Translate

terça-feira, 28 de julho de 2015

A Era Interestelar II (Futuro do Universo)


Universo em luz, energia, matéria e Fonte Criadora

Luz. Energia (sem dúvida!) - até mesmo na imensurável matéria escura, provavelmente - numa contenda fantástica de planetas, estrelas, galáxias, buracos negros, wormholes e uma exorbitante quantidade de elementos químicos os quais (talvez) o Homem ainda não conheceu. E, por fim, aquela Fonte de criação de Todas as coisas. O Tudo e o Nada. Será mesmo isso que compõe o Universo? Ou...Universos? Serão infinitos? Será imparável a sua expansão? Colidirão algum dia?

Será egocêntrico afirmar-se que, portais de entrada (ou de possível circulação e conexão) existem entre dois Universos, entre dois vórtices e estes, se abrem e fecham ou simplesmente «existem» - mesmo que invisíveis ou detectáveis ao olho humano e ao de telescópios, sabendo nós o quanto isso nos iria fazer engrandecer a nível espacial? Ser-nos-ia um passo de gigante, mas hipoteticamente um passo fatal, se não soubéssemos conviver com tas dimensões, civilizações ou mesmo transmutações em viabilidades mágico-científicas de um teletransporte inimaginável. Desintegrar-nos-íamos. Ou não. Se os deuses ou seres inteligentes (superiores) nos auxiliassem nessa demanda. Será isso possível? Deixar-nos-à o Universo expandir assim em disseminação humana nessa miríade estelar incomensurável? Poderemos sonhar com esse Shangri-lá do Universo em paraíso nunca alcançado?

E havendo outros Universos, outras existências, outras Fontes de luz, energia, matéria e imatéria, chegaremos algum dia a esse mesmo conhecimento, no que nos reporta como pequenos neutrinos planetários, sob uma Ciência (e leis da Física) que o deixam de ser na importância devida ou na única razão substancial do Universo, perante outras realidades, perante outras verdades???


A mais bela miríade estelar do Universo

O Futuro a Longo Prazo...
Se o Universo for Plano ou Aberto, existirá provavelmente por um período infinito de tempo. Não quer dizer, porém, que os planetas, as estrelas e as galáxias também existam para sempre.
O Universo é governado pelas Leis da Física (como se sabe). Uma dessas leis - a segunda lei da termodinâmica - estipula que o calor flui de um corpo mais quente para um corpo mais frio. De modo que, quando ambos os corpos estão à mesma temperatura, o fluxo de calor pára; nunca pode fluir de um corpo frio para um corpo quente.

Todo o processo químico que tem lugar no Universo segue este princípio! Na realidade, as estrelas perdem lentamente calor para o Universo circundante e por isso...morrem. Antes disso acontecer, as estrelas no seio das galáxias, em número cada vez maior, aproximam-se muito mais umas das outras.
Em resultado disso, uma Estrela é ejectada da Galáxia, enquanto a outra mergulha na direcção das suas regiões centrais.

A Matéria do centro das Galáxias torna-se cada vez mais compacta e acaba por se formar um Buraco Negro com a massa de galáxias. Este mesmo processo repetir-se-à nos enxames de galáxias, porque algumas galáxias serão ejectadas e outras, mergulharão na direcção das regiões centrais. Deste modo, o Universo encher-se-à de buracos negros que conterão tanta matéria como os Enxames de Galáxias!


Buraco Negro/Radiação de Hawking

Radiação de Hawking
A matéria contida no seio desses Buracos Negros será reprocessada e regressará ao Universo através do processo de Radiação de Hawking.
Este é um processo pelo qual um par de partículas virtuais é criado precisamente no horizonte de acontecimentos de um Buraco Negro. Uma das partículas escapa, sonegando alguma da matéria ao buraco negro, ao passo que as outras caem. É como se a própria partícula que escapa tivesse vindo do interior do Buraco Negro, que gradualmente se evapora no Espaço!
Quanto mais pequeno for o Buraco Negro, tanto mais rapidamente se evapora. Esta evaporação pode ser mensurável na forma de...calor!

À medida que as Partículas escapam e a massa do Buraco Negro diminui, a sua temperatura sobe. Esta temperatura mais elevada faz com que mais partículas se escapem, diminuindo ainda mais a massa e aumentando a temperatura.
Por fim, nos últimos segundos, o Buraco Negro entrega a sua massa restante numa libertação cataclísmica  de energia equivalente à explosão de mil milhões de bombas de hidrogénio de uma megatonelada!

