Translate

quarta-feira, 25 de março de 2015

A Microcirurgia


Microcirurgia: A inovadora Tecnologia ao serviço da Medicina

Na Luz que cura ou no Bisturi que não faz sangrar, estaremos perante uma «magia» dos tempos modernos em alta tecnologia que na actualidade o Homem dispõe? Haverá muitos mais segredos por desvendar no que se conhece hoje de todo um corpo físico, nesta criteriosa observação miniaturizada? Haverá algo mais para além desta imponente acção e prática médica na área da Microcirurgia, que vá para além até das nossa próprias limitações humanas? Fazendo a «espionagem» orgânica de tudo o que nos compõe - na correcção, ajustamento ou ablação de qualquer anomalia física - estar-se-à no caminho certo para a maior longevidade e bem estar no ser humano? Haverá fronteiras para este conhecimento e mesmo, para mais altos voos médico-científicos em avanços nunca em nós permitidos? Que superior tecnologia é então esta que em pleno século XXI todos exploramos, activamos e, se nos for assim direccionado e conseguido, obteremos a quase perfeição clínica e cirúrgica...? Terão os «deuses do Conhecimento» apelado por nós...na sua mais lata sapiência e, descobrimento, do que nos rege interna e, externamente? Ou estará o Homem, finalmente, a descobrir-se a si mesmo...física, mental e espiritualmente???

Microcirurgia
(De que modo as Novas Tecnologias estão a revolucionar a prática da Medicina...)
O Laser é o instrumento de corte por excelência da Cirurgia Moderna. Desenvolvido em primeiro lugar para utilização na Cirurgia Oftalmológica - na década de 1960 - o Laser para fins medicinais tem actualmente numerosas aplicações: utiliza-se a luz do Laser para vaporizar Tumores Cerebrais sem danificar os tecidos circundantes e, para «soldar» nervos e vasos sanguíneos na Cirurgia de Transplante.
Novas Técnicas na utilização do Laser e outras formas de Cirurgia podem efectuar tratamentos delicados, sendo que requerem precisão sem os perigos de uma Operação ou Intervenção Cirúrgica convencional. Há mesmo alguns tipos de Cirurgia Cardíaca que podem ser actualmente levados a cabo com o paciente consciente - e com pouca ou nenhuma perda de sangue!

O Laser como Instrumento Cirúrgico
A utilização do Laser como Instrumento Cirúrgico depende da sua capacidade de produzir um Feixe de Luz estreito e, altamente concentrado. Embora os Lasers para fins medicinais possam ter uma saída de energia de apenas 60 W - idêntica à de uma lâmpada doméstica - toda a energia que produzem é focada num ponto com um diâmetro que pode ser de apenas um milésimo de milímetro.
Diz-se que o Feixe de Raios Laser tem uma «densidade de potência» elevada (medida em watts por centímetro quadrado, W/cm2).

Luz que Cura!
Quando a luz de um Laser atinge um tecido biológico, é absorvido pela água ou pelos pigmentos do tecido e convertido em calor.
Se a Densidade de Potência do Laser for elevada (cerca de 1kW/cm2), o efeito de aquecimento é suficientemente intenso para vaporizar as Células-alvo e, atravessar o tecido.
A Densidade de Potência baixas (menos de 500 mW/cm2), a temperatura aumenta o suficiente para matar e coagular, mas não para vaporizar, as Células-alvo. Se alterar a Densidade de Potência de Luz do Laser, o cirurgião pode alterar o efeito sobre o tecido alvo, o que se faz de um modo prático focando e desfocando o Laser sobre o alvo; um feixe «desfocado» forma uma mancha grande e de Baixa Densidade de Potência - própria para a coagulação - enquanto um feixe focado forma um ponto com uma Alta Densidade de Potência, sendo utilizado para cortar.
Pode fazer-se incidir a Luz de um Laser directamente sobre os tecidos superficiais e mesmo sobre os órgãos internos através de um Endoscópio inserido por um orifício natural.

