Translate

quarta-feira, 15 de abril de 2015

A Magnificente Energia Solar


Central Solar da Amareleja - Moura - Alentejo                 (Portugal - UE)

A impressionável beleza destes «corpos» ao Sol, impulsionar-nos-à também nessa mesma proporção e renovada essência humana de nos voltarmos para outras energias, desta vez mais puras, mais limpas e muito mais eficientes? Estará o Homem agora mais consciente de que, só através deste rumar energético mais saudável e mais magnificente - virando-se para a sua estrela maior - em acordo com o que sempre deveria ter seguido e não esquecido? Estará o Mundo absorvido dessa mesma consciência, nos seus pensadores, cientistas e cidadãos comuns que todos somos, perante tão Magnificente Energia Solar que só nos beneficia, não contrariando os princípios que nos regem sobre uma Humanidade que se quer ver exulta e não amorfa de tantos recursos naturais? Estaremos finalmente a descobrir esse tão fantástico poder solar em nós e, sobre nós...na Terra? Porque se demorou tanto para tal...? Iremos ainda a tempo de o reverter...? Iremos a tempo...de o merecer???

"Há 16 anos que eu tive esse sonho de voar pelo mundo sem combustível e apenas em Energia Solar. Agora, vamos realizar isso!"
                                                 - Citação à Imprensa de Bertrand Piccard (aquando o início do                                                    projecto suíço do Avião Solar Impulse 2, em 2015) -

Utilizar o Sol
(Como se capta e utiliza a Energia Solar...)
Em 1981, o Solar Challenger, um avião impulsionado unicamente pela luz solar, atravessou o Canal da Mancha. Coberto de mais de 16.000 células solares - convertendo cada uma delas directamente a luz em electricidade - esta estranha aeronave demonstrou (graficamente) o potencial da Energia Solar! Tendo havido uma evolução enorme neste sentido nestas últimas décadas, poder-se-à afirmar que estarão, na actualidade e ao serviço, muitas Centrais Eléctricas com uma potência de vários megawatts com base em pilhas solares; mas os métodos mais convencionais de captar a Energia Solar já fornecem quantidades significativas de energia no Sudoeste dos Estados Unidos, assim como em muitos países mediterrânicos.

A Inesgotável Energia do Sol
No espaço de um segundo, o Sol emite energia suficiente para responder 13 milhões de vezes à procura anual de electricidade dos Estados Unidos.
A maior parte desta Energia é irradiada para o Espaço, no que uma parte é absorvida pela atmosfera terrestre e apenas uma minúscula fracção atinge a superfície do nosso planeta - sob a forma de luz visível e de raios infravermelhos.
Ao atingir a superfície, esta Energia tem uma intensidade baixa - cerca de 200 watts por metro quadrado - espalhando-se então por uma área imensa, tornando assim difícil a sua captação.
A Energia Solar é, todavia, um recurso enorme! Sendo também que, a tecnologia que permite a sua exploração, irá inevitavelmente desenvolver-se à medida que as reservas de Combustíveis Fósseis se forem esgotando...

Energia em Foco
Os Métodos de Captação de Energia Solar dividem-se em três grandes categorias: Fotovoltaicos, Passivos e Activos.
Os Sistemas Fotovoltaicos utilizam «pilhas solares» feitas de um material semicondutor para converter directamente a luz numa corrente eléctrica. O fabrico das Primeiras Pilhas Solares, desenvolvidas pelos Cientistas do Espaço como fonte de energia para os Satélites, era dispendioso, custando mais de 2000 dólares por watt produzido. As versões actuais custam menos de 5 dólares por watt, comparando-se favoravelmente com os custos de pôr em serviço...Centrais Nucleares.
O Sistema de Energia Solar Passivos baseiam-se na absorção de calor por estruturas sem partes móveis. Podem constituir uma forma de captar a Energia Solar de baixa tecnologia e de baixo custo.
O Forno Solar, por exemplo, não é mais do que uma caixa isolada com uma parte interior negra e uma tampa de vidro. Sob a Luz Solar constante, pode então atingir uns 130ºC - o suficiente para cozinhar alimentos!
Nos países em desenvolvimento, o uso deste simples dispositivo proporciona poupanças significativas de madeira para combustível, assim como do tempo gasto à sua procura.
Os Sistemas de Energia Solar Activos são mais versáteis. Um Fluido - muitas vezes água - passa através de um Colector Solar, onde é aquecido e em seguida canalizado para onde quer que seja necessário. Os Sistemas de pequena escala, compreendendo séries de tubos condutores de água negros, encaixados entre duas duplas camadas de vidro, fornecem já 70% da água quente nalguns países mediterrânicos.
Os Grandes Sistemas de Energia Solar Activos utilizam milhares de espelhos parabólicos para focar a luz sobre um Colector Central. A Água bombeada através do colector é vaporizada, produzindo Vapor de Água Pressurizado, que pode então fazer funcionar Turbinas! Essas Centrais Eléctricas Solares podem gerar 100 MW de Energia - o suficiente para 30.000 casas - a partir de uma área de espelho de 0,5 quilómetros quadrados.


