Translate

terça-feira, 14 de julho de 2015

A Triunfal Imagem de Plutão

Imagem divulgada por volta das 8h desta terça mostra uma nova imagem de Plutão. A foto foi capturada pela New Horizons nesta segunda-feira (13), 16 horas antes da aproximação (Foto: Nasa)
Planeta Plutão captada pela sonda New Horizons da NASA

Antes de mais, os meus sinceros parabéns por este mais garboso feito espacial em assumo e responsabilidade da Agência Espacial Americana (NASA). Além a exímia sonda New Horizons que tem abrilhantado esta fulgurante missão da NASA em imagens inéditas - tão credíveis quanto belas - a todo um globo terrestre expectante...de tão triunfal exuberância planetária!

A todos os intervenientes (desde o mais cimeiro cientista até às senhoras da limpeza da NASA), aqui fica a minha mais pura e sincera homenagem em repto quase precipitado e, fugaz, de tão proeminente assumpção do foro espacial. A todos eles, a minha mais profunda reverência por nos fazerem acreditar que não há limites para o ilimitável no mais profundo também...desejo oceânico - ou celestial - de nos continuarem a brindar com tão esfuziantes imagens que um certo Deus fabricou (um dia...) no Universo.

É maravilhosa esta imagem! É identicamente maravilhoso, o avanço e o dinamismo (e mesmo o protagonismo) - imparável - que a NASA nos tem ofertado ao longo destes anos.

Plutão - este tão enigmático e pequeno planeta (planeta anão) mas, agora, maior...muito maior do que se previra até aqui; até esta entusiasmante data de 14 de Julho de 2015 em que este foi observado mais em plenitude e consciência científica planetária, além o nono planeta que é, e da sua localização mais distante do Sol, no nosso Sistema Solar.
Sabe-se agora que possui um diâmetro de cerca de 2370 quilómetros - cerca de 80 quilómetros mais do que as anteriores previsões facultadas pela NASA.
Maior do que Eris - um dos centenas de milhares de mini-planetas e objectos parecidos com cometas que circulam o Cinturão de Kuiper!

Segundo a agência Reuters, ser um pouco maior, significa que Plutão consiste - significativamente - de mais gelo e um pouco menos de água do que o previsto - e isto, é efectivamente um detalhe de suma importância para os cientistas, no que de futuro estes determinem (e identifiquem) a sua história de vida planetária em formação e génese estelar, assim como ao restante Sistema Solar de que a Terra faz parte.

A Sonda New Horizons foi lançada no ano de 2006 a partir dos Estados Unidos da América, a bordo do foguete Atlas. A sonda viajou assim até Júpiter, usando a gravidade desse planeta como um estilingue (arma ou espécie de mecanismo que faz disparar um projéctil, impulsionado por algo) para acelerar a sua velocidade. Desde então a sonda ficou adormecida, viajando pelo Espaço até ser reactivada em Dezembro do ano passado, em 2014.

Sete Instrumentos que estão a bordo da New Horizons vão então captar essas imagens, que serão transmitidas depois para a Terra. O Tempo de Transmissão dos dados de Plutão até à NASA, nos Estados Unidos, é de, apenas, 4 horas e meia!

A New Horizons viaja assim pelo Espaço, carregando em si as cinzas do cientista Clyde Tombaugh, que descobriu Plutão em 1930. A sonda New Horizons transporta com ela, igualmente, outros variados ítems na sua «bagagem», tais como...duas bandeiras da nação norte-americana!

Por todo este excelente trabalho, empenho, inteligência e por certo muitas horas sem dormir...o meu sincero apreço, restando-me unicamente acrescentar: Muito obrigado NASA, por mais esta triunfal imagem de Plutão! E por todo um Cosmos que espera por vós...!

Sem comentários:

Enviar um comentário