Translate

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Genética: A Evolução V (Variação/Mutação)


 
Seres Extraterrestres - seu ADN no ADN Humano/Criação de Vida no Universo

Exponenciando uma base sólida de vida ou de criação de vida no Universo, estaremos só agora a explorar o que a componente de «genes-lixo extraterrestre» nos consolida como espécie humana?

Haverá neste mundo científico ainda algo que nos surpreenda sob a égide estelar do que nos compõe em genética transformada, alterada, modificada e organizadamente adaptada a novos confrontos, a novas batalhas planetárias em todo um seu sistema de readaptação e mesmo terraformação em si???

Costuma dizer-se que, o que não nos mata, fortalece-nos; será que esta expressão mundana também se reportará a todo aquele conhecimento (até aqui omisso ou mesmo desconhecido) de todas as nossas origens humanas e de ADN em variabilidade e mutabilidade ter-nos sido «ofertado» por populações estelares e, de civilização supra-inteligente, além tudo o que humanamente nos é dado a conhecer?

Poder-se-à negar as evidências que se acumulam por toda a comunidade científica de todo este processo evolutivo das espécies em que, o Homem, se arroga como sucessor natural por direito universal em raciocínio e suma inteligência? E, reconhecerá em si, apenas uma e só uma das múltiplas espécies espalhadas por todo o Universo em processo laboratorial cósmico de seres - e suma inteligência suprema - que jamais alcançaremos ou atingiremos em Nirvana estelar...???

E se assim não fosse, por que razão Stephen Hawking (agora devoto a essa mesma causa) se remete líder de uma investigação, procura ou busca incessante dessa mesma vida inteligente que outrora renegou, temeu e alvitrou como algo a recear, a fugir, ou mesmo a tentar esquecer por vias de nos ser prejudicial num futuro próximo? O que o terá feito mudar de ideias...? A verdade agora exposta de que somos todos (humanos e outros seres planetários...) a proposta programação técnica e cósmica de todo o Universo???


Físico Britânico, Stephen Hawking

«Não há questão maior. Está na hora de nos comprometermos a achar a resposta, a procurar Vida fora da Terra. Estamos Vivos. Somos Inteligentes. Precisamos Saber!»
                                                                         - Stephen Hawking; 20 de Julho de 2015 -    
Em Busca dos ETs
Foi deste modo que Stephen Hawking lançou ao mundo o seu programa de investimento e, orientação, para procurar (e se possível encontrar-se) Vida Extraterrestre! Ou seja, segundo parâmetros mais científicos, tentar-se encontrar Vida Inteligente no Cosmos.

Este famoso programa liderado pelo não menos famoso Físico que é já uma das maiores sumidades científicas do mundo (misturando a parte da Física à Filosofia, pois tem conhecimentos superiores nestas duas áreas específicas; entre outras), no que instou a que se criasse um programa de super-financiamento e, empenho, que orça os 100 milhões de dólares, aproximadamente. E tudo isto, na busca e entrega a nível pessoal mas também ao globo - no que se vai processar já nesta próxima década - dessa incessante busca de civilizações extraterrestres, ou por conseguinte, vida inteligente mas não unicamente baseada  numa forma de vida microbiana. O que pressupõe que todas as formas de vida que aí se arroguem ou se exponham (de uma forma geral) serão bem-vindas...

 - Breakthrough Listen -
A iniciativa denominada «Breakthrough Listen» será mantida pelo bilionário Yuri Milner. No dito programa serão utilizados 2 Telescópios de Rádio com a finalidade e, o objectivo, de se cobrir assim 100 vezes mais as partes do Céu - em face a programas similares anteriores - monitorizando 5 vezes mais o Espectro de Rádio, 100 vezes mais rápido!
O Breakthrough Listen é considerado como o projecto pioneiro ou, a primeira metade do projecto em sequencial desenvolvimento na identificação de Vida Alienígena ou Extraterrestre.
A Segunda Metade (ou segunda fase) basear-se-à na já designada «Breakthrough Message» que compilará uma mensagem que se reverterá em envio e saudação amistosa aos nossos vizinhos cósmicos. Oxalá chegue a bom porto (estelar)...deseja-se!

