Translate

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A Génese da Vida III (A Transição)


Fundo do Mar: A Transição (do meio aquático para o meio terrestre).

Tendo a vida surgido na Terra mesmo nas condições mais inóspitas há 360 milhões de anos (e através dos seus restos mortais que compunham algas, fungos e bactérias que entretanto se misturaram com as partículas de lodo), terá havido um outro processo do qual desconheçamos mas que terá tido igual sucesso nesse expoente de vida?

O Ovo Amniótico conceptualizado como a chave do êxito na deslocação dos Vertebrados para a terra - nessa efectiva transição do meio aquático para o meio terrestre consistente nos répteis e nas aves (como por exemplo, no crocodilo) - sendo fundamental nessa transição, haverá todavia a plena certeza de toda essa contingência em circuito normal evolutivo ou... à semelhança do que sucedeu com o Homem, terá havido manipulação genética ou simplesmente deixou-se a Natureza agir em conformidade com o que lhe era devido...?

Sabendo-se da existência de «anormais» animais marinhos ou espécies que terão vivido no Paleozótico (e que ainda hoje poderão coexistir com outras espécies nas profundezas do mar e longe do olhar humano), poderemos com toda a fiabilidade assegurar que não haverá outras iguais espécies povoando os nossos mares e oceanos em total prova histórico-científica dessa sua existência? Não será essa a factual prova (ou provação do ser humano) no reconhecimento de toda a biodiversidade terrestre em face ao que ainda se ignora, ao que ainda... se nos esconde e é omisso em toda a verdade de um planeta inextinguível e, inextirpável de vida em si???


Tubarões - Espécie Marinha (ou aquática) que terá surgido no planeta há mais de 350/360 milhões de anos. Um sobrevivente nato dos nosso mares e oceanos da Terra!

A Transição para o Meio Terrestre
Até há cerca de 360 milhões de anos, a superfície das terras emersas estava deserta: não havia Plantas nem solo! No entanto, Algas vermelhas, castanhas e verdes tinham prosperado ao longo de milhões de anos nas águas superficiais junto à costa.
Os Primeiros Colonizadores da Terra foram provavelmente algas, fungos e bactérias instalados nas lamas húmidas em torno de fontes e pântanos. Os seus restos mortais misturados com as partículas de lodo formaram então o que se supõe ter sido o primeiro solo em expoente de vida.

Sem o Filtro da Água, a radiação prejudicial constituía anteriormente um problema em terra; contudo, os historiadores e cientistas arrogam que já se teria formado uma camada protectora de Ozono; ou seja, o tal escudo protector da Terra.
A Vida Terrestre terá colocado assim inúmeros problemas a seres aquáticos. As Primeiras Plantas Terrestres, que muito provavelmente terão evoluído a partir de algas verdes, desenvolveram então uma cobertura cerosa - a Cutícula - para assim evitar a perda de água.

As Trocas Gasosas passaram a ser feitas com a Atmosfera (em vez de, com a água) e através de pequenos poros, ou estomas, existentes na epiderme.
As Simples Raízes Filamentosas - no lodo - transformaram-se em órgãos de absorção da água e dos sais minerais. Com o desenvolvimento de redes de tubos para transportar a água das raízes até às folhas e rebentos, assim como os produtos da fotossíntese na direcção oposta, as Plantas Vasculares abriram o caminho para o domínio total da terra. A mesma rede foi reforçada de modo a formar a base da estrutura de suporte - a madeira - que terá tornado assim possíveis grandes aumentos na dimensão das Plantas!


«Ichthyostega» (Paleozótico) - Ilustração do primeiro vertebrado terrestre conhecido, apesar de passar a maior parte do tempo debaixo de água a caçar peixes.

