afectadas)

Havendo um diagnóstico precoce através de criteriosos Testes de ADN, na prevenção e tratamento de várias doenças genéticas, estaremos no limiar de uma nova era médica e, científica? Abrir-se-ão portas até aqui encerradas e, desconhecidas, nesta grande etapa da Terapia Genética? Colhendo vida para implantar e, implementar vida, poder-se-à com toda a convicção - e entusiasmo - registar que, o Homem, está agora a «crescer» na inteligência efectiva que sempre o definiu? Ou isso é-nos dado , na actualidade, por sermos merecedores dessa mesma evolução humana em que todos coexistimos...?

Havendo relatos de abusivas intervenções neste âmbito e, de índole extraterreno (ou extraterrestre), não estaremos nós, seres humanos, a ser vítimas dos nossos próprios esforços, remetendo em nós e sobre nós, essas mesmas terapias, manipulações e transmutações que também fazemos em relação aos nossos animais? Usarão «eles» as mesmas «armas» biológicas e biotecnológicas - no foro genético - do que também nós exercemos agora até sobre nós mesmos? Ser-nos-à isso «pecaminoso» (sob uma certa teoria universal e cósmica extemporânea do que eventualmente transpusemos sem autorização estelar...?) ou simplesmente, estamos a usar essas mesmas «ferramentas» que um dia soubemos usar, soubemos reconhecer e mesmo utilizar?
Terá sido através dessas entidades estelares em toda a sua magnânima sapiência (ascendendo a esse conhecimento pelo que agora exercemos e, exercitamos) - num poder verdadeiro e incomensuravelmente superior - no que o Homem igualmente gere, produz, reproduz e...geneticamente aflui??? Estaremos a usufruir do beneplácito de uma Inteligência Superior que a isso nos devota agora em cimeira poderosa de novas tecnologias aplicadas à Ciência Médica? E sabê-lo-emos receber, aplicar e expandir (ou reprimir, consoante os casos) em devoção terrestre e humana??? Evoluiremos ante essa doce e omnipotente sabedoria das estrelas... na Terra? Sabê-lo-emos consagrar em nós sem extrapolarmos consciências ou devassar outras em seus direitos universais? Teremos esse mesmo direito???

Médicos de ADN
(Como funciona a Terapia Genética...)
O Crescimento, o Desenvolvimento e o Funcionamento do corpo humano são regulados pelos cerca de 100.000 genes presentes em cada Célula.
Um defeito em em apenas um destes genes pode provocar uma doença perigosa e, de facto, uma Criança em cada cem (1/100) nasce com um defeito genético.
Conhecem-se mais de 4000 Doenças Genéticas e, actualmente, grande parte delas não tem um tratamento eficaz. Contudo, as perspectivas de fazer face  a estes problemas melhoraram muito nestas últimas décadas com os primeiros Testes de Terapia Genética - um processo que utiliza a tecnologia de ADN para introduzir genes normais nas Células afectadas!

O Corpo Humano
O Corpo Humano é constituído por triliões de Células diferentes! Se um indivíduo sofrer de uma doença provocada por um gene defeituoso, este gene está presente em todas as Células do Corpo.
Felizmente, para que a Terapia Genética resulte, não é necessário introduzir um gene normal em todas estas células. Isto deve-se ao facto de, muitos Genes, apenas serem expressos (activados) em determinados tipos de tecido. Por exemplo, o Gene que, quando defeituoso, provoca a Hemofilia - é expresso sobretudo nas Células do Fígado.
Assim, actualmente, o objectivo da terapia Genética é introduzir genes «bons» nos tecidos que são seriamente mais afectados pela doença.


Técnicas laboratoriais                                  Novas terapias contra o Cancro

Curas Biotecnológicas
Os primeiros êxitos da Terapia Genética ocorreram no tratamento da doença genética rara designada por Síndroma de Imunodeficiência Combinada Grave (SCID), que é provocada por um defeito no gene da Enzima «Deaminase de Adenosina» (ADA), cuja ausência é fatal para os glóbulos brancos. Sem glóbulos brancos funcionais, o indivíduo tem pouca protecção contra as infecções e morre (em geral) na primeira infância.
Os Glóbulos Brancos são produzidos pela medula óssea e, se for possível encontrar um dador compatível, um Transplante de Medula pode curar este defeito. Mas, no caso de não haver dador, a Terapia Genética oferece agora uma alternativa. Na Terapia Genética, extraem-se os Glóbulos Brancos do doente, introduz-se uma cópia correcta do gene da ADA e, transferem-se as Células funcionais - de novo - para o corpo!
O Gene - fisicamente um curto segmento de ADN - pode ser assim introduzido nas Células de três maneiras diferentes. Os Glóbulos Brancos podem ser quimicamente tratados para poderem ser permeáveis ao ADN.
Esta Técnica tem uma taxa de sucesso reduzida, sendo o ADN apenas acolhido por uma em cada 10.000 Células. Em alternativa, o ADN pode ser injectado por meio de uma pipeta microscópica; embora seja mais fiável, este processo é extremamente trabalhoso.
A terceira - e mais promissora técnica - utiliza então Vírus preparados por Engenharia Genética para levarem segmentos de ADN às Células-alvo.
Embora o tratamento do SCID por reparação dos Glóbulos Brancos seja uma estratégia bem sucedida, o alívio que proporciona é apenas temporário, Isto deve-se ao facto de, os Glóbulos Brancos, terem um tempo de vida limitado - tendo o tratamento de ser repetido de tantos em tantos meses.
Os Glóbulos Brancos provêm de um pequeno número de «Células Indiferenciadas» que se renovam existentes na..Medula Óssea. A Modificação Genética destas células, em vez dos Glóbulos Brancos, é a melhor esperança para uma cura a longo prazo do SCID.

