Translate

domingo, 10 de julho de 2016

«Congrats», Portugal!!! (O agradecimento que vem do Espaço...)


Fotografia nocturna tirada do espaço pelo astronauta da NASA, Terry Virts, felicitando Portugal pela vitória no Europeu (Imagem do território português iluminado).

A Grande Homenagem que veio do Espaço...
Na rede social Twitter, o astronauta Terry Virts colocou uma sua mensagem proferindo: «Congrats» («Parabéns», em português) e, onde coloca as palavras-chave: Portugal e Euro 2016 (Final), publicando uma fotografia nocturna, em que se observa toda a Península Ibérica com o seu manancial luminoso assaz exuberante - algo que só Virts e outros seus companheiros de profissão (astronautas, portanto) podem admirar. Desde já um Muito Obrigado pela deferência.

Meu querido Terry W. Virts, é com muita emoção e muitas lágrimas nos olhos que eu, comum cidadã portuguesa, lhe agradeço por, antes de mais, não nos ter confundido com a grandiosa e quiçá avantajada Espanha que tudo toma, conquista e se antecipa (e por vezes adia...) se tivermos em consideração o tempo e a complexidade que estes nossos parceiros do lado territorial têm levado para formar um Governo que se diga decente e a cumprir as obrigatórias ordens de Bruxelas; tal como nós, Portugueses. Desde já o meu reconhecimento por, mais esta bela foto e imagem espacial de cortar a respiração em força da gravidade insuperável (em que só mesmo o CR 7, imbatível e estático, se consegue manter em suspense e, inamovível, se não tiver ninguém que lhe vá às canelas/joelhos, como foi este último triste caso do jogador profissional francês...).

Em cúmplice jeito de agradecimento também, aqui lhe devolvo a prazenteria terrestre pela sua estelar que, não tendo comparação, é tudo e muito mais o que seria de esperar cá da Terra.
Já soube que tem uma longa experiência em voos espaciais e, quanto a mim, honro por dizê-lo, com muito agrado, pois não imagino o que terão sido não só os altos treinos de aperfeiçoamento e acesso à sua tão nobre profissão e, serviço, quanto o sacrifício, as dores, ou mesmo a redução de uma vida dita normal de um qualquer comum terrestre que se preze que entra e saia de um escritório das nove às cinco; já para não falar das vezes em que terá ficado de cabeça para baixo milhares de vezes ou em processo centrífugo, só para os da NASA lhe reconhecerem mérito e acessibilidade à grande porta triunfal dos ditos eleitos - os Astronautas!

Como a conversa já vai longa e eu não sou de mais delongas, pois que a hora também já vai alta, assim como a noite, aqui, neste cantinho lusitano em que me encontro por debaixo da sua nave espacial, desejo-lhe muito Boas Noites e sim, Somos Campeões Europeus Caraças! (ou carago, como dizem no Norte de Portugal). E com todo o mérito também!!! Um abraço, desta portuguesa maluca que sofre de insónias e de ânsias de poder ver - amanhã - o seu grupo preferido da Selecção Nacional envolta em olheiras mas muitas alegrias, que o mundo só é mundo se tiver destas coisas; boas, de preferência!
Também ouvi dizer que esteve 212 dias no Espaço. É obra! E, se pela primeira vez, nós, Portugueses, ou nós, Selecção de Portugal, nos sagrámos campeões desde que a vitória nos escapou por entre os dedos em 2004 (com os Gregos), agora, também nós podemos dizer que a obra está feita, o Céu foi o limite e as estrelas são nossas! Até que um novo campeão esse garbo nos tire...!
O Stade de France, em Saint-Denis foi pequeno para uma alma tão grande como a nossa, a portuguesa, que, tal como o nosso Hino Nacional evoca: de uma Nação Valente e Imortal, como imortais serão as almas que permanecem nas estrelas. Hoje, Portugal é grande! Tão grande que até chegou às estrelas...

Obrigado por isso, Terry W. Virts, por nos ter homenageado assim de forma tão lúcida quanto bela, por entre a profundidade espacial e a interioridade da sua alma de astronauta. Bons voos, amigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário