Translate

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

A Fabricação Genética III (Fábricas Vivas)


Planeta Terra vista por satélite

Há quem afirme que o nosso planeta Terra é um imenso e frutuoso laboratório estelar. Há quem se arrogue no direito de o admitir e de o considerar, uma vez que também o faz sobre os seus animais. Poderemos ter a consciência tranquila - hoje - sobre toda a ingerência de engenharia genética que se insta naqueles a que chamamos de irracionais, por outros (os seres superiores) que manipulada e identicamente (em mutação ou metamorfose) se induz no ser humano?

Fabricando-se proteínas em laboratório (a partir dos seus aminoácidos) conhecendo-se o código genético dessa proteína, não estaremos perante a radicalização total dos organismos, da sua transformação e completa alteração do que lhes era devido? Estaremos a ser colaborantes laboratoriais numa massiva fabricação de espécies e géneros híbridos que, mais tarde, nos irá ser prejudicial ou mesmo punitiva ante todos os dislates genéticos que anteriormente exultámos...?

Se por um lado experienciamos a magia do tratamento e da cura (como no caso da Insulina no tratamento da diabetes) além de todas as outras bactérias que podem fabricar proteínas para a indústria alimentar - sendo essa uma actuação exemplar do ser humano no mundo actual - por outro lado, imiscuindo-nos na engenharia genética sobre os animais, cometemos autênticas atrocidades e, monstruosidades sem piedade alguma; todavia, havendo recursos e casos benéficos para a saúde e bem-estar humanos, sê-lo-à em relação aos animais, invadindo recursos, extrapolando experiências e abusivamente criando fertilização «in vitro», inserindo depois os embriões em processo artificial?

Apesar deste protocolo ser uma realidade já há muito implementado no gado bovino, por que razão então nos revoltamos por iguais processos de proveniência estelar (dos seres inteligentes) que no ser humano tentam criar a hibridação, a alteração genética e até a fabricação de seres mais inteligentes e mais desenvolvidos à sua imagem e semelhança, tal como Deus (o tal incognoscível Deus) terá evocado um dia...??? Quereremos ser como Ele...? Ou, no limiar ou limítrofe do que conseguimos chegar, tentar ser como «eles», aqueles mesmos deuses que o não são de todo e nos fabricam os ciclos e destinos de vida? E, aproximando-nos de tudo isso, haverá ainda retorno, retrocesso ou reversibilidade planetária sobre um processo não natural que há muito foi estabelecido entre nós, humanos???


Processo Laboratorial/ Análise Química (computadorizada) de fragmentos de ADN e ARN

A Fábrica de todos os Organismos
Conhecendo-se o Código Genético para uma determinada proteína, é possível (em teoria), fabricar essa proteína em laboratório a partir dos seus aminoácidos.
Na prática torna-se muito dispendioso, sendo efectivamente muito mais eficiente - e barato - usar a maquinaria existente nas células vivas para executar o programa.
Microrganismos - tais como as Bactérias e as Leveduras - reproduzem-se muito rapidamente e são fáceis de cultivar à escala industrial, em grandes recipientes (fermentadores) e em condições definidas e controladas. Essas culturas industriais podem conter 10.000 milhões de células idênticas por litro de meio nutriente.

As Culturas de Microrganismos podem muitas vezes fazerem-se com nutrientes baratos, como por exemplo, restos agrícolas, domésticos ou industriais.
Periodicamente, os Microrganismos vão sendo retirados da cultura. Provoca-se então o rompimento das suas membranas celulares e extrai-se a proteína.
Máquinas de Análise Química - computadorizadas - podem decifrar a grande velocidade fragmentos de ADN ou de ARN extraídos dos organismos vivos - até 15.000 pares de bases por dia. Também podem fabricar ADN com a sequência desejada.
Grandes quantidades de uma Sequência Específica de ADN podem, seguidamente, ser fabricadas com o emprego da reacção em cadeia pela Polimerase.

Finalmente, empregam-se Plasmídeos como vectores para transferir o fragmento desejado de ADN (artificialmente sintetizado ou extraído de outro organismo) para o microrganismo hospedeiro.
Para o ADN «estranho» ser processado numa proteína, tem de se incorporar este no ADN do microrganismo - o que nem sempre acontece.
Para se Seleccionar os Microrganismos que o aceitaram, adiciona-se previamente um gene de resistência a um determinado antibiótico ao ADN estranho.
Fazendo Crescer os Microrganismos - em meio - contendo o antibiótico, só os organismos reprogramados sobrevivem...


Fábricas Microbianas na indústria alimentar/produção de alimentos destinados ao Homem e aos Animais.

Fábricas Microbianas
Com estas técnicas que se começaram a desenvolver nestas últimas décadas numa ascendente escala a nível global, foi possível iniciar-se a produção industrial de uma grande variedade de proteínas, incluindo o Factor Sanguíneo Humano VIII (necessário para os hemofílicos) e uma forma modificada do Vírus da Hepatite B, destinada a vacinas.

