Translate

terça-feira, 26 de maio de 2015

A Era Astrofísica VII (Uma Muito Interessante Família...)


Partículas Subatómicas

A Existência no Universo da matéria e antimatéria como espécie de irmãos gémeos avessos entre si, criar-se-à alguma vez essa poderosa explosão cósmica, recriando outros Universos? Ou estes já existirão na plenitude quântica (mecânica quântica) ou reverter-se-à em algo mais que nem mesmo os Físicos de hoje ainda contemplam? Havendo inclusive partículas virtuais em toda a esfera estelar do Cosmos (surgindo e aniquilando-se de seguida entre si), que influências estas exercem na gravidade ou no magnetismo em interacção familiar incomum e, abrupta? Estaremos perante uma interessante família de partículas que se debatem entre si pela sua sobrevivência e que, apenas podem ser detectadas em colisões de elevada energia? Que poder deificado é então esse (detectado nos raios cósmicos) que tudo impulsiona, activa e, em miríade refulgente de vida em si, se faz impressionar por todo o Universo? Que poder magnânimo é esse, de facto, que tanto reproduz energia e vida - e nós, humanos, nos apraz somente observar, estudar e no fundo, maravilhar por tanta e tão vasta beleza cosmológica...? Haverá finito para tal? Ou...fronteiras que o limitem? Ou estanque nesse Universo???

A Família das Partículas
Para além das cinco ou seis Partículas Elementares Estáveis, os cientistas identificaram um grande número de outras partículas. Embora poucas dessas partículas existam durante muito tempo na Terra, muitas delas desempenharam um papel importante na história dos primeiros momentos do Universo!
As Partículas Subatómicas podem ser agrupadas em classes de partículas com propriedades semelhantes. Por exemplo, Todas as Partículas que existem em estruturas claramente definidas, porque obedecem ao Princípio de Exclusão de Pauli (que estabelece que quaisquer duas partículas não podem existir no mesmo estado quântico), chamam-se: Fermiões.
Os Fermiões compreendem assim os Protões, os Neutrões e os Electrões. Todas as Partículas que não obedecem ao Princípio da Exclusão, chamam-se; Bosões. Incluem também os Fotões.


Partículas Subatómicas detectadas em Colisões de Alta Energia

A Caracterização das Partículas
As Partículas Subatómicas também se podem caracterizar de acordo com o seu peso. os Leptões são partículas leves e existem seis tipos. Os primeiros três são o Electrão, o Muão e o Tauão - todos eles apresentam então a mesma carga eléctrica negativa, mas têm massas diferentes.
Os Muões e os Tauões - mais maciços - podem existir apenas durante breves fracções de um segundo. Os restantes leptões são as três variedades de...Neutrinos. Interagem de forma tão fraca com a Matéria que, a maioria, atravessa a Terra no seu caminho!
É possível que estes constituam a Matéria Escura - a matéria que «falta», ainda por detectar, que pode assim ser responsável pelos vários fenómenos físicos não explicados do Universo.
Os Leptões são afectados pela Interacção Nuclear Fraca, ao passo que as partículas que actuam através da Interacção Nuclear Forte se chamam: Hadrões.
Os Hadrões - neutrões e protões - são partículas pesadas e, ao contrário dos Leptões, consistem em Quarks
Os Quarks são então partículas elementares que surgem em seis «aromas», designados up, down, strange, charm, truth,e beauty.
Truth e Beauty são por vezes chamados top e bottom. Os Quarks strange e top são versões mais pesadas dos Quarks up, ao passo que os Quarks charm e bottom são iguais aos Quarks down em tudo...excepto na massa.
Os Quarks apresentam cargas eléctricas fraccionais de dois terços negativas - ou de um terço positivas. Podem combinar-se em pares ou trios;os protões, com uma carga positiva de um, são compostos por dois Quarks up e um Quark down; os neutrões, que não possuem carga eléctrica, consistem em um Quark up  e em dois Quarks down.
Um outro critério tem de ser respeitado quando os Quarks se associam. cada um dos seis «aromas» também possui uma propriedade a que se dá o nome de cor. Trata-se apenas de uma analogia; os Quarks são demasiado pequenos para que o conceito de cor (que deriva do comprimento de onda da luz visível) tenha algum significado.
Diz-se que os Quarks são vermelhos, verdes ou azuis e, quando se juntam em trios, tem de haver um Quark de cada cor. Esses Trios de Quarks chamam-se: Bariões.
Uma partícula composta por apenas dois Quarks recebe o nome de: Mesão. De modo a constituir uma partícula de dois Quarks e, a satisfazer o requisito da cor, é necessário um tipo diferente de matéria chamada: Antimatéria.