A População global (cidadãos comuns ou público em geral) poderá também participar desta primeira fase de anunciação e, envolvimento, no que existirá uma compilação de dados, pelo que os cientistas precisarão de muito poder de processamento - podendo inclusive usar o seu computador pessoal (a nível individual de cada cidadão) para assim ajudar ou auxiliar nesta tão ambiciosa missão.
Missão esta de comunicação e freio navegante estelar de que agora usufrui toda uma vasta equipa de investigadores e, cientistas, nesta causa defendida por Stephen Hawking. Abençoados sejam, impõe-se acrescentar, se acaso for positiva esta demanda a esta nova causa sob a coordenação de tão eminente Físico Britânico! Quem estiver interessado poderá desde já contactar o site do SETI, por ordem, créditos e divulgação dada pela BBC News.


Variação/Mutação no Código Genético

Variação no Código Genético
O processo de evolução depende de pressões ambientais que actuam nas Variações Hereditárias de uma população.
Nas Espécies com Reprodução Sexuada, as variações existentes criam novas combinações. Algumas delas podem estar mais bem adaptadas que outras. Mas a Evolução de Novas Formas de Vida depende (em última instância) de novas versões - Alelos - de genes, assim como de genes completamente novos.

As Alterações no ADN chamam-se: Mutações. Podem surgir espontaneamente, em consequência de erros durante a Replicação do ADN ou durante a Meiose, podendo ser induzidas por substâncias químicas nocivas ou por radiação.
A Taxa Média Natural de Mutação é de uma ou duas por cada 100.000 genes por geração. As Espécies com ciclos de vida curtos, e portanto com meioses mais frequentes, apresentam taxas maiores. A Mutação mais simples é a Mutação Pontual - uma alteração num único par de bases. Como o Código Genético e lido em tripletos de bases - Codões - o efeito da Mutação Pontual depende do significado do novo codão. Se este codificar o mesmo aminoácido, o seu efeito e nulo! Se codificar um aminoácido diferente, o seu efeito depende do papel desse aminoácido na proteína. por exemplo,

As Mutações no Sítio Activo de uma enzima, exercem um efeito maior do que as mutações que ocorrem noutros lugares da molécula.
Uma Mutação que origina um Codão de Finalização encurta a proteína ou o peptídeo que é produzido. Alterações nos Genes responsáveis pelo desenvolvimento, podem indubitavelmente afectar a posição e a estrutura de órgãos completos. Em casos raros, A Mutação pode aumentar a eficiência da proteína!


Mutações Cromossómicas Estruturais

Mutações Cromossómicas
Efeitos ainda maiores são produzidos por Mutações Cromossómicas que, com muita frequência, ocorrem durante a quebra e a junção dos cromossomas durante a Meiose (formação de gâmetas).
Secções Inteiras de Cromatídeos com os genes que transportam  (e eventualmente cromossomas inteiros) podem perder-se, duplicar-se, inverter-se ou transferir-se para um cromossoma não relacionado. Este fenómeno pode ser fatal, porque os cromossomas não são segregados na divisão celular seguinte. Pode também perturbar a acção de grupos de genes adjacentes que são normalmente transcritos em conjunto.

As Duplicações provocam efeitos interessantes. Os Genomas da Maioria dos Eucariotas contêm segmentos de sequências repetidas de ADN, muitas vezes não funcionais.
Quando surgem várias cópias de um Gene Funcional - e apenas é necessária uma - as restantes podem ir acumulando mutações aleatórias, de modo que a natureza da proteína se altera gradualmente sem que se veja de imediato.

Mutações Cumulativas dão eventualmente origem a proteínas novas ou modificadas. Se o Fuso funcionar mal durante a Divisão Celular, o próprio número de cromossomas pode mudar. Algumas Células-filhas podem então ficar com demasiados cromossomas, e com cópias múltiplas de alguns, ao passo que noutras podem faltar cromossomas. A Síndrome de Down - ou trissomia 21 - nos seres humanos, é provocada por um cromossoma extra.



Alguns Segmentos de ADN parecem ser capazes de saltar de um cromossoma para outro, não necessariamente o homólogo do mesmo par, por vezes duplicando-se no processo. Estes Segmentos - Transposões - contêm sequências especiais de ADN que incluem as instruções para a Transposição.
Os Retroposões funcionam produzindo uma molécula de ARN, cópia de si próprios que é por sua vez copiada  pela Transcriptase reversa - uma enzima que copia ARN para ADN.
A Chegada de um Transposão causa então a ruptura do Cromossoma-receptor e, conduz muitas vezes, a um rearranjo do ADN. Os Transposões são comuns nas bactérias, nas quais podem afectar a expressão dos genes.