Vida Vegetal do início...
Apesar de todas estas adaptações já referidas, as Primeiras Plantas Terrestres estavam limitadas na sua distribuição pelos métodos de reprodução de que dispunham.
Não obstante terem desenvolvido Esporos que podiam ser levados pelo vento, ainda necessitavam de água onde os seus espermatozóides pudessem nadar...
Foi somente com o surgimento do Pólen que se tornaram verdadeiramente independentes da água; As Plantas produtoras de Pólen podiam também produzir sementes contendo quantidades substanciais de alimentos armazenados, o que lhes permitia esperar por condições adequadas de germinação.

No entanto, ao princípio, a Vida Vegetal estava limitada a áreas húmidas, lodosas. Logo a seguir às Plantas, vieram os Animais Terrestres: Os Vermes, rastejando sobre a lama; Os Artrópodes, procurando comida - e mais tarde caçando - e tudo isto, no solo recém-formado, alimentando-se de plantas ou de detritos vegetais.
Pouco tempo depois, os Artrópodes conquistavam o ar! Surgiram então os... Insectos! O Desenvolvimento da Polinização pelos Insectos levou a uma rápida expansão e diversificação tanto das Plantas com flores como dos Insectos.


«Celacanto» (African Coelacanthe) - espécie marinha que pode viver mais de 100 anos!


Os Primeiros Vertebrados Terrestres
Os Artrópodes possuíam um esqueleto exterior rijo para suporte fora da água, mas um outro grupo de Animais - Os Vertebrados - desenvolveu uma estrutura interna de suporte - uma espinha dorsal segmentada - formada por vértebras cartilaginosas articuladas entre si - usada como apoio para a acção muscular.

Nos Finais do Câmbrico surgiram então os primeiros peixes, alguns dos quais já com esqueleto interno ósseo. Um Grupo de Peixes Ósseos, da barbatanas carnudas e musculosas, está provavelmente relacionado com os ancestrais dos Primeiros Vertebrados Terrestres! As suas barbatanas eram usadas como remos, mas os membros deslocavam-se da mesma maneira que os membros dos Anfíbios e dos Répteis.

Muitos Peixes de Barbatanas Carnudas viviam em águas superficiais, pobres em oxigénio, tendo assim desenvolvido um pulmão que usavam para poder respirar o ar à superfície das águas.
Os Primeiros Vertebrados Terrestres passavam a maior parte do tempo na água, deslocando-se a terra só ocasionalmente. Como era o caso do «Ichthyostega» que, passando a maior parte do tempo debaixo de água caçando peixes, também vinha a terra, puxando então o seu corpo pesado para cima sobre as patas dianteiras. Voltando ao meio aquático, punha os seus ovos na água.

O «Celacanto» actual - muito semelhante ao seu ancestral de há cerca de 400 milhões de anos - é um peixe de barbatanas carnudas e que ainda hoje (provavelmente) se pode encontrar ao largo da costa da África do Sul (onde foi encontrado vivo um belo exemplar de Celacanto em 1938).
As Suas Barbatanas Carnudas são suportadas por ossos e músculos, no que ele as usa como remos, movendo-as nessa mesma ordem com que as Salamandras, os Lagartos e os Cães movem as patas.

Se sobreviver à argúcia e à voracidade piscatórias do ser humano neste planeta azul, talvez em breve este se possa disseminar nas nossas águas, havendo assim mais exemplares desta espécie aquática que sobreviveu na mais infeliz contingência planetária até aos nossos dias...


Réptil actual - Crocodilo/Jacaré

Os Primeiros Répteis e Anfíbios
Após a explosão de vida dos primeiros vertebrados terrestres, seguiram-se outras formas, estas verdadeiramente terrestres na mais proeminente alusão e, anatomia animal, de quatro pernas - Tertápodes - sendo que, aos poucos, as pernas «deslocaram-se» para debaixo do corpo, para o elevarem claramente do solo.