O Bisturi que não faz Sangrar...
O Efeito da Luz de um Laser sobre os tecidos depende também do seu comprimento de onda. Este é determinado pelo tipo de Laser utilizado. Por exemplo, a luz emitida pelo Laser de dióxido de carbono (CO2), tem um comprimento de onda de 10,6 milésimos de milímetro.
A este Comprimento de Onda, a luz é absorvida pela água das Células-alvo e a sua energia é rapidamente convertida em calor à superfície, sendo o Efeito da Luz do Laser altamente localizado!
O Laser de CO2 é, por isso, útil quando é necessária uma grande precisão de corte. Os Neurocirurgiões utilizam-no para remover Tumores Cerebrais (inoperáveis de outro modo), onde o mais leve dano causado nos tecidos adjacentes poderia ser catastrófico.
A Luz proveniente do Laser de Nd-YAG (em que o material de emissão tem por base o elemento neodímio, «Nd»), tem um comprimento de onda menor, que é absorvido com menor rapidez pela água, passando através das Células Superficiais e, penetrando mais profundamente nos tecidos subjacentes.
O Laser de Nd-YAG aquece um volume de tecido maior e coagula em vez de cortar. É assim utilizado com maior frequência no tratamento de Tumores Cancerígenos.
Um terceiro tipo de Laser, o de Ião de Árgon Visível, tem um efeito intermédio sobre os tecidos e, deste modo, é muitas vezes utilizado na Cirurgia Oftalmológica. Por exemplo, uma complicação de Diabetes é o facto de, os Vasos Sanguíneos, não fornecerem oxigénio suficiente à Retina. Para compensar isto, há Vasos Anormais que crescem em direcção ao interior da Cavidade Ocular - impedindo por conseguinte, a Visão.
Utiliza-se então o Laser para coagular as extremidades da Retina, impedindo a formação de novos Vasos Sanguíneos e, reduzindo assim, a procura de oxigénio! Este processo limita - ligeiramente - o campo de Visão mas...evita a Cegueira!

Cirurgia de Compressão e Congelamento
A Cirurgia de Balão é uma técnica que pode desimpedir artérias bloqueadas com depósitos de gordura. Anteriormente isto era executado por Cirurgia de bypass - extremamente invasiva!
Faz-se passar um tubo através de uma artéria até a sua ponta entrar em contacto com os depósitos de gordura. Em seguida, enche-se um balão situado na ponta do tubo, comprimindo a gordura contra a parede da artéria e, abrindo assim, um canal para o sangue.
A Criocirurgia utiliza temperaturas de Congelamento para destruir tecidos. Pulveriza-se azoto líquido, que tem um ponto de ebulição de -195ºC, sobre o tecido, quer directamente (como acontece  no tratamento das verrugas) quer no meio de uma Sonda que é inserida no tecido (os Tumores Cancerígenos podem ser destruídos desta maneira).

Solução para a Miopia!
Pode utilizar-se uma forma única de Luz de Laser «fria», produzida pelo Laser Excimer, para corrigir a Miopia.
A Luz produzida pelo Excimer é focada para um sistema de lentes, passando através de um Extractor Anular. O Feixe de Laser circular (e oco) que daí sai, é projectado sobre a Córnea do Olho.
Num olho míope, a Córnea é demasiado espessa, por isso a luz é focada em frente da Retina, o que resulta numa imagem desfocada.
O Excimer retira então as camadas de Córnea, restabelecendo uma visão perfeita! A luz produzida pelo Excimer é invisível, por isso o laser está fisicamente ligado a um Laser de hélio-néon, que produz luz colorida. O Cirurgião utiliza a sua luz visível como mira.

Cientificamente comprovados todos estes avanços tecnológicos na saúde e bem estar do ser humano, na actualidade, só me resta acrescentar que todos estes brilhantes métodos efectuados por mão clínica sejam (efectivamente) de êxito considerável. Outros avanços se perspectivam em toda a sua generalidade médico-científica, pois que este novo século nos irá ser prolífero - ou profícuo - de novos e espectaculares inovações, esperando nós, Humanidade, que o Homem o saiba igualmente coadjuvar em circunstância de um conhecimento maior que em si adquiriu. Seja na área física, mental ou cognitiva - e mesmo espiritual - (pelo que muitos psicólogos e psiquiatras na actualidade já pontuam de um novo pensamento e, aceitação, de poderes paranormais e extra-sensoriais no ser humano), haja com toda a consciência possível que tudo está interligado, conectado num todo. Nada é mais errante e absolutamente irritante - presume-se - do que, a perversão humana de se deixar mumificar pelos conhecimentos adquiridos! A evolução é constante e, inevitável, assim o Homem queira! Assim a Humanidade o mereça...e os deuses o permitam!

Sem comentários:

Enviar um comentário