Translate

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

A População Terrestre IV (Estratégias de Colonização)


Pico do Areeiro - Ilha da Madeira (região autónoma do arquipélago da Madeira)         Portugal

Destruir e reconstruir; desflorestar e reflorestar: o inevitável e sequencial processo de se reabilitar zonas anteriormente sujeitas a fogos ou incêndios de larga dimensão; além diversas outras calamidades que tudo ceifam sem piedade. Estará o planeta a dizer-nos que é altura de tudo se mudar, de tudo se inventar numa nova e reestruturada consciência ambiental?

Havendo várias Estratégias de Colonização por parte dessa regenerada vegetação de Plantas mas também de Animais que voltam a povoar os campos, após uma ruptura grave destes, não terá o Homem de seriamente pensar que, o que a Natureza hoje expõe, será o que amanhã no-lo tirará, se acaso se continuar a cometer estas atrocidades ambientais para com toda ela?

Revivificação e readaptação das espécies é algo que o planeta Terra - em toda a sua frondosa e exponencial generosidade - nos oferta em ciclos renováveis de energia, luz, cor e vida. Mas, saberá o Homem, apesar de alguns esforços pontuais em recuperar esses campos perdidos, essas florestas de outrora, essa fauna e flora, realizar (ou ainda ir a tempo...) de tudo regenerar, de tudo reinventar na Natureza e em si, para que haja uma segunda oportunidade planetária de tudo continuar....? Ser-nos-à dado esse beneplácito ou já será tarde demais para tal???


O «Inferno»: a causa natural ou por mão humana que tudo devasta em incêndios de morte anunciada para as muitas espécies de plantas e animais que aí vivem.

Estratégias de Colonização
Quando um Habitat sofre uma ruptura grave e as espécies desaparecem, talvez devido a um fogo ou a um arroteamento de um terreno, a área torna-se efectivamente um novo habitat pronto a ser colonizado de novo por Plantas e Animais.
Diferentes Espécies adoptam diferentes estratégias quando colonizam um novo habitat e as suas populações crescem a ritmos variados.

As Primeiras Espécies a colonizar um novo Habitat são os tipos de plantas a que, muitas vezes, se dá o nome de «ervas daninhas». Estas reproduzem-se rapidamente e, disseminam-se antes de as outras espécies terem hipóteses de competir. Libertam grande quantidade de sementes leves que podem ser levadas ou transportadas para longe, muitas vezes pelo vento.

As Ervas daninhas consagram assim um esforço relativamente maior à reprodução do que ao crescimento estrutural e são normalmente plantas anuais que vivem uma estação e depois morrem.
Alguns animais, como as Moscas, também adoptam uma estratégia semelhante de reprodução e crescimento rápidos e curto período de vida; contam-se ambas entre os primeiros colonizadores de novos Habitats.


Pintassilgos: depois da tragédia, a bonança. São um dos primeiros colonizadores, vindo em bandos para os campos de cardos.

Espécies «R» e «K»
As Espécies de crescimento rápido chamam-se colectivamente «espécies R». A chegada de semelhantes espécies de Plantas é muitas vezes acompanhada de Animais que dependem dessas plantas como alimento. Por exemplo, um campo colonizado pelos cardos atrai grandes bandos de Pintassilgos.

Outras espécies crescem mais devagar e têm uma taxa de aumento mais pequena. Vivem mais tempo e consagram uma parte muito maior dos seus recursos ao crescimento estrutural (no caso das plantas, desenvolvendo raízes profundas e troncos e ramos lenhosos). Tendem a encontrar-se m habitats estáveis onde os processos de colonização e de mudança se completaram.

Recebem o nome de «espécies K» (K, representa a capacidade de sustentação). As plantas maiores, como as Árvores e os Arbustos, são perfeitos exemplos de «espécies K».
São lentas a chegar a um novo habitat, mas quando o fazem competem com êxito com as espécies e pela partilha dos recursos.


