Translate

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A Outra Maravilhosa Terra



Planeta Kepler 4-52b (Imagem gentilmente cedida pela NASA/JPL-Caltech/T. Pyle

Poder-se-à sonhar com um outro mundo, respirando quase o mesmo ar, pisando quase o mesmo solo, ainda que este esteja a muitos e muitos anos-luz de distância da Terra...?

Haverá esta purificação de alma terrena (e terrestre), de nos considerarmos merecedores da disseminação de vida humana por todo um vasto território cósmico em exoplanetas - tão maravilhosos quanto inatingíveis - nessa incessante utopia de conquista estelar?

Sentiremos essa idêntica e frutuosa condição humana (um dia...) de nestes nos integrarmos, de nestes nos fazermos visitar, circundar e mesmo colonizar, caso essa vida nos seja possível em toda a plenitude, sem cometermos os mesmos erros que deixámos para trás?

O que hoje é um sonho...amanhá poderá ser um alcance, uma determinação, uma sistematização generalizada em pertença extraplanetária e, fazer da nossa Terra muitas outras; mas tal, ser-nos-à permitido ou concedido, além um aglomerado galáctico de ordem e lei (que não os vendo não quer dizer que não existam...) numa ordem universal cósmica que nos retraia desses mesmos intentos?

O Mais Recente e Famoso Planeta Kepler 4-52b
A informação foi oportuna e generosamente concedida pela NASA em divulgação pronta por voz do administrador associado John Grunsfeld - responsável pela análise dos dados recolhidos pelo telescópio Kepler.

A "Nova Terra" como foi carinhosamente chamada, teve como baptismo o nome de: Kepler 4-52b. Foi revelado ao mundo que o planeta Kepler 4-52b tem a mesma duração da Terra, estando há milhares de anos na «zona habitável» da sua estrela. Significando isso que, pode inclusive ter hospedado vida sobre a sua superfície num certo momento, podendo além disso, hospedá-la ainda. - Destaque afirmativo e convicto de Grunsfeld.
Os dados mostrados pelo telescópio apontam para que o planeta tenha mais de 6 biliões de anos de idade, recebendo 10% mais energia da sua estrela do que o nosso território. O seu tamanho é maior mas muito idêntico ao nosso, e o seu Sistema Solar percepciona-se extremamente similar ao nosso, também. As evidentes similaridades deste com a Terra indiciaram (e enunciariam desde logo) a tumultuada esperança de neste haver possibilidade de vida e, assim, por lógica e pensamento humano indelével, a composição futura de, um dia, neste se poder se instalar. Talvez daqui a uns séculos...

O Planeta Kepler 4-52b é, contudo, 60% maior do que o nosso planeta Terra, orbitando a estrela Kepler 4-52 - dados efectivos da NASA. Este maravilhoso exoplaneta possui efectivamente características muito similares à Terra (admitem os cientistas), orbitando respectivamente uma estrela muito semelhante ao nosso Sol!

Os Cientistas aventam a hipótese deste planeta poder ser eventualmente rochoso, embora a sua massa e composição ainda não tenham sido determinados. O Planeta Kepler 4-52b demora 365 dias para dar uma volta completa em redor da sua estrela (Kepler 452) - corpo astral que está a 1.400 anos-luz de distância da Terra.

Uma "Nova Terra"...ou mais uma miragem?
«É inspirador considerar que esse planeta já vive há 6 biliões de anos na área habitável dessa estrela...mais do que a Terra!
Isso é uma oportunidade substancial para a vida surgir. Devem existir todos os ingredientes e as condições necessárias para a vida existir neste planeta!» - Afirmou entusiasticamente Jon Jenkins, Chefe do grupo do Satélite-Kepler.

A busca de planetas similares à Terra, é uma das maiores aventuras na Pesquisa Espacial, embora já tenham sido detectados centenas de planetas do tamanho do nosso - e outros bem menores - os quais circulam em órbitas próximas demais às suas estrelas, para que haja água líquida na sua superfície. E daí, a suma probabilidade na existência de vida.
Em relação à Estrela, esta é um pouco mais velha que o nosso Sol (tem a bonita idade estelar de 1,5 bilião de anos a mais) no que detém a mesma temperatura, e é 20% mais brilhante, possuindo um diâmetro 10% maior!

Este prestigioso comunicado foi divulgado pela NASA através de Jon Jenkins, o chefe do projecto do satélite Kepler, aferindo ainda que, esta fantástica descoberta fornece assim uma excelente oportunidade de entender e, reflectir,  sobre o Ambiente em evolução na Terra!
Tudo isto foi extensivamente divulgado e publicado no "The Astronomical Journal", evocando ao mundo esta recente descoberta, reportando também a importância deste feito, no que já se conta  um aumento de planetas em número elevado (521) até à data, de exoplanetas descobertos pelo maravilhoso satélite Kepler!

Parabéns então ao famoso satélite Kepler (para além de todos os astrónomos e cientistas envolvidos nesta descoberta da «Nova Terra») e, ao recém descoberto planeta Kepler 4-52b que, por ser tão genuinamente similar à nossa amada Terra, nos comove por o saber igualmente tão distante.
Houvesse tecnologia apropriada e talvez o sonho pudesse ser já hoje uma realidade, mas, se o Futuro é já hoje também uma certeza, porque não sonhar com essa possibilidade...? A não ser que, interna ou externamente esse maravilhoso Kepler 4-52b seja já habitado por uma qualquer civilização (igual ou diferente de nós...) no que também nós, simples cidadãos terrestres, apenas tenhamos de constatar que nem sempre as felizes expectativas o possam ser, na sua totalidade ou finalidade...
A Humanidade é grande quando sonha em grande, e só por isso merece que o sonhe continue...que muitas Outras Maravilhosas Terras (planetárias e estelares) se façam sonhar em nós!

Sem comentários:

Enviar um comentário