Por este processo (estrelas fundindo-se com buracos negros que depois se evaporam), num período de tempo suficientemente grande, o conteúdo total do Universo atinge o equilíbrio térmico. Quando isso acontecer, não haverá estrelas, planetas ou galáxias, mas somente um «mar» ténue de Partículas Subatómicas. Todas as partículas estarão então à mesma temperatura e não haverá quaisquer reacções. Se as reacções químicas já não ocorrem nesse universo, nada haverá pelo qual se possa avaliar a passagem do tempo. O Universo terá então morrido. A este conceito chama-se: Morte Térmica. Mas estarão os Astrónomos certos quanto a esta conclusão...?


Novo Big Bang/Big Crunch?

Universo sem Futuro (Fechado) ou novo Big Bang?
Se acaso se estiver perante a teoria e anuência de um Universo Fechado, a expansão abrandará e acabará por cessar, onde o Universo entrará inevitavelmente em colapso!
Os Enxames - e a seguir as galáxias individuais - fundir-se-ão. A radiação cósmica de fundo de Microndas aumentará a sua temperatura e o Espaço tornar-se-à tão quente que, as Estrelas, se evaporam! O Universo terá então regressado a condições que se assemelham muito às que existiam durante o Big Bang. Em vez de se expandir, no entanto, o Universo comprimir-se-à na direcção de um...Big Crunch (o Grande Colapso!)

Alguns Astrónomos aventaram a hipótese de o Big Crunch repetir com precisão as condições do Big Bang e assim, o Universo renascer.
O novo Universo, porém, pode ser muito diferente do nosso porque, as próprias Leis da Física, teriam de ser estabelecidas de novo nos primeiros instantes da expansão. Mas será que se passa efectivamente assim, o que agora se insta sobre este longo processo de Grande Colapso e depois o famoso Big Bang, ou estaremos enganados a esse respeito...?

A Quantidade de Matéria do Universo determina então o modo como o contínuo espaço-tempo é encurvado e, portanto, o futuro do Universo se determina.
Actualmente, muitas observações sugerem que o Universo é Plano. No entanto, as probabilidades de um Universo totalmente plano são tão remotas, que essas observações receberam o nome de: « O Problema do Universo Plano». Foi então proposto um certo «refinamento» da teoria ou rectificação mais consistente com o que se veio a saber sobre o Universo na já célebre teoria do Big Bang, de modo a explicá-lo mais concisamente. Chama-se Inflação, e defende que, depois do Big Bang, o Universo foi levado a expandir-se em proporções exponenciais. Assim, qualquer que seja a curvatura real do Universo, parecer-nos-á sempre plano.
Este fenómeno é semelhante ao modo como a Terra nos parece plana...apesar de, indefectivelmente, ser esférica! Só assim compreenderemos melhor (talvez) a verdadeira dimensão do Universo...

Em Esquema memorativo:
1 - Big Bang...
2 - Formação de Galáxias
3 - O Afastar das Galáxias
4 - As Galáxias diminuem de brilho à medida que as estrelas morrem
5 - Continuação da Separação das Galáxias
6 - As Galáxias atingem o seu afastamento máximo
7 - Aproximação das Galáxias
8 - As Galáxias começam a fundir-se...
9 - Big Crunch ou Grande Colapso!


Os «Atalhos» do Espaço/Buracos de Minhoca ou Verme (wormholes) nos Buracos Negros

A Existência dos «atalhos» nos Buracos Negros
Apesar do intenso debate à escala mundial que coloca defensores e opositores na existência destes «atalhos» ou buracos de minhoca (ou verme) em canais transportadores no espaço-tempo(e que porventura só alguns estelares conseguem fazer-se viajar), há que enunciar também - e sob essas mesmas leis da Física - que existem de facto certas soluções advindas da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein que o comprovam.

Estas soluções de teor Físico e Astrofísico sob a alçada da teoria de Einstein, relevam (ou permitem) a existência de Buracos Negros onde no centro (ou bocal) de cada um, é um buraco negro. No entanto, regista-se que, um Buraco Negro que ocorre naturalmente (formado pelo colapso e pela supernova de uma estrela), não é por si só suficiente para criar esse tal Buraco de Minhoca.

Os Buracos Negros podem ser esticados para tamanhos maiores (corroborando assim na teoria de expansão do Universo). Todavia, pesquisas recentes vieram demonstrar que um Buraco de Verme (ou minhoca, consoante soar melhor ou a explicação científica se coadunar com esta designação), contendo matéria «exótica», poderia permanecer aberto e, imutável, por longos período de tempo...

Essa Matéria Exótica não deve ser confundida com Matéria Escura ou Antimatéria, contendo densidade de energia negativa, assim como uma grande pressão negativa.
Tal matéria, só foi vista no comportamento de certos estados de vácuo como fonte da Teoria Quântica de Campos. Se uma fenda imbuída (ou contida) de matéria exótica suficiente for ocorrendo - natural mente ou artificialmente - pode, teoricamente, ser utilizada como método de envio de informação ou, para eventuais e futuros viajantes no Espaço!

Os Cientistas têm proclamado sobre esta temática alguns desenvolvimentos, no que consideram uma verdadeira hipótese - num futuro não tão imediato - mas de uma certa probabilidade de vir a suceder nos próximos séculos. Trabalha-se para isso.
Em relação ao que se explanou sobre a Matéria Exótica, há a referir que, embora a adição da matéria exótica de uma fenda pudesse estabilizar a tal ponto que o ser humano pudesse viajar em segurança através dela, haveria ainda (indubitavelmente) a possibilidade de que essa adição de matéria dita «normal», pudesse ser suficiente para desestabilizar o portal.

Os teóricos acumulam-se de razões para defender que esses vórtices existem de facto, nessas fendas atravessáveis - ou transponíveis - nesses portais ou nesses corredores de matéria ainda desconhecida, possam no fundo ser as vias certeiras de uma comunicação e, interacção estelares. Mas isso, é algo que nunca saberemos; ou pelo menos, nos tempos mais  próximos...


O Universo proveio de um imenso...Buraco Negro?

Métricas discutíveis...
Existindo inclusive uma complexa (e muito teórica também...) métrica do Buraco de Minhoca (verme ou wormhole) numa descrição geométrica do espaço-tempo de uma fenda ou efectivo buraco de minhoca (servindo como modelo teórico para essas viagens no tempo), os cientistas arrogam-se no direito de insistir nessa condição.
Stephen Hawking não o prevê nem o admite, elaborando por si, outras suas teorias...no entanto, na beleza impressionável de um ilimitado conhecimento que também este vai adquirindo (e mudando) ao longo do tempo, anui-se no seu direito de cidadão do mundo de requerer que Tudo (na sua teoria de Tudo) não possa efectivamente ( e existencialmente) estar tudo...junto ou coeso de uma só verdade.

O Universo provindo de outro...quadridimensional?
Cientistas canadenses, eminentes cosmólogos, afirmaram por meados de 2013 que, o Universo poderia ter sido formado pela explosão de um Buraco Negro, originado num «Universo maior» de quatro dimensões - o que refutaria a teoria do Big Bang, no que foi criteriosamente divulgado na revista científica «Nature» por voz do emissário Niayesh Afshardi, astrofísico do Instituto Perimeter da Física teórica em Waterloo. Assim sendo, aqui fica mais uma teoria, por sua vez esta quadridimensional, do que hipoteticamente o Universo (o nosso Universo) terá eclodido.

Desde a «Teoria de Tudo» de Stephen William Hawking ao «Nada existencial» de muitos outros cientistas, o Tudo e Nada, será assim tão incompreensível ou simplesmente a força matriz das coisas que se passam no Universo...? O que está para além do Tudo? O que está para além do...Nada? O que estará para além da matéria escura, exótica, energética (ou magnetizante) em pulsar de um coração cósmico, de um cérebro estelar, de um pensamento inteligente ou...de um Deus que o não é - mas será o que todos os Universos quiserem que seja - em Matriz Divina, Matriz Estelar que, desejamos nós Humanidade, antes de ter um Passado, seja um efectivo e consciente Presente; e mais do que isso...possa ascender a possuir em si, um inominável mas extraordinário Futuro que a todos neste ou noutros Universos possamos irradiar em luz, energia, matéria, corpo e alma, pois que tudo isso somos desde logo!

Com muita certeza disso, ainda que com muita humildade também, nós, os deste planeta Terra, seremos muito mais se o soubermos racionalizar, interiorizar e...no mais profundo de nós, guardar! A Humanidade é isto mesmo, o acreditar que somos todos Um, não uma só parte, não a soma de duas ou três partes, mas todas numa só - sendo mais, muito mais do que essa soma ou mesmo essa multiplicação estelar. E esta métrica (em verdadeira equação universal), é sonhadora, enigmática e talvez ainda não-descoberta, tão ou mais ambiciosa do que qualquer outra viagem no Espaço...onde teremos sempre, mas sempre, Futuro. E o Universo sabe disso...

Sem comentários:

Enviar um comentário