 
Projecto Genoma Humano

Genoma Humano/Projecto
Se bem que a Terapia Genética seja ainda uma perspectiva distante para a maioria das doenças, a Tecnologia do ADN é já muito utilizada no diagnóstico.
Os testes de ADN podem identificar portadores de muitas Doenças Genéticas e podem em breve ser capazes de detectar a susceptibilidade das pessoas a doenças comuns como o Cancro da Mama, as doenças de Coração e a Diabetes, que se julga terem base genética.
Estes Testes de ADN dependem da Identificação, do Isolamento e da Clonagem do gene implicado, nas suas formas normal e defeituosa. Estas formas são em seguida comparadas com o Teste de ADN de um adulto e de um feto.
Os Testes de Diagnóstico têm tido muito êxito na redução da incidência de Doenças Hereditárias como a «Talassemia e a Doença de Tay-Sachs».
Uma Iniciativa Internacional ambiciosa - o Projecto Genoma Humano - tem por objectivo traçar o mapa da posição de todos os genes de...uma Célula Humana (colectivamente designados por Genoma) e, revelar a sua sequência no ADN. Esta informação permitirá que muito mais doenças sejam detectadas antes do nascimento, dando-se assim um enorme passo, passo de gigante talvez, para um maior conhecimento genético da Humanidade!
O Núcleo de cada Célula Humana (na figura de baixo) contém mais de quatro (4) metros de ADN armazenado em 46 cromossomas. As «Letras» do Código Genético correspondem então às sub-unidades moleculares, dispostas linearmente em moléculas de ADN. O ADN Humano tem mais de 3 biliões destas bases. Como já se referiu, o Projecto Genoma Humano - projecto internacional - tem por objectivo determinar a sequência de todo o ADN dos seres humanos. Apesar dos enormes avanços na Tecnologia do ADN - realizados durante as últimas décadas - calcula-se que o projecto demore ainda muitos anos a completar, tendo efectivamente um custo elevado de muitos biliões de dólares nesta tão complexa e, extraordinária pesquisa de projecto ambicioso.

Nova Terapia Genética (SIDA)
A Imagem inicial do texto reflecte a Ciência Laboratorial e que, por mão de alguns eminentes cientistas actuais - e mundiais - se têm vindo a outorgar com êxito considerável.
O cientista australiano David Harrich, do Instituto de Pesquisa Médica de Queensland, na Austrália, anunciou recentemente um potencial Medicamento que mantém o vírus HIV parado, sem capacidade de se reproduzir, ou seja, sem deixar a SIDA manifestar-se!
"Com um tratamento como este, seria possível manter saudável o Sistema Imunológico!" - Citou então Harrich.
David Harrich conseguiu modificar uma Proteína que o vírus HIV usa para se replicar, para que ela mesma iniba o crescimento do vírus. A Proteína em questão e que ele próprio baptizou de «Nullbasic» demonstrou ter uma habilidade notável para conter o crescimento do HIV.
"Eu nunca vi nada igual. A Proteína modificada funciona sempre! Se este estudo se mantiver firme em seu caminho, tendo em mente que há muitos obstáculos a superar, estamos olhando para a Cura da SIDA!" - Afirmaria convictamente Harrich.
Segundo este, o potencial de uma única Proteína ser tão eficaz para combater a doença, representaria o fim de tão onerosas Terapias com múltiplos medicamentos, o que significaria uma qualidade de vida melhor e com menos custos para as pessoas e, para os Governos!
Este Estudo foi publicado numa edição do jornal médico «Human Gene Therapy». E que, segundo também os números mais recentes das Nações Unidas, o número de pessoas infectadas com HIV em todo o mundo subiu gradualmente (sendo de 33,5 milhões em 2010 para 34 milhões em 2011), sendo certo que, em 2015 ou 2016 esse número subirá, numa espiral imparável de pessoas infectadas com este vírus. A maioria dos infectados regista-se na África Subsariana e no sul e Sudoeste asiáticos, o que foi prontamente noticiado pela revista brasileira «Veja».


Engenharia, Manipulação e Terapias Genéticas de «outros seres» nos Humanos???