As Peles Húmidas dos Anfíbios tornaram-se vulneráveis à secura. Os Répteis que surgiram mais tarde tinham já uma carapaça de escamas ósseas, a qual permitia que pouca humidade escapasse.
Os Primeiros Répteis e Anfíbios eram de sangue frio: a sua temperatura corporal flutuava de acordo com a temperatura ambiente. Estes Animais tinham por isso grandes períodos de inactividade quando o seu metabolismo abrandava por efeito do frio.

Três Grupos de Répteis - Dinossauros de sangue quente, répteis semelhantes a Mamíferos e répteis semelhantes a Aves - superaram este problema, desenvolvendo controlo interno de temperatura, tornando-se desse modo Animais de Sangue Quente!
Os seus descendentes - Os Mamíferos e as Aves - possuem pêlos ou penas para ajudar a manter a temperatura corporal.

Os Animais (tal como as Plantas), tiveram de adaptar a sua reprodução à vida na terra. Muitos Insectos desenvolveram Fertilização Interna e outros Invertebrados passaram a guardar os seus espermatozóides em invólucros, prontos para a transferência.
Os Répteis, As Aves e Os Mamíferos também desenvolveram a fertilização interna. Este facto permitiu assim (nos répteis e nas aves) o desenvolvimento de ovos com cascas impermeáveis, que eram depositadas em redor  do ovo após a... Fertilização! Alguns Répteis - assim como a maior parte dos Mamíferos - desenvolveram um meio de permitir que os jovens crescessem no ambiente seguro e estável do corpo das suas mães.


Descoberta Fóssil de Espécie Marinha (Ilustração) - «Aegirocassis benmoulae» (semelhante a um crustáceo) com 2 metros de comprimentos que terá habitado os mares há 480 milhões de anos, alimentando-se como as baleias de plâncton.

O Ovo Amniótico
A chave da bem sucedida deslocação dos Vertebrados para terra foi a evolução do chamado: Ovo Amniótico! Este foi desenvolvido por Répteis, sendo que ainda hoje está presente nos seus congéneres actuais, ou seja, répteis modernos tais como o Crocodilo ou restantes Aves.

Ao contrário dos Ovos dos Peixes e dos Anfíbios, este ovo possui uma casca com a consistência  do couro para assim evitar que seque.
Em saco cheio de fluido - o Âmnio - protege o embrião em desenvolvimento dos choques que eventualmente possam sofrer. Um outro saco contém a gema para alimentar o embrião, enquanto um terceiro saco (o Alantóide) é usado para depositar os dejectos.
Uma cavidade cheia de Ar, situada numa extremidade do Ovo, permite assim que o oxigénio se difunda para a respiração. No interior deste habitáculo privado, o Embrião é capaz de crescer até atingir um tamanho razoável antes da Eclosão, conferindo-lhes desta forma uma maior probabilidade de sobrevivência!

Quem era este Aegirocassis benmoulae?
Proveniente da extinta família dos Anomalocaridídeos, este monstro marinho similar a um crustáceo de dois metros de comprimento, vagava pelos mares há cerca de 480 milhões de anos, alimentando-se (à semelhança das baleias) de plâncton.
É considerado assim pelos cientistas um dos maiores (se não o maior até hoje conhecido) Artrópodes que já viveu ou teve a sua existência na Terra! Esta a premente conclusão de investigadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido.
«A Criatura terá sido uma das maiores a viver nesta época!» - Afirmação eloquente da Zoóloga Allison Daley, uma das autoras do estudo da Universidade de Oxford que entretanto foi publicado na revista «Nature» em divulgação e mestria de reconhecimento científico.