Condor - uma espécie à beira da extinção. Tal como muitas outras espécies...

As Árvores altas e frondosas privam as ervas daninhas de luz, sendo que o seu sistema radicular permite-lhes assim obter maior quantidade de nutrientes.
As Plantas K produzem menos sementes, mas em contrapartida, fazem-no ao longo de um grande período de tempo, e cada semente tende a ser relativamente grande, com mais recursos alimentares para o embrião que se encontra no seu interior.

Se o Habitat se alterar de novo, as «espécies K» são mesmo capazes do que as «espécies R» de se adaptarem ao novo ambiente. Significa isto que, à medida que o impacte humano sobre o ambiente cresce, essas espécies ficam ameaçadas.
Os Exemplos Animais de «espécies K» incluem grandes mamíferos como os Símios e os Elefantes, aves como o Condor e o Albatroz - e algumas borboletas tropicais.


Albatroz-de-laysan: uma mãe que regressou para cuidar do seu filhote, aquando do tsunami, em 2011, no Havaí - ilhas do Pacífico.

Rupturas graves mas que a Natureza repõe...
Se uma região de floresta temperada for destruída pelo fogo, ou mesmo houver uma outra grave ruptura do ecossistema (como no caso do tsunami do Japão que influenciou as ilhas do Pacífico em redor), cria-se um novo «habitat», que é colonizado por espécies diferentes, como já se referiu. Apesar de que, no caso das ondas de água salgada invasoras de terras, a salinização ser mais prejudicial do que benéfica para esta renovação, levando mais tempo a que as águas das chuvas reequilibrem esse ecossistema debilitado.

As Primeiras Espécies anuais a chegar são, em geral, espécies como os loendros ou ervas daninhas perenes como as Urtigas ou os Dentes-de-leão, que produzem uma grande quantidade de sementes que são trazidas pelo vento.

Insectos como como a Aquerôntia, que vive no loendro, ou os Pintassilgos, que comem praticamente só sementes de cardo, também surgem nas primeiras fases. Entre as plantas que chegam mais tarde contam-se as gramas, as azedas e as silvas - a par de Aves como os Dom-Fafes, que se alimentam de sementes e de bagas.

Nesta fase, algumas sementes de árvores, talvez trazidas pelas Aves ou pelos Esquilos, podem começar a germinar e a crescer. Se forem bem sucedidas, o seu sistema radicular forte recolhe uma quantidade cada vez maior dos nutrientes disponíveis; quando chegar à maturidade, domina a área e poucos dos colonizadores originais sobrevivem então à sua sombra - os seus troncos suportam muitos animais, incluindo Gaios e Cervídeos.


Wisdom, no atol da ilha de Sand (uma semana depois do tsunami): uma das ilhas afectadas pelas altas ondas provocadas pelo tsunami de 2011, do Japão. Uma mãe zeladora, protectora e jamais esquecida da sua cria, como comprova esta bela imagem.

Wisdom - a sobrevivente nata!
Esta ave, que é considerada a ave mais idosa do Havaí, nas ilhas do Pacífico, destacou-se em 2011 por ter sido a mais brava sobrevivente da extensa onda provocada pelo tsunami que tudo arrasou, no Japão. E, se estenderia até às ilhas do Pacífico.
Conhecida e identificada - de seu nome, Wisdom, tendo aproximadamente 60 anos - que, apesar da sua tão longa idade, voltou para cuidar do filhote, após o trágico acontecimento.

Wisdom foi captada em fotografia pelos membros do Serviço Geológico dos Estados Unidos, enquanto cuidava do seu filhote. A onda que surgiu após o terramoto que assolou o Japão, matou milhares de animais no Pacífico, de acordo com o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos. Esta ave, o Albatroz-de-laysan, foi assim a legítima sobrevivente deste terrível tsunami, em 2011, que cobriria (ou varreria!) cerca de 20 a 60% do território em duas ilhas adjacentes do Havaí, a 11 de Março, no Pacífico.