Sendo questionável - ou fruto da imaginação de alguns - o comportamento humano em toda a sua dimensão física, metal e mesmo espiritual, tem-se revertido ao longo dos séculos numa constante evolução. Do homem de Neanderthal ao Denisovan, passando por todas as fases até chegar à do Homo sapiens sapiens, a liturgia documental é tão volumosa quanto impressionante no seu todo; desde os processos de abdução (ou rapto por extraterrestres) aos relatos de testemunhos sobre estas várias entidades do Cosmos que, ao longo dos milénios (também) se têm propagado, sem que uma razoável explicação se evidencie sobre a finalidade dessas mesmas experiências nos humanos.
Poderão estar a fazer connosco (humanos) o que nós fazemos em laboratório forense aos animais...? É uma boa questão. Pertinente também. Já muito se falou de Manipulações Genéticas por parte destes seres ditos inteligentes que assim nos prospectam o interior anatómico, assim como o exterior em letárgica simulação nossa de nos deixarmos ser violados, vilipendiados ou, mais exactamente documentado, devassado no corpo e na alma! E tudo por uma boa causa, admitem-nos; só que essa «causa» não é a nossa, a humana, mas a deles...supostamente.

A Experimentação, a Dissecação ou a mera análise forense que estes seres façam sobre nós, seres humanos, é tanta e tamanha - em relatos e testemunhos verídicos sob a égide do soro da verdade ou sobre a hipnose - que não é de estranhar que esta seja de facto uma realidade bem presente em nós. Existindo uma alteração significativa na parte cognitiva dos indivíduos abduzidos (que especificam as suas experiências como verdadeiros filmes de terror), denotando posteriormente as sequelas físicas e mentais que vão desde os suores frios, tremura constante, pesadelos enormes, insónia, ansiedade, batimentos cardíacos acelerados, arritmias e diversas sintomatologias comportamentais alteradas.
Por hipnose ou outros métodos havidos nestas pessoas, regista-se então uma consistente história em princípio, meio e fim numa memória algo esbatida - mas não totalmente esquecida - do que se viveu em momentos não explicáveis e, sob uma outra dimensão que não a do planeta Terra.

Nada é tão eloquente como o já se ter vivido semelhante experiência e, mesmo, ter as evidências marcadas no corpo como tal. Existem, por vezes, marcas indeléveis que nem o tempo apaga, não só dessas estranhas recordações como, acintosamente, das outras marcas; as da alma. Para além de, efectivas realidades que se tornam ainda mais criteriosas e, irrefutáveis, aquando se descobre nos indivíduos em questão, os microchips implantados nestes!
Estes Microchips - no que se revelou de algo inédito, insólito e mesmo abstruso até aos dias de hoje - do que se viu ser eliminado (e noticiado pelo mundo) por um determinado médico especializado nestes particulares casos. Casos estes, na extracção dos tais chips nantotecnológicos com capas orgânicas - e moleculares - para que o nosso organismo os não rejeitasse. Foi expressamente analisado e, documentado que, estes microchips, eram cientificamente uma obra magistral da biotecnologia em superioridade idêntica de mestria não-humana. Emitiria sons-rádio ou uma espécie de contacto extraterreno, no que se concluiu ser uma obra de deuses ou seres superiores em tecnologia igualmente superior surpreendente! Inédito sim, mas fabuloso de facto, em Engenharia Genética muito além o que o Homem na actualidade compõe ou dispõe. Um feito extraordinário, se retirássemos deste contexto os raptos, os sequestros e...os direitos que nos são extirpados e, anulados, assim que estas situações surgem - seja por vias destes seres estelares, seja por outras vias mas sempre de igual disformidade, complexidade e total obstrução (e ablação) do Direito Universal Humano!

Nada mais a acrescentar, a não ser que, a Humanidade vença todas estas experiências pelo bem único do conhecimento (nosso e «deles»), sem que haja para isso necessidade de dor, confusão, usurpação de direitos mas também deveres de nos respeitarem o sentido de vida ou o direito de dizer: Não! Tê-lo-ão os animais...? Penso que sim, apesar de, até aos dias de hoje, se terem negligenciado direitos dos mesmos; aliás, como efectivamente «eles», os seres estelares, terão feito com o ser humano. Estando muito próximo dessa mesma realidade, não teremos nós, humanos, que nos redimirmos do que fazemos com e através dos nossos animais? Que seremos nós mesmos (humanos) para essas entidades supremas em consideração e, filiação? Animais...? Talvez seja altura de começarmos a compreender melhor, muito melhor, quem está «abaixo» de nós mas acima dos nossos dislates laboratoriais (animais) porque, segundo consta em elitismo hierárquico superior de um Cosmos ou de um Universo que nos rege...também nós, humanos, «lhes» somos inferiores. Daí, o aprendermos a ser mais humildes com a dor alheia - não só humana - mas principalmente  para com a dos nossos animais! Que a Humanidade os proteja, assim como nós desejamos que «eles» nos protejam a nós, terrestres...de onde saímos, nascemos, vivemos, morremos e...ascendemos! Ad Eternum!

Sem comentários:

Enviar um comentário