Estudos coordenados entre a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América revelaram por conseguinte também de que, o Monstro Marinho em questão, ostentaria na cabeça uma rede de espinhos que servia para filtrar os alimentos que consumia, sendo considerado portanto, o mais antigo representante dos Gigantes Aquáticos que se alimentavam filtrando a água do mar!
O «Aegirocassis benmoulae» faz assim parte da família extinta dos Anomalocaridídeos, animais marinhos que surgiram no nosso planeta há cerca de 520 milhões de anos. Sabe-se na actualidade que esta espécie marinha - ou grande parte dela - eram animais ferozes e exímios predadores que se encontravam no topo da cadeia alimentar, ao que hoje se reproduz e assemelha aos Tubarões.
Esta Nova Espécie de Anomalocaridídeos lembra as Baleias de hoje que filtram a água do mar através das barbas para assim recolher o plâncton, mas, da família dos Mamíferos.


Predadores semelhantes aos Tubarões (a recente descoberta sobre a espécie do «Aegirocassis benmoulae».

Características dos Artrópodes
Peter Van Roy - um dos autores do estudo da Universidade de Yale - utilizou então um novo método de análise de fósseis que lhe permitiu ter assim uma mais esclarecida visão em 3D ( a três dimensões) do animal, em visualização e, observação, de como seria de facto este exemplar aquando animal reinante nos nossos oceanos.
Estudaria mais em pormenor também o que lhe foi facultado sobre fósseis encontrados em Marrocos (Norte de África) e outros exemplares fósseis vindos das colecções do Museu Peabody de Yale e do Museu Real de Ontário, no Canadá, assim como do Smithsonian em Washington.

O Estudo dos Fósseis (que são chatos como flores secas dentro de um livro) normalmente não fornecem tantos detalhes. Contudo, a Investigação conseguiu mostrar que o Aegirocassis benmoulae tinha uma espécie de barbatana de cada lado do corpo.
Estas Barbatanas seriam então as ancestrais da fileira dupla de patas (característica dos Artrópodes) - Invertebrados recobertos  de uma carapaça tal como os Crustáceos, as Aranhas e os Insectos. E isto, perfaz assim nestes (nos Artrópodes), os primeiros exemplares mais próximos do actualmente desaparecido (e extinto!) Aegirocassis.

Quantos mais exemplares existirão omissos ou simplesmente escondidos da nossa gula humana não só da sua explicação, como da sua dissecação terrestre que, ao longo dos séculos, lhes perpetrámos em inimiga perseguição e eliminação?
Quantos mais seres vivos, aquáticos, marinhos ou terrestres ainda coabitarão com outras espécies na mais profunda ou secreta região de todo o nosso desconhecimento em quase jurássica demonstração de sobrevivência e subliminar existências suas? Terão fugido assim à magnânima e pungente mão humana ao longo de milénios, tendo-se reproduzido e deixado descendência ou simplesmente extinguido por vias de uma evolução planetária que desta forma os extirpou de nos obsequiarem com a sua presença...? Ou tê-lo-ão imposto outros desígnios (outras crenças estelares) fora do planeta, fora das nossas reiterações terrestres de processo contínuo e natural, ante o que essa mesma biodiversidade lhes não seria viável, não prazenteira, ante toda a complexidade deste ínfimo planeta? Não o sabemos. Se o foi, lamenta-se. Ou não.

Em maior consciência tem de se admitir que talvez tenha sido necessário; ou talvez tenha havido essa mesma compleição terrífica da extinção dos Dinossauros, por todas essas espécies que entretanto pereceram para dar lugar a outras mais pequenas, mais sobreviventes, e por certo mais espertas - ou proactivas - que também tenham aprendido a lição não só da sobrevivência como da subsistência. No que o Homem tem de aprender também. Ou de nada isto valeu a pena na verdade histórica - o termos chegado até aqui, o termos também nós sobrevivido como espécie e como civilização imputável de todas as responsabilidades, de todos os direitos mas também do total dever de se fazer continuar sem espezinhar ou eliminar essas muitas outras espécies que consigo percorrem e se inserem no planeta Terra. Assim seja, é o desejo universal. Que este perdure e nos beneficie a nós, Humanidade, com essa mesma multiplicidade das espécies e, do bom senso! Assim seja então!

Sem comentários:

Enviar um comentário