Pico do Areeiro - Madeira (Portugal)

Renascer das Cinzas
A Reabilitação das Florestas após terríveis incêndios, tem sido a luta mais feroz que o Homem encima, no que tem de repor e, se possível recompor, na Natureza. Algo que se viria a passar por meados de Agosto de 2010 na ilha da Madeira numa região denominada «Pico do Areeiro».
Um incêndio de grande dimensão afectou avassaladora e pungentemente esta zona da ilha no término de um trabalho já efectuado - a partir de 2001 - pela Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, e no Campo da Educação Ambiental do Cabeço da Lenha.

Nesta propriedade estava a ser desenvolvido (segundo uma reportagem escrita divulgada no Público) um ambicioso projecto de recuperação da biodiversidade, na altura bastante delapidado devido ao pastoreio intensivo e fogos que se propagaram nessa mesma zona. Projecto esse que, para além da reflorestação, feita exclusivamente em regime de voluntariado, englobava um circuito pedonal de descoberta da Natureza, com informação sobre a origem e, evolução geo-morfológica, da serra encimada pelo Pico do Areeiro.


Pico do Areeiro - ilha da Madeira (o projecto que não parou, restituindo à ilha e aos seus visitantes o prazer de uma estadia ímpar, na que foi considerada, esta bela ilha da Madeira, em 2015, como o melhor destino insular do mundo!)

Recuperar é preciso!
Sentindo-se a urgência de recuperar as espécies perdidas, assim como de colmatar as necessidades das plantas endémicas e indígenas nesta zona afectada, houve que iniciar (ou reiniciar) de imediato a recuperação do território, ou seja, do coberto vegetal das zonas altas da ilha; nomeadamente, as áreas de plantação que a Associação (AAPEF) coordena. E isto, com a cooperação e trabalho de sócios e outros voluntários, no Pico do Areeiro e no Campo Ambiental do Cabeço da Lenha.

Elda Sousa - a vencedora do Prémio «Terre de Femme» (em 2012), instituído pela Fundação Yves Rocher, com o projecto «Renascer das Cinzas», no que visando a promoção da sustentabilidade e do Ambiente, se tenta incentivar no desenvolvimento e implementação de projectos reiterados por mulheres. E que, neste particular caso do Pico do Areeiro e devido ao combate e empenho de Elda Sousa (sobre a eficácia do seu projecto em fase aos eventos dramáticos de Agosto de 2010 na ilha), nesta se remeteu de um merecido prémio pelo que estabeleceu na zona em reestruturação ambiental.

Algo nada fácil, tendo em conta o registo territorial da zona atingida que foi devastada pelo incêndio em 12% de área afectada. Elda Sousa integraria ainda o projecto implementado por esta associação (AAPEF - Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal) na sequência dessa nova ou reestruturada (na época) implementação e reflorestação do território.
«Queremos aumentar não só o número de plantas mas também a variedade de espécies indígenas típicas das grandes altitudes. Fizemos as sementeiras e neste momento já saíram 5 mil para o Cabeço da Lenha e ainda temos mais de 10.000 para plantar!» - Afirmou no momento Elda Sousa, no que se reconhece, hoje, à luz do ano 2016 vigente, ter sido um empenho não só de grande orgulho mas de eficiência comprovada!


O Pico do Areeiro é o 3ª mais alto pico na ilha da Madeira com 1818 metros de altitude. Há um verdadeiro deslumbre no caminho pedonal entre o Pico do Areeiro e o Pico Ruivo, o que faz as delícias de turistas e visitantes mais afoitos.

Um exemplo a seguir!
Segundo Raimundo Quintal - geógrafo e presidente da AAPEF - «Há que despertar as consciências para a profunda relação entre a floresta e os recursos hídricos, demonstrando no terreno como é possível aumentar consideravelmente a infiltração de água e, diminuir os riscos das cheias repentinas.
O incêndio destruiu quase uma década de trabalho, mas logo após a catástrofe, decidimos que era importante retomar o projecto!»