Parque de Energia Eólica (Portugal)

Tecnologias Antigas... ressuscitadas!
A Luz Solar é naturalmente convertida em Energia Mecânica sob a forma de Correntes Eólicas, que resultam do aquecimento desigual do ar sobre a terra e sobre o mar.
Os Antigos Moinhos de Vento, capazes de extrair esta Energia, foram das primeiras máquinas jamais construídas - e onde ainda hoje, se repercutem na utilização de moagem de cereais - ou no bombear água - desde há mais de 5000 anos!
Actualmente o Moinho de Vento (ou turbina eólica) está a ser ressuscitado e aperfeiçoado, prometendo desempenhar um papel importante no futuro da geração de Energia. Em contraste com os tradicionais Moinhos de Velas múltiplas, as Modernas Turbinas Eólicas têm apenas duas ou três pás em forma de Plano de Sustentação e Sistemas de Controlo Computadorizados, que lhes permitem funcionar com elevada eficiência em alturas de vento muito forte.

Responder à Procura/Solicitação e Armazenagem
Embora os Sistemas de Energia Solar produzam electricidade «limpa» em abundância, nem sempre geram a Energia onde ela é necessária.
A Armazenagem da Energia Eléctrica em Baterias é ineficiente e cara e, por esse motivo, procuraram-se então outras soluções para este problema. A mais promissora é, talvez, a Utilização da Electricidade gerada para decompor - ou Electrolisar - água em hidrogénio e oxigénio!
Estes produtos podem assim ser liquefeitos para mais fácil armazenagem e transporte, voltando a combinar-se numa «célula de combustível», produzindo Energia Eléctrica quando necessário. Como alternativa, podem então ser queimados num Motor de Combustão Interna sem produzirem gases tóxicos - ou de estufa.


Avião Solar Impulse 2

O Projecto Suíço/Avião Solar
O Mundo foi surpreendido há pouco mais de um mês e meio com esta notícia transbordante de uma felicidade extrema por parte dos pilotos suíços - André Borschberg e Bertrand Piccard - que, a partir de 9 de Março de 2015 nos indiciaria (pela primeira vez na História da Aviação), um avião tentar dar a volta ao mundo sem usar um só litro de combustível: gasolina ou diesel (gasóleo).
A Viagem-teste efectuada em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos neste célebre dia 9 de Março, reportar-se-ia de um feito único por toda a sua envolvente de avião movido a Energia Solar - chamado de Impulse 2 - na procura efectiva também de outra alternativa ao uso de petróleo  e combustíveis fósseis que, como se sabe, tem a terrível tendência de extinção a breve prazo...
Este fantástico Avião Solar projecta-se então num sistema de 17 mil células solares para captar energia e transformar em impulso - alimentando as suas baterias - para que o avião possa voar com uma velocidade de 50 a 100 km por hora. O Solar Impulse 2, torna-se assim (ou assim se transforma) num verdadeiro laboratório de novas soluções tecnológicas!

O Mundial Investimento
Este magnânimo projecto é, antes de mais e nos próximos cinco meses, o maior feito da História como já se referiu, no que, perfazendo um globalizante patrocínio de investimento e empenho, compõe o financiamento em larga escala (também) de grandes investidores (Governos e Monarcas) que vão desde o príncipe Alberto do Mónaco aos Emirados Árabes Unidos, para além de toda uma panóplia de empresários e fundos privados, desde Richard Branson (empresário britânico do grupo Virgin) ao senador democrata Alberto Arnold Gore (Al Gore), dos Estados Unidos da América.
Este Avião Solar percorrerá então diversos continentes, cruzará os oceanos e todo um horizonte planetário e territorial sobre os céus em valsa energética surpreendente...até retornar ao seu ponto de partida. O percurso dos Emirados Árabes Unidos até Muscat, em Omã (Jordânia), leva apenas uma hora em trajecto normal num avião comercial; contudo, no caso do Solar Impulse 2, a viagem está prevista para durar 12 horas para percorrer os 400 km que separam as duas cidades. O que sucedeu com êxito!

«Estou confiante de que temos um avião muito especial e que nos vai permitir cruzar os oceanos. Mas será um desafio por cinco dias e cinco noites!» - Aferiu Borschberg.
Esta liminar frase vem no contexto do que, à priori, estes dois exímios pilotos teriam de enfrentar em cruzar os oceanos - em particular o Pacífico - representando um enorme esforço para ambos, uma vez que teriam de passar 5 dias e 5 noites sem dormir! No máximo, teriam uns escassos 20 minutos de descanso aquando as condições técnicas e meteorológicas assim o permitissem. E tudo isto criteriosamente seguido e monitorizado - em estimulado acompanhamento e vigília minuto a minuto - do Centro de Comando estabelecido no Mónaco.

