Translate

quinta-feira, 14 de maio de 2015

A Partícula de Deus


LHC (Grande Colisor de Hádrons ou Hadrões) - CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear)                                                                 Genebra - Suíça

               - Higgs or not Higgs, that`s the Question? (Higgs ou não Higgs, eis a questão? -                      
Na cadência magistral do que o Homem se impõe na era moderna sobre todas as propriedades e condições de uma Física em extraordinária apoteose, como se poderá definir a tão grande ambição humana de se atingir a mais poderosa das energias? Decalcado de uma inteligência (e conhecimentos) sem limites em toda uma atmosfera quântica - seguida (ou além) a conhecida Teoria da Relatividade de Einstein - quererá o Homem fazer passar-se por Deus ou, na mais incoerente das razões, atingir o supremo, atingir a magnificência, simulando a formação do Universo, simulando no fundo...a sua própria existência na Terra - ou fora dela?
A famosa e surpreendente partícula de Higgs - ou partícula de Deus - estará assim tão longe ou tão perto de nos fazer entender o Cosmos e tudo o que neste existe? Havendo (um dia...) o verdadeiro contacto entre a matéria visível e a matéria escura através deste Grande Colisor de Hadrões (LHC), reportar-se-à o Homem e todo o sequencial desenvolvimento da Humanidade se, esta Partícula de Deus nos der o total conhecimento de como funciona, de facto, parte ou esse todo do Universo???

Sondar o Núcleo
(Como são utilizados os Aceleradores de Partículas...)
O Acelerador de Partículas do CERN, perto de Genebra, é o maior instrumento científico jamais construído. Com uma equipa de mais de 3000 pessoas, utiliza tanta energia como uma cidade de...200.000 habitantes!
Esta Enorme Quantidade de Energia é utilizada para propulsionar Electrões e respectivas Antipartículas - os positrões - em volta de um anel de 27 quilómetros, a velocidades próximas da da Luz, e fazê-los colidir a alta velocidade.
Os Fragmentos Produzidos nas Colisões são analisados, o que fornece então aos Cientistas preciosas pistas, sobre a estrutura da Matéria e...as origens do Universo!


LHC (Large Hadron Collider)

Aceleradores de Partículas
Quando colocada num campo eléctrico, qualquer partícula com carga, por exemplo: um Electrão, um Positrão, um Protão ou um Ião, acelera.
Os Dispositivos que fazem uso desta propriedade chamam-se assim de Aceleradores de Partículas. nem todos são instrumentos de investigação exóticos. Por exemplo, o tubo que existe num interior de cada televisor é um Acelerador de Partículas em que, os os electrões «evaporam-se» de um filamento, e são acelerados através do vácuo por um campo eléctrico estabelecido entre um Eléctrodo Positivo e um Negativo. Dirigidos por electroímanes, os electrões embatem num ecrã fluorescente formando então uma imagem visível.
A Energia que um campo eléctrico fornece a uma partícula, é medida em electrões-volts (eV). Se se acelerar um electrão de um eléctrodo para outro, num campo eléctrico produzido por um volt (V), diz-se que este ganha 1 eV. No interior do tubo de um televisor, os eléctrodos transportam uma carga de cerca de 10 kV e, por isso, aceleram electrões a Energias de 10 eV.

Grandes Aceleradores de Investigação
Os Grandes Aceleradores de Investigação funcionam mais ou menos da mesma maneira que os tubos dos televisores. As Partículas com Garga são produzidas e aceleradas no vácuo por um campo eléctrico, sendo a sua direcção controlada por Ímanes Potentes. Contudo, as Partículas com Carga adquirem uma energia colossal, medida em milhares de milhões de electrões-volts (GeV), e são aceleradas a mais de 99,999999% da velocidade da luz. Se se fizerem embater partículas, estas podem criar Fragmentos Subatómicos, muitos dos quais são altamente instáveis e não se encontram no mundo natural. Pensa-se que alguns destes fragmentos são as peças fundamentais da própria matéria.
LHC - Novos Estudos para 2015 (Simulação do Universo 13, 82 milhões atrás...)