A Redistribuição dos Alelos ocorre na formação de gâmetas e, na fertilização. São possíveis mais de 10 (elevados a 600) combinações de genes nos Gâmetas Humanos, apesar de não existirem sequer 10 (elevados a 10) seres humanos vivos. Não é provável que existam, tenham existido ou venham a existir duas pessoas com uma composição genética igual (com excepção dos gémeos idênticos).


Seres Extraterrestres - A Inteligência Superior do Cosmos

Projecto Genoma Humano
« A forma mais elevada de Vida Extraterrestre tem-se dedicado à criação de uma Nova Vida em planetas diferentes!» - Exclamação do professor Sam Chang, líder de uma investigação e pesquisa do ADN Humano e ADN Extraterrestre em projecto actual sobre o Genoma Humano.

Vários cientistas têm desenvolvido teorias e outras tantas teses na análise do ADN humano e, sobre o qual, se impõem várias perguntas e outras tantas inquirições (sob a orla de um intenso estudo que investiga os genes designados de «lixo» genético) no ADN do ser humano.
Em relação à pesquisa elaborada pelo professor Sam Chang que advoga existir ADN Extraterrestre no nosso ADN Humano, no que na sua intensa investigação terá demonstrado que as sequências do ADN humano não-codificadas são apenas (por sua conclusão), o código genético de formas de Vida Extraterrestre!

As Sequências não-codificadoras são comuns a todos os organismos da Terra, a partir de esporos - ou moldes - peixes, tais como os seres humanos no seu ADN são uma grande parte do genoma total!
Sequências originalmente conhecidas como «ADN-lixo» não-codificante, foram descobertos há já alguns anos, sendo a sua função ainda hoje um autêntico mistério para a maioria dos cientistas.
Impõe-se a questão se os «genes-lixo extraterrestre» não terão sido hipoteticamente (ou obviamente...) programados - e criados - como uma espécie de processo e programação extraterrestres como o sugestionou prontamente o professor Sam Chang, sendo corroborado em outros estudos mas igual consonância pelos doutores, Lipshutz e Adnan Mussaelian, respectivamente.

«Possuiremos em nós, humanos, vestígios de ADN extraterrestre no ADN humano, no que concerne a existência das suas próprias veias, artérias e sistema imunológico que resiste vigorosamente a todos os nossos medicamentos!» - conclui Chang, estipulando ainda que a nossa hipótese de vida em origem e, proveniência, terá sido através de uma forma mais elevada de vida extraterrestre, que se terá eventualmente dedicado à Criação de uma Nova Vida em planetas diferentes!» - Mas Chang vai ainda mais longe ao asseverar:
«Se somos uma experiência científica - ou uma maneira de preparar novos planetas para a colonização - ou mesmo se será um processo há muito instituído na programação ou certo «cultivo» de semear vida no Universo (indica ainda, pensando em termos humanos), talvez que esses programadores extraterrestres (ou seres estelares) estejam muito provavelmente (ainda), trabalhando num código genético que consiste assim em vários projectos seus - e esses projectos têm produzido por sua vez, várias formas de vida noutros planetas!

Sequencialmente por pensamento lógico e de um raciocínio ímpar - por muito incómodo ou inusitado que seja - há a tendência factual e, documental (sobre este projecto do genoma humano e tantos outros que se fazem à revelia de uma maior lucidez ou divulgação a nível mundial) de que estamos, efectivamente, perante a confrontação de também nós, humanos, sermos seres estelares!

Tudo é Uno; Tudo é o Universo. Se existimos em pequena ou grande partícula molecular e, planetária, sobre o imenso Cosmos que nos acolhe, é algo que já todos sabemos; se pertencemos a essa mesma amálgama de sopa cósmica, pensada, elaborada, fabricada ou manipulada pelos mesmos, será algo ainda mais fortemente aplaudido se o descobrirmos e não recusarmos a admitir - ou a aceitar - pois que então somos e seremos sempre uma «grande família cósmica»!

A Humanidade continuará o seu percurso sem sombra de dúvida, se esquecermos as outras sombras, não as de Grey mas as que nos fazem temer o futuro sobre um desconhecido que ainda tem muito para nos contar; entretanto esperamos...que algo ou alguém nos venha determinar a verdadeira origem terrestre e humana, pois que todos somos cientes e sorvedouros dessa mesma verdade, por muito que esta nos seja ou possa ser...cruel, dolorosa ou sequer inadmissível em pensamentos religiosos, pagãos ou de subserviência a uma história mal contada que um dia nos fizeram crer ser verdade...

Sem comentários:

Enviar um comentário