A Mensagem
A mensagem que prevalece é a de que, as Energias Solares, ditas «limpas», têm obrigatoriamente de serem promovidas, ostensivas a todos e...absolutamente incentivadas por todos quanto já reconhecem nestas Novas Energias, um caminho a seguir! Em cada etapa da viagem, os pilotos visitarão escolas e darão palestras em cada paragem ou circuito que se estabeleça de visita no solo.
Os Investigadores, Pesquisadores e demais Cientistas consideram que a Energia Solar poderá vir a ser num futuro próximo - ou a médio prazo - a principal fonte de abastecimento de electricidade em 2050! Quanto à aviação comercial, essa estimativa não se pode repercutir ou ser tão viável ou tão optimista ( a médio ou a curto prazo, pelas óbvias razões de uma totalitária instalação de painéis solares nos aviões...) o que, sendo um dia uma realidade e não simples quimera da aviação comercial, talvez venhamos a ter uns transportes aéreos ainda que mais lentos mas menos poluentes. Quimera, imaginação ou apenas o futuro que em breve se cumprirá...? Mesmo que por outras alternativas ditas limpas? Não se sabe ainda...


Castelo de Sortelha - Parque Eólico do Troviscal - Sabugal (Portugal)

Nos Estados Unidos os empregos gerados pela Energia Solar já superaram os do sector do Carvão! A perspectiva de alguns países europeus é que, esta mesma Energia Solar, venha (ou possa eventualmente) competir com o Gás em 2017! Na China, esse investimento está a ser incentivado e, desenvolvido, numa competição sem precedentes no que igualmente promete movimentar biliões de dólares (ou euros), graças aos subsídios estatais mundiais fundamentados para esse fim.
Em Portugal, na qualidade de país do sul da Europa em instância mediterrânica de forte implementação destas Novas Energias - e tecnologias - tem-se feito um esforço titânico no desenvolvimento sobre as mesmas em solo português. Desde a Central de Energia Solar da Amareleja, em Mourão no Alentejo (que até meados de 2008 foi considerada a maior do mundo), aos existentes 206 parques Eólicos espalhados por todo o país, compostos estes de 2027 torres eólicas - perfazendo e equivalendo em si uma potência de 5% do total produzido na Europa - penso que nós, portugueses, estamos de facto no bom caminho!

Por muitos erros, ineficiências ou mesmo absurdas contemplações menos altruístas - ou sequer infundadas situações de forças de bloqueio em face a estas alternativas - o certo é que se está de facto, a assumir de vez esta nova conceptualização de Energia Alternativa, de Energia Limpa! Urge tomar medidas nesse sentido, ou não se diria (no meu país) que por vezes até se chega a fritar ovos sob um tórrido e nada complacente alcatrão nos solos da Amareleja, por tanto o Sol brilhar, por tanto o Sol aí incidir e revibrar no seu imenso fulgor, seja Inverno, seja Verão! Daí a premência efectiva deste magnificente Parque ou Central de Energia Solar em si.
Quanto às Eólicas, nada a acrescentar, ainda que no meu país bravo e coeso de Moinhos de Vento - semelhantes aos de Cervantes (ou nem tanto assim...) - fazendo-se ainda emergir tal como fantasmas de outrora mas bem presentes no nosso pensamento em reminiscentes obreiros do pão de todos nós - são agora os eternos vigilantes moribundos dessas outras águias, esguias e imponentes (altivas e inclementes) que nos espreitam os céus e ornamentam os campos - no que muitos se azedam pela beleza que destes fugiu, não sem antes reconhecerem que talvez por estas longas caminhadas ou por estas ensimesmadas pernas gigantes de tentáculos de betão (ou metal) ao vento, nos poderem dar aquela Energia que tanto nos falta faz! Serão hoje as espátulas (as turbinas) ao vento, semelhantes à de uma nossa Padeira de Aljubarrota que afastou castelhanos e mouros - e hoje - na presença de tão reais e eminentes figuras da Energia Limpa, se engrandecem, se enaltecem, se vislumbram no horizonte perdido? Horizonte esse, no que por fim estas se impõem, na mais divina de todas as coisas: oferecer à Humanidade o que lhe é devido, prometido e comprazido, naquela Energia que todos devemos respeitar e autorizar em nós, se quisermos evoluir e ascender a mais, muito mais do que até aqui, ostracizando recursos naturais pelos convencionais que tão mal nos fazem...é bom que pensemos nisto, nós e toda a Humanidade ou em breve não haverá nem uns nem outros...

Sem comentários:

Enviar um comentário