Realizando então o repovoamento vegetal nas áreas afectadas com o empenho e acção do viveiro premiado de Elda Sousa (além do empenho de todos os outros colaboradores já mencionados), este trabalho pôde finalmente ver a luz do dia em consumada concretização de reflorestação, pelo que foram envolvidos vários meios e plantas endémicas desse viveiro (mais de 1200 plantas de uma dúzia de espécies indígenas aí criadas, no viveiro distinguido) assim como pela generosa oferta da Direcção Regional das Florestas que desta forma deu o seu prestigioso contributo para o mesmo fim.


Ilha da Madeira - a pérola do Atlântico! Quem duvida disso...?

Ilha da Madeira: a ilha de todas as emoções!
Esta alusiva reportagem apenas se limitou a complementar o que, por terras de Portugal, se tenta redimensionar - ou tenta recuperar - o que por incêndios, pastorícia desmesurada ou tratamento indevido nas terras se alui, numa reversível actuação de esforços e, implementação vegetal, sobre territórios devastados. O que desde já se tem de homenagear - em palavra oral e escrita - do tanto que se faz em favor de uma ou mais zonas afectadas por estas incomensuráveis ou terríveis tragédias ambientais. Se todos nos empenharmos nisso, talvez o planeta não pereça tão fácil e tão levianamente às nossas ímpias mãos: umas sujas outras não, mas todas em profusão de um mesmo sentido ou vector: tem mesmo de se salvar o planeta! E ele agradece, acreditamos.

Nada mais a acrescentar que não seja, visitem a bela e paradisíaca Ilha da Madeira e não se arrependerão! Sendo uma das mais belas jóias portuguesas - a pérola do Atlântico - será, porventura, a mais bela (ou uma das mais belas!) para se visitar em ócio ou lúdico descanso e visualização de sedução e encantamento sobre trilhos e caminhos pedonais impressionantes.
A Floresta Laurissilva - património mundial da UNESCO - é um dos maiores cartazes turísticos da região que sabe bem, muito bem, visitar.

O evento mundial (e anual) do turismo em espécie de Óscar: « WTA» (World Travel Awards) nomeou a ilha da Madeira como preferencial destino insular turístico, superando Bali (na Indonésia) Creta, na Grécia, ou outras ainda iguais belas ilhas, tais como as ilhas Cook, na Polinésia; Oceania. Nada que tire o sono aos madeirenses, povo que tão bem recebe os seus visitantes com uma deliciosa «poncha» (bebida tradicional da Madeira) e uns bifes de atum de comer e chorar por mais.


Ilha da Madeira (da number one!): o primeiro prémio WTA (para além de ser a terra-berço do Cristiano Ronaldo... e está tudo dito!)

Como sempre afirmo, há glórias e nichos da Humanidade que convém guardar, preservar e, se o Homem quiser, elevar à mais alta instância planetária que é o saber-se resguardar de outras contingências amaldiçoadas que, por mão da Natureza ou dele próprio (Homem) se ilustram na Terra.

Será tempo, agora, de tudo mudar, de tudo consciencializar de que o Homem, como ser civilizacional que habita e usufrui do ambiente e do habitat terrestre, se não deixe adormecer ante as antagónicas e malfazejas circunstâncias anómalas que sobre a Terra pairam; talvez por esse facto algo ou alguém nos escolheu para aqui habitarmos, para aqui nos instalarmos, sem nos imiscuirmos na sua destruição mas antes na sua revivificação além a nossa própria espécie.

É bom não nos esquecermos disso, pois assim como viemos, também para fora daqui iremos... se os «deuses» se zangarem connosco e nos expulsarem de todo este paraíso terrestre, seja lá qual for a zona, região ou país em que nos prostremos em habitat - ou reino - desta simples passagem das nossas vidas. Tal como turistas, talvez sejamos apenas e tão-só, uns meros passageiros de um tempo e de um espaço que não é só nosso...

Sem comentários:

Enviar um comentário