Relação Energia-Massa
Nos grandes aceleradores, a Energia da Colisão é transformada em Matéria de acordo com a famosa equação de Einstein (E=mc2). Quanto mais rápidas forem as partículas antes da colisão, mais energia haverá e maior hipótese de daí resultarem Fragmentos Pesados.
Estão já a construir-se Aceleradores cada vez mais potentes (como é o caso do LHC) com o objectivo de se obterem maiores colisões e, de se formarem novas partículas.
Os Aceleradores Lineares de Partículas - ou linacs - aceleram partículas através de um longo tubo rectilíneo. No Acelerador Linear de 3 km de comprimento do Stanford Linear Accelerator (Centro do Acelerador Linear de Stanford), na Califórnia, os electrões são acelerados até Energias de 50 GeV. Os seus alvos são protões ou neutrões e as colisões revelam que, estas partículas, são constituídas por outras mais pequenas, chamadas Quarks.
Os Pequenos Aceleradores Lineares, capazes de atingir energias de cerca de 10 MeV, são produzidos comercialmente e encontram-se em hospitais, onde são utilizados para produzir os Isótopos Radioactivos necessários ao diagnóstico e tratamento do Cancro. Estes Isótopos têm um período de semidesintegração curto e têm de ser fabricados e utilizados no local.


CERN em Recriação do Big Bang?

À Roda do Alvo
Para atingirem níveis energéticos mais elevados, as partículas são aceleradas num Ciclotrão, onde se deslocam em espiral a partir de uma fonte central antes de serem dirigidas para um alvo.
Os Ciclotrões conseguem acelerar protões até um nível energético de cerca de 25 MeV. Para Níveis Energéticos ainda mais elevados utiliza-se uma máquina ligeiramente diferente chamada: Sincrotrão. Aqui, as partículas correm à volta de um círculo de raio constante. A Força Aceleradora é fornecida por ondas rádio que criam um campo eléctrico no interior de estruturas metálicas ocas, chamadas Cavidades e, conjuntos de Ímanes Gigantes mantêm as partículas na devida trajectória.

LHC
Perspectiva-se que, neste ano de 2015 haja provavelmente uma acção que promoverá Colisões de Partículas com quase o dobro de energia. Espera-se conseguir assim simular a formação do Universo.
O CMS E ATLAS (dois grupos de pesquisa) vão deste modo analisar a colisão de 40 milhões de partículas (e na obtenção de novas partículas), num túnel circular de 27 quilómetros de comprimento.
Serão usados Aceleradores para chocar Feixes de Matéria (onde os protões são acelerados e se chocam), sendo o excedente de energia dissipado na forma de partículas subatómicas, que são observadas por detectores - entre elas, o Bosão de Higgs.
Os Cientistas esperam que a partícula de Higgs - ou partícula de Deus (como também é chamada) - estabeleça o contacto entre a Matéria Visível e a Matéria Escura em novos estudos que o LHC reportará então.

Não querendo o Homem ser Deus ou fazer passar-se por tal entidade superior (religiosa ou cósmica), o certo é que tudo tem feito e projectado nesse mesmo sentido de se ver chegar perto, muito perto dessa outra corrente de magnificência suprema através da Física (quântica, astrofísica e outras) numa idolatração nunca vista. Se haverá repercussão negativa sobre o que se induz (e enaltece em ambição quase desmedida) de se estar no cume da máxima sapiência científica não se sabe, mas talvez seja a altura para consciencializar em toda a Humanidade de que há certos e determinados poderes que devemos respeitar. Recriar-se um Big Bang, simulando-se «artificialmente» a formação do Universo será um desejo igualmente supremo (e no que o Homem tem por direito seu a si conceder e conceber) mas, havendo a perigosidade de se extrapolar poderes (de Deus ou de outros seres que assim se designam...) talvez seja mesmo este o momento para se reflectir. Não parar mas, com toda a plenitude e razoabilidade de todos estes intervenientes do CERN, haver a sensatez de não estarmos a recriar algo sim...mas para o nosso próprio fim em comportamentos apocalípticos que nos exortem a certeza de podermos (hipoteticamente) vir a ser engolidos num imensamente escuro buraco negro.
Sem querer roçar a ignorância científica ou a explicação dos mais cépticos que apregoam apenas e só todas as virtudes destes Grandes Aceleradores de Partículas numa espécie de progressivo e altivo Novo Mundo, há que subjectivar que este lhes não seja tão novo demais, que para nenhum de nós haja espaço...no Espaço perdido. E tudo seja uma vã miragem depois...para todos nós. Ou não.
A Humanidade entra em progresso e não retrocesso se todos nos ouvirmos uns aos outros...dentro e fora do CERN! E que Deus que tudo vê ( a existir...) lhes dê a bênção e nunca a ingratidão - ou maldição - de o Homem se Lhe querer igualar!




Sem comentários:

Enviar um comentário