A Insulina fabricada deste modo está a ser largamente utilizada no tratamento da Diabetes. Um Gene Sintético - semelhante ao gene humano - é então inserido nas bactérias, codificando uma molécula chamada Pró-insulina. A Pró-insulina pode ser purificada e, convertida em Insulina, digerindo parte da molécula.

Esquema biomédico (Pro-insulina/Peptídeo C)

As Bactérias também podem fabricar proteínas para a Indústria Alimentar, como o ácido láctico, usado para ajustar a acidez de muitos alimentos e, para melhorar o paladar e a textura de queijos e iogurtes, assim como verificar as enzimas resistentes ao calor que são usadas nos detergentes.
Bactérias contendo Genes de Aranha podem fabricar fibras de seda leves e resistentes. Os Microrganismos podem em breve ser programados para fabricarem Etanol - ou outros substitutos da gasolina para os automóveis.

As Fábricas Microbianas também podem ser usadas para a Produção de Alimentos destinados ao Homem e aos Animais. Uma grande parte da energia captada da luz solar pelas Plantas perde-se antes que a carne proveniente de Animais Herbívoros - como as vacas e as ovelhas - chegue à mesa de jantar. Perde-se sob a forma de alimento não digerido (dejectos), calor, energia cinética (do movimento), energia nervosa e excrementos.

As Bactérias podem produzir proteínas muito mais eficientemente e podem ser alimentadas com fontes baratas como o Petróleo.
Os Bolores produzem microproteína, que pode ser adaptada para ganhar a textura da carne. bactérias como a «Methylophilus» vendem-se em forma de pó com o suplemento alimentar rico em proteínas para as rações dos animais.


Ovelhas - animais sujeitos a engenharia genética (introdução de gene humano com a finalidade de produção do factor de coagulação do sangue).

Engenharia Genética nos Animais
Os Microrganismos só podem fabricar proteínas relativamente simples. A Obtenção de Proteínas Mais Complexas requer a maquinaria mais complexa das células dos Mamíferos.
São então retirados Óvulos Recém-fertilizados ou as Primeiras Células dos Embriões e aí inserido o novo material genético.

As Células dos Mamíferos não são transformadas por plasmídeos, de modo que se têm de usar vectores virais ou outros métodos.
Choques Eléctricos de Alta Tensão podem tornar as membranas celulares permeáveis. Também se pode inserir o ADN directamente no núcleo, usando uma micropipeta de vidro muito fina. Se as Ovelhas, por exemplo, podem ser sujeitas a engenharia genética para dar leite contendo determinadas substâncias, este processo tornar-se-à muito mais barato do que a produção dessas proteínas por fermentação.

Estão actualmente em curso diversas experiências para inserir genes do leite humano em Vacas, de modo que estas passem a produzir leite que é mais adequado à alimentação dos bebés humanos.
Algumas Células de Mamíferos podem cultivar-se em laboratório (in vitro), criando linhas de produção semelhantes às dos micróbios. Outras trabalham somente - «in vivo» - no seu local próprio do corpo.

Muitos Animais são então sujeitos ou criteriosamente submetidos à Engenharia Genética com finalidades ainda mais criteriosas, no que podem efectivamente ser utilizados para a produção de proteínas humanas tais como certas Hormonas - ou outras proteínas que possam ser deficientes em determinadas doenças genéticas.
Uma vez que estas Proteínas são derivadas de Genes Humanos, produzem assim menos efeitos secundários do que as substâncias químicas sintéticas ou as que são produzidas por outros animais.
Muitas vezes, um Gene Humano é inserido nas Ovelhas, de modo a que elas produzam um Factor de Coagulação do Sangue. Estar-se-à a ir longe de mais, ou isto será apenas o início de toda a Ciência Biomédica que agora desponta no planeta como cogumelos...?


Gado Bovino - criação de novas raças

Fertilização «in vitro»
Nestes últimos séculos têm-se vindo a aperfeiçoar o uso (e por vezes, abuso...) destas novas técnicas de clonagem de Embriões de Mamíferos.
A cada dia que passa, vai-se tornando mais facilitada a tarefa ou incumbência tecnológica de uma mega-produção ou em grandes quantidades de Animais submetidos (e forçados!) a engenharia genética.

A ética, nestes casos, talvez deixe muito a desejar. Muito para além do que se possa supor, existem devaneios e excessos que seria muito positivo reconhecer-se, limitando essa propagação genética que porventura se desenvolverá sem haver uma fiscalização correcta de tal. É certo que se têm feito esforços nesse sentido, desde as regras e as imposições legais para o transporte de animais, assim como de uma maior razoabilidade de inventivas experiências que façam sofrer os nossos animais. E nem os matadouros estão fora desses limites...