.
Partículas Subatómicas (partículas produzidas pelas colisões)

A Equação de Einstein
De acordo com a equação de Einstein E = mc2, a massa é a corporização da energia. Se energia suficiente estiver presente numa região do Espaço para converter a energia numa Partícula de Matéria, o equivalente recíproco também é criado ao mesmo tempo.
Quando essas duas partículas - ou partículas como elas - entram em contacto, aniquilam-se uma à outra e devolvem ao Universo a energia contida na sua massa. Estas partículas recíprocas são designadas por...Antimatéria!
Por exemplo, a Antimatéria correspondente a um electrão é um positrão. Possui a mesma massa de um electrão, mas apresenta uma carga positiva em vez de uma carga negativa.
Um Mesão é composto de um Quark e de um Antiquark, de modo que o requisito da cor é satisfeito sendo, por exemplo, o Quark vermelho, e neste caso...o Antiquark deve ser antivermelho. No entanto, os Mesões são de curta vida porque o Quark e o Antiquark em breve se aniquilam mutuamente.
Também existem Partículas Virtuais, que vivem apenas por um instante efémero e não pertencem a qualquer das categorias mencionadas. Compreendem uma partícula e a sua partícula de antimatéria correspondente, surgem então espontaneamente e aniquilam-se entre si antes de poderem ser observadas.
Os Físicos acreditam que, as Partículas Virtuais, transportam em si as quatro forças fundamentais; por isso, apesar de não poderem ser detectadas, podemos observar a sua influência através de interacções familiares como a Gravidade ou o Magnetismo.

Uma Nova Partícula Subatómica!
De acordo com uma equipa de Físicos (em proeminente revelação dada ao American Physical Society), estaremos perante uma possível descoberta de uma Nova Partícula Subatómica de comportamento exótico e diferente de qualquer outra partícula conhecida!
A ser posteriormente comprovada esta descoberta realmente fantástica, os cientistas revelam que, a Zc (3900) - designação instantânea dada a esta partícula - poderá eventualmente ser formada por quatro Quarks, sendo o seu comportamento totalmente inédito. Ou seja, o que os cientistas se outorgam em afirmar é de que, poderá haver uma reestruturação ou novo ciclo (e capítulo nesta área) sobre o que se conhecia até aqui na composição da Matéria! Mas, há que estudar mais em pormenor para que se chegue a uma conclusão mais distinta e não, a que provavelmente incidiria sobre esta partícula de poder ser apenas uma dupla de partículas formada por dois Quarks interagindo fortemente, tornando quase impossível distinguir...a existência das duas partículas.
Ainda segundo esta mesma publicação do American Physical Society, a descoberta desta Nova Partícula Subatómica foi realizada por Físicos Japoneses e Chineses (em seus respectivos países).
As Experiências foram efectuadas com uma partícula detectada em 2005 - a Y (4260) - cuja existência dura apenas 10 (-23) segundos, para então começar a decompor-se em outras Partículas Subatómicas!

Nada mais a acrescentar, apenas e tão-só a magistral revelação ao Mundo por todos estes brilhantes e estudiosos cientistas que, dia a dia, nos trazem a verdade cada vez mais perto...do Universo!
A Humanidade em experiência, investigação, conluio científico e humano e, toda uma sequência de interesse e empenho, fará desta nossa civilização algo de muito maior, de muito auspicioso se soubermos decifrar, identificar e autenticar todas esta evolutiva aprendizagem cosmológica.
Passo a passo, vamos aprendendo, vamos ensinando, vamos enfim revelando também em nós toda uma sapiente crença ou desejo de se alcançar mais; saber mais. O Universo sabe disso e aceita-o. A Humanidade também...acredito. Haverá sempre uma ânsia de conhecimento e afronta - ou confronto - com outras realidades e mesmo com outras verdades! Haverá sempre o querer saber, o querer ir mais longe. É nisso que acredito. A Humanidade prosperará se o soubermos então enriquecer em nós, na Terra ou fora dela. Que assim o seja então, hoje e sempre!

Sem comentários:

Enviar um comentário