Em relação ao processo de Fertilização in vitro que se generalizou por todo o globo e, por todas as esferas genéticas na criação de mais perfeitas raças, os Embriões são separados quando ainda estão na fase de apenas algumas células e, implantados depois em mães substitutas.
É possível de facto criar assim Novas Raças de Gado Bovino sem a intervenção copular dos Touros, empregando desta forma a fertilização in vitro, seguida de Separação dos Embriões para se obter desta feita vários descendentes com o material genético desejado.

Os Criadores de Gado já adquirem embriões congelados provenientes de Fertilização em Proveta e, implantam-nos nas suas vacas através de um processo protocolar que os seus veterinários pecuários aí instalam. Este método pode facilmente ser efectuado com embriões sujeitos a  engenharia genética, criando antes de mais a espectacularidade de se originar vida animal por mãos próprias...


Nave estelar ou... laboratório suspenso nas estrelas?

Laboratórios Terrestres
No planeta Terra, existem grandes fermentadores que são usados para cultura de células para diagnóstico ou tratamento de doenças.
As Culturas de Células a esta escala são de uma importância vital na produção de anticorpos monoclonais, que podem ser aplicados no tratamento de doenças - ou patologias - para ligar marcadores a células de tumores internos.
Os Glóbulos Brancos de Sangue que produzem um anticorpo específico são fundidos com células tumorais capazes de divisão celular indefinida; as Células Hibridomas resultantes multiplicam-se no fermentador, segregando grandes quantidades de anticorpos.

Laboratórios Estelares...?
Não obstante a parte científica ou biotecnológica por que nos temos regido até aqui, em face a todas as descobertas, inovações ou desenvolvimentos que trouxeram benefícios indefectíveis ao ser humano, há que consciencializar também de que novos tempos - tempos modernos - nos serão uma outra realidade em busca e procura de novos horizontes.

O que fazemos hoje a nível planetário na Terra, ter-nos-à sido concedido (muito provavelmente) por cérebros cósmicos que, à nossa imagem e semelhança (por vezes é bom subvertermos as situações...) nos tem conceptualizado certas estruturas e certos processos bio-científicos inimagináveis até ao momento actual. Sendo permissivo mas também de certa forma opinativo (ainda que não consensual) que todas estas aventuras biotecnológicas e de alta engenharia genética são provindas das esferas estelares, também há a sugestão de sermos nós, humanos, o veículo perfeito da experiência, da observação e da continuação em evolução e desenvolvimento através desses seus laboratórios estelares. Laboratórios esses, que entretanto se vão reestruturando em si também, sobre a nossa actual ou contemporânea anatomia humana transformada (ou transmutada, sobre a tal terraformação de que tanto se fala em readaptação planetária).


Que perspectivas futuras...? Que transformação haverá entretanto...?

Nada do que se possa acrescentar vai contra os princípios básicos do que nos faz ser e, evidenciar, como Humanidade que somos; a não ser, quando por arrogância, mal-formação ou inconsciência e ignorância, furamos todas as éticas possíveis e cometemos verdadeiros genocídios sobre raças, espécies e organismos vivos dos quais também fazemos parte.
Será que somos assim tão diferentes daqueles outros seres que vêm da estrelas e nos mutilam, decepam ou esventram os animais em métodos cirúrgicos de ablação e extracção de órgãos e partes sectoriais desses animais em investigação ou pesquisa estelar que executam na Terra?

Sendo indulgentes mas não delinquentes com estas nossas causas terrenas - sobre pessoas e animais - haverá que ter a certeza porém de que todos somos partes de algo que nos é estruturalmente sólido, íntegro e denso, tal como berço galáctico ou colo materno que jamais queremos perder. Só é necessário então, o termos essa mesma consciência de que, também errando, vamos aprendendo com os nossos erros; laboratoriais e outros.

A Humanidade e o planeta Terra podendo não ser mais do que uma esfera laboratorial exótica - mas maravilhosa - na multiplicidade das espécies (a nível estelar), poderá acima de Todas as Coisas ser muito mais: ser pertença do Universo! Ser legítima e não bastarda de uns quantos que nos usam e abusam como se fôssemos animais. Sê-lo-emos para «eles»???

Então porque há tanta revolta, se nada fazemos para mudar isso...?  Haverá vontade para se mudar (ou começar a mudar) estes desígnios terrestres em relação aos animais, se não quisermos também nós ser pasto, cadeia alimentar ou pior que isso, excrescência, dejectos ou lixo tóxico humano perante tais sumidades dos céus que nos vêem com outros olhos que não os seus...? Pensem nisso.

A Terra é formidável demais para se igualar a um matadouro gigante - ou laboratório de alguns - em excentricidades genéticas que tanto desvalorizam (ou subestimam) a espécie humana como a não distingue dos outros seres especiais; inteligentes e sensitivos. Sê-lo-ão...??? Esperemos que sim, ou estaremos todos em vias de abate mundial um destes dias...

Sem comentários:

Enviar um comentário